“O que faço retrata o que sinto”: memórias e histórias da educadora conquistense Heleusa Câmara

Autores

  • Marisa Oliveira Santos
  • Queila Almeida Santos
  • Almiralva Ferraz Gomes
  • Weslei Gusmão Piau Santana

Palavras-chave:

Heleusa Figueira Câmara. História de vida. Memória. Proler.

Resumo

Esta comunicação é a primeira parte de uma trilogia, cuja temática é a história de vida de Heleusa Câmara – educadora e ativista conquistense – uma mulher que permite pelo seu legado transformar e inspirar a vida de muitas pessoas. O objetivo é perscrutar a história de vida de Heleusa Figueira Câmara, para verificar de que modo sua trajetória como educadora e suas intervenções no exercício da docência contribuíram para a construção de um legado de memórias que constitui marco na história da educação em Vitória da Conquista (BA) e inspira a educação brasileira.  Para tanto, realizou-se um estudo empírico, do tipo descritivo-exploratório, em que documentos foram analisados e entrevistas semiestruturadas realizadas com sujeitos que, de alguma forma, relacionaram-se com a educadora, tais como, neoescritores, voluntários, estagiários e bolsistas, professores e colaboradores que atuaram no Proler e estudantes que participaram de atividades promovidas pelo Programa. Diante disso, os dados coletados receberam tratamento qualitativo. Os resultados indicam que a vida da educadora Heleusa Câmara era orientada para o exercício de práticas libertárias e de cidadania, ou seja, ao longo da sua história, Heleusa não só levantou a bandeira de que o conhecimento liberta, mas, sobretudo, defendeu cotidianamente ações que libertassem os sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Oliveira Santos

Doutora em Memória, Linguagem e Sociedade pela UESB. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Museu Pedagógico (UESB) e Membro Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História, Trabalho e Educação (MP/UESB). ID ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6413-142X

Queila Almeida Santos

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa: Empreendedorismo e Desenvolvimento.  ID ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2682-1686. 

Almiralva Ferraz Gomes

Doutora em Administração. Grupo de Pesquisa: Empreendedorismo e Desenvolvimento. Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). ID ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5440-2115.

Weslei Gusmão Piau Santana

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Administração Política (UESB). ID ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3482-1838. 

Referências

BOTH, Agostinho. Memória, educação e velhice. In: TEDESCO, João Carlos. Usos de memórias. Passo Fundo: Ediupf, 2002, p. 83-101.

CÂMARA, Heleusa Figueira. Auto Biografia de Heleusa Figueira Câmara. Escritos e memórias de Heleusa Figueira Câmara. Vitória da Conquista, jul. 2018. Disponível em: <https://heleusa-camara.blogspot.com/p/biografia-da-profa-heleusa-camara.html>. Acesso em: 05 de maio de 2021.

_____. Currículo do sistema currículo Lattes. [Brasília], 14 de dez. 2018. Disponível em: < http://lattes.cnpq.br/0060202895960519> Acesso em: 26 de maio de 2021.

CRUZ, Renata da Conceição. Empreendedorismo social: uma questão de gênero no Brasil. 2007. 155 f. Mestrado (Administração de Empresas), Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3 ed. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1995.

GERARDT, Tatiana Engel; RAMOS, Ieda C. A.; RIQUINHO, Denise L.; SANTOS, Daniel L. dos. Estrutura do Projeto de Pesquisa. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 11ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação, Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: < https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf>. Acesso em 29 de junho de 2022.

LIMA, Luciano Feliciano de; AZEVEDO, Maria Antônia Ramos de; AMORIM, Marcos Vinícius dos Santos. Extensão universitária na UESG: interação dialógica na formação de professores. Revista UFG, Goiânia, ano 15, n. 17, dez. 2015. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48544/23849>. Acesso em: 15 de novembro de 2020.

MONTENEGRO, Antônio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. São Paulo: Editora, Contexto, 2007.

PAIVA JUNIOR, Fernando Gomes de; ALMEIDA, Simone de; GUERRA, José Roberto Ferreira. O empreendedor humanizado como uma alternativa ao empresário bem-sucedido: um novo conceito em empreendedorismo, inspirado no filme Beleza Americana. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v.9, n8, p. 112-134, nov./dez. 2008. Edição Especial.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

THOMPSON, Edward P. A miséria da Teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro, Zahar editores, 1981.

Downloads

Publicado

2022-10-29

Como Citar

Oliveira Santos, M., Almeida Santos, Q., Ferraz Gomes, A. ., & Gusmão Piau Santana, W. . (2022). “O que faço retrata o que sinto”: memórias e histórias da educadora conquistense Heleusa Câmara. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 19(34), 165-185. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/11203

Edição

Seção

Artigos