Fundamentos estratégicos e previsão de demanda em produção e operações: o caso de uma indústria de etiquetas e de sistemas de automação comercial no município baiano de Vitória da Conquista
Palavras-chave:
Gestão e estratégia de operações, Avaliação de desempenho produtivo, Qualidade total, Previsão de demanda em produçãoResumo
Neste estudo, analisamos de que modo uma indústria fabricante de etiquetas e fornecedora de sistemas de automação comercial da cidade de Vitória da Conquista, estado da Bahia, implementa sua estratégia de produção e operações para geração de valor aos clientes. Especificamente, investigamos: as medidas elementares de avaliação de desempenho da área de produção e operações, os aspectos da qualidade total em produção e operações e os métodos de previsão de demanda relativamente estável. Com base em uma pesquisa descritiva e quali-quantitativa, verificamos que, nas escolhas estratégicas (trade-off), a empresa privilegia a confiabilidade, a qualidade e o preço/custo, em detrimento de aspectos como qualidade, flexibilidade e produtividade. No que se refere aos indicadores de desempenho, também conforme a pesquisa, a empresa perdeu eficiência produtiva operacional, teve a demanda reduzida, mas aumentou seu resultado financeiro. Essa contradição é comum em organizações com falhas nos sistemas de gestão da produção.