Atuação do observatório social no município de Santa Maria/RS
DOI:
https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i32.9241Palabras clave:
Gestão Pública, Controle Social, Observatório Social.Resumen
O presente artigo objetivou analisar as contribuições do ‘Observatório Social’ do Município de Santa Maria (RS) com viés no controle social da administração pública, assim como a percepção da importância que o observatório tem como protagonista para o monitoramento dos gastos públicos e participação nas ações e decisões do ente público. O estudo observou a maneira e a forma de atuação do ‘Observatório Social’ junto ao município, e também relacionou e demonstrou como a participação da sociedade no controle social pode contribuir na aplicação e na transparência da alocação dos recursos públicos. Para tanto, adotou-se como procedimentos metodológicos a utilização da pesquisa explicativa, descritiva e análise documental com abordagem qualitativa. A pesquisa constatou que as contribuições do observatório social na gestão pública do munícipio estão focadas na transparência dos processos, redução de custos, prevenção de irregularidades das licitações, palestras de educação fiscal e promoção da cidadania. Os resultados apontam que o trabalho desenvolvido no período de janeiro a agosto de 2019 pelo observatório, em parceria com a Prefeitura, gerou uma economia aproximada de R$ 323.300,00 no período, e tal constatação serve de alerta para os gestores públicos e para a sociedade em geral e demonstra a necessidade da existência do observatório nas várias esferas governamentais.
Descargas
Citas
ALVES, M. D. Transparência e Controle Social no Acompanhamento da Aplicação de Recursos Públicos: Atuação do Observatório Social (OS). Brasília, 2015.
ASSIS, M. M. A.; VILLA, T. C. S. O controle social e a democratização da informação: um processo em construção. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.11, n.3, p.376-382, 2003.
AVRITZER, Leonardo. Instituições participativas e desenho institucional: algumas considerações sobre a variação da participação no Brasil democrático. Opinião pública, v. 14, n. 1, p. 43-64, 2008.
BEHN, R.D. O novo paradigma da gestão pública e a busca da accountability democrática. Revista do serviço Público. V. 49, n.4,: p. 5-45, out./dez.1988.
BEUREN, L. Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria pratica. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
BRASIL, CONSTITUIÇÃO. Constituição da República do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 04 de Maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Brasília: Senado Federal.
CANO, Débora Staub; SAMPAIO, Izabela Tissot Antunes. O método de observação na psicologia: considerações sobre a produção científica. Interação em Psicologia, v. 11, n. 2, 2007.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DOIN, Guilherme Augusto et al. Mobilização social e coprodução do controle: o que sinalizam os processos de construção da Lei da Ficha Limpa e da Rede Observatório Social do Brasil de Controle Social. Pensamento & Realidade, v. 27, n. 2, p. 56-79, 2012.
FERREIRA, Luciene Braz; TORRECILHA, Nara; MACHADO, Samara Haddad Simões. A técnica de observação em estudos de administração. Encontro da ANPAD, v. 36, p. 1-15, 2012.
FIGUEIREDO, V. da S.; DOS SANTOS, W. J. L. Transparência e controle social na administração pública. Temas de Administração Pública, v. 8, n. 1, 2013.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. 8ª Edição. 2010.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/santa-maria/panorama Acesso em 02/09/2019.
KLEBA, Maria Elisabeth; WENDAUSEN, Agueda. Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde e sociedade, v. 18, p. 733-743, 2009.
MILANI, Carlos RS. O princípio da participação social na gestão de políticas públicas locais: uma análise de experiências latino-americanas e europeias. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 3, p. 551-579, 2008.
OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL, O que é um Observatório Social do Brasil, no Munícipio de Santa Maria (OSB)? Disponível em: http://observatoriosocialdesantamaria.blogspot.com/p/o-que-e_12.html Acesso em 02/07/2019.
____. O que é um Observatório Social do Brasil (OSB)? Disponível em: <http://osbrasil.org.br/o-que-e-um-observatorio-social-os/> Acesso em 02/07/2019.
____. O que é um Observatório Social do Brasil (OSB)? Disponível em:
http://osbrasil.org.br/o-que-e-o-observatorio-social-do-brasil-osb/ Acesso em 02/07/2019.
___. Oficializado em Santa Maria o primeiro Observatório Social do RS. OAB/RS. Disponível em:
http://www.oabrs.org.br/noticia-6869-oficializado-em-santa-maria-primeiro-observatorio-social-do-rs ano de 2010. Acesso em 02/07/2019.
PATERSON, B. L.; BOTTORFF, J. L.; HEWAT, R. Blending observational methods: possibilities, strategies and challenges. International Journal of Qualitative Methods, v. 2, n. 1, p. 29-38, 2003.
QUEIROZ, Lécia Dias de. Observatório Social do Brasil: Instrumentos de Controle Social da Gestão Pública. Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Gestão e Negócios Mestrado Profissional em Gestão Organizacional, 2017.
SILVA, Dionísio de Souza Nascimento. Controladoria na Administração Pública sob a ótica do controle social: O caso do Observatório Social do Brasil. UFRGS Escola de Administração Programa Pós-Graduação em Administração. POA, 2017.
SOUZA, Dny Sandra da Silva. Transparência Pública: Analise dos instrumentos de transparência e controle social no município de Cocoal-Ro. Fundação Universidade Federal de Rondônia Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis, 2018.
TENÓRIO, Fernando G. A trajetória do programa de estudos em gestão social (PEGS). Revista de Administração Pública, v. 40, n. 6, p. 1145-1162, 2006.
VIEIRA, Rejane Esther. Administração pública de caráter democrático e participativo no Estado de Direito no Brasil: o Novo Serviço Público face à Constituição de 1998. Revista Direitos Fundamentais e Democracia, v. 4, Curitiba, PR, 2008.
ZANETTI, J.; BONZANINI, O.A. Transparência e Controle Social na Gestão Pública: Atuação e Contribuições dos Observatórios Sociais no Brasil. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.