Enraizamento social do mercado no Brasil: uma abordagem a partir da economia política institucionalista e dos intérpretes do Brasil

Autores/as

  • Hélio Afonso de Aguilar Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v16i27.5352

Palabras clave:

Mercado, Economia, Institucionalismo, Enraizamento, Intérpretes do Brasil, Classificação JEL B31, B52, N16

Resumen

O presente trabalho aborda uma categoria central na análise econômica, o mercado. Assume, com base
no referencial teórico da economia política institucionalista, dois pressupostos: 1º) que os mercados são
instituições enraizadas histórica e socialmente e 2º) que a noção de mercado livre, tão importante para o
liberalismo ortodoxo, é insustentável, dado que a abrangência do mercado é também uma construção social que
muda conforme a época e a interação das forças políticas. Uma análise mais específica do enraizamento dessa
instituição e das suas determinações políticas será feita observando-se as formulações dos chamados Intérpretes
do Brasil. Com essa literatura buscar-se-á mostrar que no Brasil, os mercados se desenvolveram apropriados por
grupos de interesses, acarretando distorções em seus mecanismos de incentivos. Várias razões são apresentadas
para essa apropriação, incluindo desde a influência do patrimonialismo herdado de Portugal até a dependência
econômica do país. O presente trabalho, contudo, segue a interpretação mais recente que identifica a estrutura
extremamente desigual e excludente da distribuição de riqueza como a causa das distorções no funcionamento
do mercado.

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Publicado

2019-07-08

Cómo citar

Aguilar Filho, H. A. de. (2019). Enraizamento social do mercado no Brasil: uma abordagem a partir da economia política institucionalista e dos intérpretes do Brasil. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 16(27), 23. https://doi.org/10.22481/ccsa.v16i27.5352

Número

Sección

Artigos