Epistemologia e difusão do conhecimento: uso de pesquisa aplicação na educação tecnológica e STEAM - processo de formação de docentes para a Educação de Jovens e Adultos do SESI, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.22481/ccsa.v16i28.5854Palabras clave:
Epistemología, Socioconstructivismo, Formación docente, Pesquisa Aplicación, Epistemology, Teacher training, Socio-constructivism, Research ApplicationResumen
Este artigo trata sobre a base epistemológica que favorece o uso da Pesquisa Aplicação em contexto de formação de docentes para Educação de Jovens e Adultos no SESI Bahia. Esta pesquisa, em andamento, vem adotando a educação tecnológica e STEAM na prática pedagógica de ensino de arte, ciência, tecnologia, engenharia e matemática, agregando abordagem e metodologias participativas, no caso a Pesquisa Aplicação, ou Design Based-Research (DBR). Trata-se de uma abordagem metodológica peculiar, inovadora e de natureza aplicada, que possibilita uma interação e colaboração com a realidade dos sujeitos constituintes do ambiente. O referencial teórico adotado inclui, entre outros, autores como: Castells (2011); Matta, Silva e Boaventura (2014) e Vygotsky (1998; 2001; 2004; 2007). Os resultados apontam para uma pesquisa de cunho epistemológico fundamentado no socioconstrutivismo e amparada pela metodologia de Pesquisa Aplicação, que é uma abordagem de investigação inovadora por reunir as vantagens das metodologias qualitativas e das quantitativas.