Determinantes do desempenho escolar: um estudo para a região Norte de Minas Gerais, com ênfase no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22481/ccsa.v16i27.5423Palavras-chave:
Desenvolvimento econômico, Educação, Norte de MinasResumo
Os benefícios individuais e sociais proporcionados pela educação podem possibilitar a uma sociedade
alcançar maiores níveis de crescimento e desenvolvimento econômico. Considerando a importância desse fato, o
presente estudo objetivou investigar os determinantes do desempenho escolar no 5° ano do ensino fundamental,
no âmbito da região Norte de Minas Gerais. A análise abrangeu a educação básica, por ser um dos principais
pilares para a formação do capital humano, fator particularmente importante no contexto de uma região como a
norte mineira, considerada uma das menos desenvolvidas do Estado. Utilizou-se como metodologias a Teoria de
Resposta ao Item e os modelos de regressão hierárquicos. Verificou-se, entre outros resultados, que a
intervenção dos pais ou responsáveis e o capital cultural afetam positivamente a proficiência dos alunos, o que
coloca em evidência o papel do ambiente familiar e a necessidade premente de considerar esse aspecto na
formulação de políticas educacionais.