Alfabetização financeira de estudantes do ensino público no sudoeste do Paraná

Autores

  • Bruna Manoela Albano Acosta
  • Ivanira Correia de Oliveira
  • Queila Franciele Fabris Bosio

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i32.9245

Palavras-chave:

Conhecimento financeiro. Finanças pessoais. Hábitos financeiros.

Resumo

Este estudo buscou avaliar a alfabetização financeira de estudantes do curso técnico em Administração do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, localizado na região sudoeste do Paraná. Trata-se de pesquisa descritiva, amostragem por conveniência e corte transversal realizada com 44 estudantes. A coleta de dados foi por meio de um questionário estruturado, respondido pelos estudantes presentes na sala de aula nos dias 12 e 13 de agosto de 2019. Os dados foram tratados com estatística básica, para apuração da frequência em percentual. A análise de hábitos financeiros se pautou nas respostas mais adequadas financeiramente, com base na literatura pesquisada, sem atribuição de pontuação. Em conhecimento financeiro, foi atribuído peso 1 para cada questão com resposta correta e 0 para incorreta, utilizando critério OECD/INFE, que recomenda acertos de, no mínimo, 70% das questões. Os resultados mostraram que os estudantes de modo geral possuíam bons hábitos para compras e controle do orçamento pessoal ou familiar. Dois aspectos negativos foram em relação à baixa adesão a seguros e planejamento de aposentadoria, quando a maioria deles afirmou não possuir seguro e encontrar-se despreocupado com a aposentadoria. Quanto ao conhecimento financeiro, o nível de acertos foi de 56%, uma vez que 75% a 98% dos estudantes acertou cinco entre nove questões apresentadas. Considerando este nível de acertos para conhecimento financeiro, os resultados positivos e outros que precisam ser melhorados em hábitos financeiros, avalia-se que os estudantes ainda necessitam adquirir novos conhecimentos e hábitos financeiros para se tornarem efetivamente alfabetizados financeiramente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Manoela Albano Acosta

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão. 

Ivanira Correia de Oliveira

Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão. 

Queila Franciele Fabris Bosio

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Educacional de Dois Vizinhos, doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão.  

 

Referências

ATKINSON, Adele.; MESSY, Flore-Anne. Measuring Financial Literay: results of the OECD INFE pilot study. Paris: OECD/INFE, 2013. Disponível em <https://dx.doi.org/10.1787/5k9csfs90fr4-en> Acesso em: 26 jul. 2020

BANCO CENTRAL DO BRASIL (BCB). Caderno de Educação Financeira Gestão de Finanças Pessoais. (Conteúdo Básico). Brasília: BCB, 2013. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/caderno_cidadania_financeira.pdf. Acesso em: 23 mar, 2018.

_______. Estatísticas monetárias e de crédito. Brasília: BCB, 2019. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/estatisticas/estatisticasmonetariascredito>. Acesso em: 16 maio 2019.

BINOTTO, Simone, et al. Os fatores de influência no comportamento do consumidor: um estudo em uma cooperativa agrícola do RS. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas – Rgc. Santa Maria, v. 01, n. 02, p.01-14, fev. 2014.

BRASIL. Decreto Nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Diário Oficial da União. Brasília. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7397.htm.> Acesso em: 01 abr. 2019.

_______. Decreto N° 10.393, de 9 de junho de 2020. Diário Oficial da União. Brasília. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10393.htm>. Acesso em: 18 ago. 2020.

FERNANDES, André H. de Souza; CANDIDO, João. G.; Educação financeira e nível do endividamento: relato de pesquisa entre os estudantes de uma instituição de ensino da cidade de São Paulo. Revista Eletrônica Gestão e Serviços. São Paulo, v. 5, n. 2, p. 894-913, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v5n2p894-913>. Acesso em: 21 maio 2019.

CHEN, Haiyang; VOLPE. Ronald P. An Analysis of Personal Financial Literacy Among College Students. 1998. Financial Services Review. Disponível em: <https://www.cgsnet.org/ckfinder/userfiles/files/An_Analysis_of_Personal_Financial_Lit_Among_College_Students.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2020.

COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM); ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PLANEJADORES FINANCEIROS (PLANEJAR). Rio de Janeiro: CVM, 2019. Disponível em <https://www.investidor.gov.br/portaldoinvestidor/export/sites/portaldoinvestidor/publicacao/Livro/livro_TOP_planejamento_financeiro_pessoal.pdf>. Acesso em: 13 out. 2019.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES LOJISTAS (CNDL); SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO (SPC). 47% dos jovens da Geração Z não realizam o controle das finanças. 2019. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas>. Acesso em: 20 jun. 2019.

FRANÇA, Cristineide. L.; MURTA, Sheila.G.; IGLESIAS, Fabio. Planejamento da aposentadoria: uma escala de mudança de comportamento. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, v. 15, n. 01, p.75-84, jun. 2014. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/2030/203035764009.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2019.

FRANKENBERG, Louis. Seu Futuro Financeiro. Rio de Janeiro: Ed. Campus. 1999.

GALANTE, Erick. B. Ferrão. Princípios da Gestão de Risco. Curitiba: Appris, 2015.

HALFELD, Mauro. Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro. São Paulo: Fundamento Educacional, 2006.

HILGERT, Marianne A.; HOGARTH, Jeanne.M.; BEVERLY, Sondra.G. Household Financial Management: The Connection between Knowledge and Behavior. Federal Reserve Bulletin. Washington, 2003. Disponível em:

<https://pfeef.org/wp-content/uploads/2016/09/FED-Needs-Impact-07-03-Hilgart-Hogarth.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2020.

HUSTON, Sandra J. Measuring Financial Literacy. The Journal of Consumer Affairs. 2010. Disponivel em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1745-6606.2010.01170.x.>. Acesso em: 20 maio 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL (INSS). Regimes de Previdência: RPPS, RGPS e RPC. Brasília, 2019. Disponível em: <https://tabeladoinss2019.com/regimes-de-previdencia-rpps-rgps-rpc/>. Acesso em: 21 maio 2019.

LIZOTE, Suzete A.; LANA, Jeferson; SIMAS, Jaqueline de. Finanças Pessoais: um estudo envolvendo os alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. 2012. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/10216156.pdf>. Acesso em: 24 maio 2019.

LUSARDI, Annamaria. Numeracy, Financial Literacy, and Financial Decision-making. 2012. National Bureau of Economic Research. Disponível em: <http://www.nber.org/papers/w17821>. Acesso: 20 maio 2020.

LUSARDI, Annamaria.; HASLER, Andrea.; YAKOBOSKI, Paul.J. Building up financial literacy and financial resilience. 2020. Mind &Society. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11299-020-00246-0>. Acesso em: 04 jun. 2021.

LUSARDI, Anamaria.; MITCHELL, Olivia S. Financial Literacy and Retirement Planning in the United States. 2011. National Bureau of Economic Research Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2020.

______. The Economic Importance of Financial Literacy. Journal of Economic Literature. 2013. Disponivel em: <https://www.bde.es/f/webpi/SES/seminars/2014/files/sie1401.pdf.> Acesso em: 20 jun. 2020.

MASSARO, André. Afinal, quanto da renda mensal devemos guardar? São Paulo, 2018. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/blog/voce-e-o-dinheiro/afinal-quanto-da-renda-mensal-devemos-guardar/>. Acesso em: 20 set. 2019.

MENDES, Everton L. Camargo. Educação financeira: estudo com professores de um município do Sudoeste do Paraná. 2018. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies. Paris, 2005. Disponivel em <https://doi.org/10.1787/9789264012578-en>. Acesso em: 3 jul. 2020.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD) INTERNATIONAL NETWORK ON FINANCIAL EDUCATION (INFE). Measuring Financial Literacy: Core Questionnaire in Measuring Financial Literacy: Questionnaire and Guidance Notes for conducting an Internationally Comparable Survey of Financial literacy. Paris, 2011. Disponível em: <https://www.oecd.org/finance/financial-education/49319977.pdf>. Acesso em: 26 de jul. 2020

_______. National strategies for Financial Education: OECD/INFE Policy Handbook. Paris, 2015. Disponível em: <http://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/National-Strategies-Financial-Education-Policy-Handbook.pdf>. Acesso em: 25 maio 2019.

_______. International Survey of Adult Financial Literacy Competencies. Paris, 2016. Disponivel em: . Acesso em: 5 maio 2020.

ORIENTE, Anderson C. Nogueira; ALVES, Leandro. Oliveira. Investimentos: um estudo de caso na formação de poupança dos jovens universitários. 2016. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos17/28225319.pdf>. Acesso em: 25 maio 2019.

POTRICH, Ani. C. Grigion; VIEIRA, Kelmara Mendes; KIRCH, Guilherme. Determinantes da Alfabetização Financeira: Análise da Influência de Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcf/v26n69/1808-057x-rcf-26-69-00362.pdf>. Acesso em: 22 maio 2019.

POTRICH, Ani. C. Grigion; VIEIRA, Kelmara Mendes; KIRCH, Guilherme. Você é Alfabetizado Financeiramente? Descubra no Termômetro de Alfabetização Financeira. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS. v. 13, n. 2, p. 153-170, 2016. Disponível em http://www.spell.org.br/documentos/ver/42226/voce-e-alfabetizado-financeiramente--descubra-no-termometro-de-alfabetizacao-financeira/i/pt-br. Acesso em: 01 set. 2020.

RADAELLI, Fabiola. Estudo sobre as finanças pessoais dos alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do Vale do Taquari. 2018. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 2018. Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2090/1/2018Fab%C3%ADolaRadaelli.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2019.

SECURATO, José R. Análise e avaliação de risco: pessoas físicas e jurídicas. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). O Hábito de poupar. Brasília: Sebrae, 2016. 30 p. Disponível em: <https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/c5531c6027adc145277e81784810c3c7/$File/7219.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2019.

SILVA, Yasmin. P. Pereira. Comportamento do Consumidor: análise das variáveis mais significativas no processo de compra da geração Y em São Paulo. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação, São Paulo, v. 2, n. 9, p.2-17, jul. 2015.

SILVA, Guilherme de Oliveira e, et al. Alfabetização Financeira versus Educação Financeira: Um Estudo do Comportamento de Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade. Salvador, v. 7, n. 3, p. 279-298, 2017a. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/3726/2444>. Acesso em: 01 nov. 2019.

SILVA, Tarcísio Pedro, et al. Financial education level of high school students and its economic reflections. Rev. Adm. [online]. São Paulo, vol.52, n.3, pp.285-303. ISSN 1984-6142, 2017b. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.rausp.2016.12.010>. Acesso em: 19 maio 2019.

VIEIRA, Saulo F.Amancio; BATAGLIA, Regiane T. Manfre; SEREIA, Vanderlei José. Educação Financeira e Decisões de Consumo, Investimento e Poupança: uma Análise dos Alunos de uma Universidade Pública do Norte do Paraná. Revista de Administração da UNIMEP. v. 9, n. 3, p. 61-86, 2011

YAKOBOSKI, Paul.J; LUSARDI, Annamaria.; HASLER, Andrea. Millennial Financial Literacy and Fin-tech Use: Who Knows hat in the Digital Era. 2018. Disponível em <https://www.tiaainstitute.org/sites/default/files/presentations/2018-09/TIAA%20Institute-GFLEC_Millennial%20P-Fin%20Index_September%202018.pdf>. Acesso em 26 Nov. de 2020.

WACHIRA, Mwangi Isaac; KIHIU, Evelyne Nyathira. Impact of financial literacy on access to financial Services in Kenya. International Journal of Business and Social Science., v. 3, n. 19, 2012. Disponível em: <http://www.ijbssnet.com/journals/ >. Acesso em: 29 abr. 2019.

WILLIS, Lauren E. Evidence and Ideology in Assessing the Effectiveness of Financial Literacy Education. Law School Journals at Digital USD. San Diego, 2009. Disponível em: <https://digital.sandiego.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2715&context=sdlr>. Acesso em: 03 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-17

Como Citar

Manoela Albano Acosta , B. ., Correia de Oliveira , I. ., & Franciele Fabris Bosio , Q. . (2021). Alfabetização financeira de estudantes do ensino público no sudoeste do Paraná. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 18(32), 133-152. https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i32.9245

Edição

Seção

Artigos