Ações de governo aberto: avanços e desafios para efetivar a participação popular no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Prefeitura Municipal de Itabuna, na Bahia
DOI:
https://doi.org/10.22481/cssa.v14i24.3231Keywords:
Gestão pública, Participação popular, Serviço de Informação ao CidadãoAbstract
Algumas iniciativas governamentais tendem a caracterizar ações que favorecem a relação entre gestão e população assistida, principalmente quando se trata do interesse por atos e fatos administrativos de relevância social. O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) na estrutura da gestão pública tem o propósito de abrir espaço e tornar a administração mais democrática e participativa. Discutir a implantação do SIC em Itabuna, na Bahia, é o ponto norteador da discussão neste artigo. Com base em uma pesquisa descritiva, realizou-se uma análise documental no SIC virtual e presencial desse município no período entre 2013 e 2015. O objetivo foi responder a questões relacionadas ao nível de efetividade da participação popular, às demandas do cidadão e verificar se esse direito de acesso à informação tem resultado em intervenções do gestor para aprimorar a administração pública municipal.