As percepções do comportamento de consumo ecológico de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.22481/cssa.v14i24.3260Palabras clave:
Comportamento de consumo ecologicamente consciente, Marketing verde, Consumidor jovem, Motivadores externos, Comportamento verdeResumen
A presente investigação teve como objetivo identificar a percepção do comportamento de consumo ecologicamente consciente (CCEC) de estudantes universitários, por meio da readaptação da pesquisa de Yeh (2015), trabalho que foi inspirado e adaptado do estudo de Zhao et al. (2014). O referencial teórico aborda as temáticas do marketing verde, comportamento de consumo ecologicamente consciente, estudos correlatos sobre a estrutura de comportamentos socialmente responsáveis do consumidor entre atitudes e comportamentos favoráveis ao meio ambiente; e a sistematização de variáveis comportamentais, motivadores internos e externos que exercem impacto sobre o CCEC. Realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva. Os dados foram coletados mediante a aplicação de questionário online direcionado para estudantes universitários dos Estados da Bahia e Espírito Santo. O instrumento de pesquisa foi composto de 32 afirmativas estruturadas com os construtos da pesquisa e características sociais demográficas. Os dados foram analisados por estatística descritiva e regressão linear múltipla. Os resultados demonstraram que os estudantes universitários possuem CCEC moderado. Além disso, verificou-se que os construtos comportamento verde e motivadores externos exercem influência sobre o CCEC dos estudantes universitários, corroborando estudos anteriores, que utilizaram a mesma abordagem. Os resultados reforçam a necessidade de adoção de estratégias de marketing verde pelas empresas e maior envolvimento do poder público com aplicação de campanhas de conscientização ambiental, de modo que as gerações futuras possam desfrutar dos avanços econômicos em compatibilidade com a sustentabilidade ambiental.