Lacunas de gênero entre as grandes áreas do conhecimento na ciência baiana: uma abordagem das diferenças nas escolhas competitivas

Autores

  • Roberto Paulo Machado Lopes
  • Amanda Brandão Lopes

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v19i33.10435

Palavras-chave:

Gênero na ciência. Competição. Economia comportamental.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de identificar lacunas de gênero na ciência baiana, decorrentes de uma menor propensão das mulheres a competir. Diferentemente dos indicadores tradicionais da cienciometria, neste estudo, utilizamos os projetos de pesquisa submetidos e aprovados nos editais de fomento à ciência e tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) como indicadores de produção de ciência. Na análise, compara-se a proporção entre submissão e aprovação de projetos nos diferentes recortes de editais e observam-se possíveis desníveis de gênero em consequência de uma baixa taxa de submissão de propostas de mulheres em editais mais competitivos. Uma segunda linha investiga se o desempenho das mulheres, apresentado nos dados agregados, se reproduz em cada grande área do conhecimento ou se persistem campos de pesquisa com acentuado predomínio masculino e outros com predomínio feminino. O estudo avança para verificar se as desigualdades de gênero se reproduzem na valorização da produção científica, identificando a proporção de pesquisadoras com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ). As principais conclusões apontam para a existência de lacunas de gênero na ciência baiana, decorrentes de uma menor probabilidade de as mulheres se auto selecionarem (opt-in) para competir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Paulo Machado Lopes

Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Doutor em Geografia Geografia, Planificació Territorial i Gestió Ambiental pela Universidade de Barcelona. Coordena o grupo de pesquisa CNPq: Assimetrias Baianas: Ciência, Instituições e Desenvolvimento Regional. ID ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3622-528X.

Amanda Brandão Lopes

Graduanda em Medicina (11º semestre) pela Faculdade de Minas (Faminas – BH). Integra o Grupo de Pesquisa (CNPq) - Assimetrias Baianas: Ciência, Instituições e Desenvolvimento Regional. ID ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9611-6910.

Referências

BARBER, B. M.; ODEAN, T. “Boys will be Boys: Gender, Overconfidence, and Common Stock Investment,” Quarterly Journal of Economics, CXVI, 261–292. 2001. Disponível em: http://faculty.haas.berkeley.edu/odean/papers%20current%20versions/boyswillbeboys.pdf. Acesso em: 14 fev. 2021.

BARSH, J.; YEE, L. Unlocking the Full Potential of Women at Work. McKinsey & Company/Wall Street Journal, 2012.

BEYER, S.; BOWDEN, E. M. Diferenças de gênero na autopercepção: evidência convergente de três medidas de precisão e viés. Personality and Social Psychology Bulletin, 23 (2), 157-172, 1997 https://doi.org/10.1177/0146167297232005.

BOHNET, I. What works: Gender equality by design. Harvard University Press., Cambridge, MA. 2016.

BONIN, H.; DOHMEN, T.; FALK, A.; HUFFMAN, D.; SUNDE, U. Cross-Sectional Earnings Risk and Occupational Sorting: The Role of Risk Attitudes. Labour Economics, v. 14, n. 6, p. 926-937, 2007.

BOOTH, A.; FAN, E.; MENG, X.; ZHANG, D. Diferenças de gênero na vontade de competir: o papel da cultura e das instituições. The Economic Journal. 2018. Doi: https://doi.org/10.1111/ecoj.12583.

BOUDARBAT, B.; MONTMARQUETTE, C. Choice of Fields of Study of Canadian University Graduates: The Role of Gender and Their Parents' Education. Education Economics. 17. 185-213, 2009. https://www.researchgate.net/publication/46527333_Choice_of_Fields_of_Study_of_Canadian_University_ Graduates_The_Role_of_Gender_and_Their_Parents'_Education.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – CNPq. Institutos Nacionais. Brasília: MCTI – CNPQ, 2021. Disponível em: < http://inct.cnpq.br/ >. Acesso em: 14 mar. 2021.

CROSON, R.; GNEEZY, U. Diferenças de gênero nas preferências. Journal of Economic Literature, 47 (2): 448-74, 2009. DOI: 10.1257 / jel.47.2.448.

CVENCEK, D.; MELTZOFF, A. N.; GREENWALD, A. G. Math–Gender Stereotypes in Elementary School Children. Child Development Volume 82, Number 3, Pages 766–779. May ⁄June, 2011.

DE KLEIJN, M., Jayabalasingham, B.; FALK-KRZESINSKI, H. J., COLLINS, T.; KUIPER-HOYNG, L.; CINGOLANI, I.; ZHANG, J.; ROBERGE, G., et al: The Researcher Journey Through a Gender Lens: An Examination of Research Participation, Career Progression and Perceptions Across the Globe (Elsevier, March 2020).

DOWNS, J. S.; LOEWENSTEIN, G.; WISDOM, J. Strategies for Promoting Healthier Food Choices. American Economic Review. 99(2):159–164. 2009.

DOBBIN, F.; KALEV, A. Why Diversity Programs Fail. Harvard Business Review. 94(7). 2016.

DWECK, C. S. Self-Theories: Their Role in Motivation, Personality, and Development. Psychology of Personality. UC BerkeleyExtension:. Psychology Press, 2000.

ECKEL, C. C.; GROSSMAN, P. J. Men, women and risk aversion: Experimental evidence. In: Handbook of Experimental Economics Results (pp. 1061-1073). New York: Elsevier. 2008.

ELSEVIER’S RESEARCH INTELLIGENCE. Gender in the Global Research Landscape [online]. Elsevier. 2017. Disponível em: https://www.elsevier.com/data/assets/pdf_file/0008/265661/ElsevierGenderReport_final_for-web.pdf Acesso em: 22 fev. 2021.

EXLEY, C. L; KESSLER, J. B. The Gender Gap in Self-Promotion. National Bureau of Economic Research. NBER Working Paper Series. 26345. Massachusetts Avenue Cambridge. 2019.

FERRIMAN, K.; LUBINSKI, D.; BENBOW, C. P. Work preferences, life values, and personal views of top math/science graduate students and the profoundly gifted: Developmental changes and gender differences during emerging adulthood and parenthood. Journal of Personality and Social Psychology. American Psychological Association, Vol. 97, No. 3, 517–532. 2009.

FILIPPIN, A.; CROSETTO, P. A Reconsideration of Gender Differences in Risk Attitudes. Management Science, v. 62, n. 11, p. 3138-3160, 2016.

FLORY J. A.; LEIBBRANDT, A.; LIST, J. A. Do Competitive Workplaces Deter Female Workers? A Large-Scale Natural Field Experiment on Job Entry Decisions. Rev. Econ. Stud. 82(1):122–155. 2015.

FORTIN, N. Gender Role Attitudes and the Labour Market Outcomes of Women Across OECD Countries. Oxford Review of Economic Policy 21. 416-438. 2005. https://www.researchgate.net/publication/5216301_Gender_Role_Attitudes_and_the_Labour_Market_Outco mes_of_Women_Across_OECD_Countries

FREITAS, Lucas Bueno de; LUZ, Nanci Stancki da. Gênero, Ciência e Tecnologia: estado da arte a partir de periódicos de gênero. Cadernos Pagu, Campinas, n. 49, e174908. 2017.

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP). A desigualdade Escondida no Equilíbrio. Pesquisa Fapesp. Edição 289, mar. 2020. São Paulo, 2020.

GNEEZY, U.; LEONARD, K. L.; LIST, J. A. Gender Differences in Competition: Evidence from a Matrilineal and a Patriarchal Society. Econométrica, v. 77, n. 5, p. 1637-1664, 2009.

GUEDES, Moema de Castro; AZEVEDO, Nara; FERREIRA, Luiz Otávio. A produtividade científica tem sexo? Um estudo sobre bolsistas de produtividade do CNPq. Cadernos Pagu, Campinas, n.45, p. 367-399. 2015.

HE, J.; KANG, S.; LACETERA, N. Leaning in or not leaning out? opt-out choice framing attenuates gender differences in the decision to compete. National Bureau of Economic Research. NBER Working Paper Series. Technical report, National Bureau of Economic Research. Massachusetts Avenue Cambridge. 2019.

LETA, J. Mulheres na ciência brasileira: desempenho inferior? Revista Feminismos, Salvador, vol. 2, no 3, Set. - Dez. 2014, pp. 139-151.

LOPES, R. P. M. Assimetrias de gênero na ciência baiana: uma abordagem institucionalista. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 7(1), 419-450. https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4078. 2018.

LOPES, R. P. M.; LOPES, A. B. Ciências Naturais x Ciências Sociais: as desigualdades entre as grandes áreas do conhecimento na Bahia. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 8(1), 297-326. 2019 https://doi.org/10.22481/rbba.v8i1.5174.

MOSS-RACUSIN, C. A.; DOVIDIO, J. F.; BRESCOLL, V. L.; GRAHAM, M. J.; HANDELSMAN, J. Science Faculty’s Subtle Gender Biases Favor Male 125 Students. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 109, n. 41, p. 16474-16479, 2012.

MOSS-RACUSIN, C. A.; RUDMAN, L. A. Disruptions in Women’s Self-Promotion: The Backlash Avoidance Model. Psychology of Women Quarterly. 34(2):186-202. 2010.

NELSON, J. A. Not-so-strong Evidence for Gender Differences in Risk Taking. Feminist Economics, v. 22, n. 2, p. 114-142, 2016.

NIEDERLE, M.; SEGAL, C.; VESTERLUND, L. How Costly Is Diversity? Affirmative Action in Light of Gender Differences in Competitiveness. Manage. 2013.

NIEDERLE, M.; VESTERLUND, L. “Do Women Shy Away From Competition? Do Men Compete Too Much?” Quarterly Journal of Economics, 2007.

NIEDERLE, M.; VESTERLUND, L. Gender and Competition. Annual Review of Economics, v. 3, n. 1, p. 601-630, 2011.

NOSEK, B. A.; BANAJI, M. R.; GREENWALD, A. G. Math=male, Me=female, therefore Math≠me. Journal of Personality and Social Psychology, v. 83, n. 1, p. 44-59, 2002.

PARENT IN SCIENCE. 1º Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência. Porto Alegre, 2018. [on line] Disponível em: < https://www.parentinscience.com >. Acesso em: 08 fev. 2021.

PETERS, A. T. S. Economia comportamental e gênero: uma análise do retorno salarial aos comportamentos entre chefes de domicílio no Brasil. Dissertação (mestrado). Programa em Desenvolvimento Econômico. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2018.

PEREDA, P. C.; MATSUNAGA, L.; DIAZ, M. D.; BORGES, B.; MENA-CHALCO, J.; ROCHA, F.; NARITA, R.; BRENCK, C. (2020) “Are women less persistent? Evidence from submissions to a nationwide meeting of Economics” Working paper, Department of Economics, University of Sao Paulo. 2020

REUBEN, E.; REY-BIEL, P.; SAPIENZA, P.; ZINGALES, L. The emergence of male leadership in competitive environments. Journal of Economic Behavior & Organization, Elsevier, vol. 83 (1): 111-117. 2012.

SAMEK, A. Gender Differences in Job Entry Decisions: A University-Wide Field Experiment. Natural Field Experiments, The Field Experiments Website. 2015

SANDBERG, S. Lean in: Women, work, and the will to lead. Knopf Doubleday Publishing Group. 2013.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Machado Lopes, R. P. ., & Brandão Lopes, A. (2022). Lacunas de gênero entre as grandes áreas do conhecimento na ciência baiana: uma abordagem das diferenças nas escolhas competitivas. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 19(33), 77-99. https://doi.org/10.22481/ccsa.v19i33.10435

Edição

Seção

Artigos