Barreiras à concorrência e dinâmica do mercado baiano de salas de cinema: revisitando o paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho

Autores

  • Thiago Cavalcante de Souza
  • Mônica de Moura Pires

Resumo

Este artigo examina o mercado baiano de exibição cinematográfica, tomando como referência os fundamentos da competição e a dinâmica de concentração do paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho (ECD). A análise centra-se na relação e casualidade entre variáveis de estrutura (CR4, CR8, IHH), conduta (estratégias de diferenciação) e desempenho (volume de espectadores e vendas de ingressos) dos municípios e firmas que ofertaram serviços de exibição cinematográfica no estado. O período de análise considerado são os anos de 2005 a 2012. Os resultados revelam que, no período analisado, o mercado de salas de cinema apresentou crescimento relevante, porém fortemente concentrado. As estratégias de concorrência para expandir o público espectador baseiam-se na diferenciação das salas de cinema e formação de práticas restritivas, apontando para uma estrutura oligopolista. Assim, observou-se que o aumento da demanda é limitado pela estrutura do mercado, restringindo a democratização ao acesso aos serviços culturais de exibição cinematográfica, principalmente no interior da Bahia.

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Como Citar

Cavalcante de Souza, T., & de Moura Pires, M. (2016). Barreiras à concorrência e dinâmica do mercado baiano de salas de cinema: revisitando o paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 11(18). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/2062

Edição

Seção

Economia