Barreiras à concorrência e dinâmica do mercado baiano de salas de cinema: revisitando o paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho
Abstract
Este artigo examina o mercado baiano de exibição cinematográfica, tomando como referência os fundamentos da competição e a dinâmica de concentração do paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho (ECD). A análise centra-se na relação e casualidade entre variáveis de estrutura (CR4, CR8, IHH), conduta (estratégias de diferenciação) e desempenho (volume de espectadores e vendas de ingressos) dos municípios e firmas que ofertaram serviços de exibição cinematográfica no estado. O período de análise considerado são os anos de 2005 a 2012. Os resultados revelam que, no período analisado, o mercado de salas de cinema apresentou crescimento relevante, porém fortemente concentrado. As estratégias de concorrência para expandir o público espectador baseiam-se na diferenciação das salas de cinema e formação de práticas restritivas, apontando para uma estrutura oligopolista. Assim, observou-se que o aumento da demanda é limitado pela estrutura do mercado, restringindo a democratização ao acesso aos serviços culturais de exibição cinematográfica, principalmente no interior da Bahia.