Mídia e Política no Brasil: o enquadramento das eleições presidenciais de 2010 na revista CartaCapital

Autores/as

  • Ian Kelmer de Andrade Rosalino

Palabras clave:

Enquadramento, Jornalismo Político, Eleições

Resumen

O presente trabalho avalia de que maneira a posição editorial assumida por um veículo de comunicação pode definir e emoldurar as estratégias para a divulgação de fatos. A parte inicial do estudo é composta por um breve resumo da relação entre os meios de comunicação de massa e a prática política e por
definições gerais de como se estrutura a prática jornalística em um semanário. Em seguida, buscamos as razões para a mitificação do conceito de objetividade jornalística e tratamos do enquadramento ou news frame como ferramenta na abordagem da política nos meios de comunicação. O nosso objeto de análise
são duas edições da revista CartaCapital publicadas no período imediatamente anterior à campanha para as eleições majoritárias para Presidência da República
em 2010. Esse momento é caracterizado pela efervescência do debate político e pela disputa do poder. Concluímos que a condução do processo políticopartidário brasileiro no contexto eleitoral forja no semanário uma reprodução polarizada da cobertura política, tanto na composição argumentativa de
seus editoriais quanto nas omissões seletivas dos fatos abordados em suas reportagens.

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Publicado

2009-05-20

Cómo citar

de Andrade Rosalino, I. K. (2009). Mídia e Política no Brasil: o enquadramento das eleições presidenciais de 2010 na revista CartaCapital. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 8(12). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/1969

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