Titularidade da memória: breves notações acerca das contribuições de Maurice Halbwachs e Paul Ricoeur

Autores

  • Marisa Oliveira Santos

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i32.9020

Palavras-chave:

Memória. Titularidade. Halbwachs. Ricoeur.

Resumo

A memória, enquanto objeto de investigação dentro do campo científico, faz emergir inúmeras discussões, ao tempo que assume seu papel social de resguardar informações e experiências, evocar o passado e acervar o vivido. O presente estudo tem como objetivo central discutir, em breves considerações, a titularidade da memória, reconhecida em dois campos: o individual e o coletivo. A princípio, far-se-á uma sucinta teorização acerca da memória, bem como apresentar-se-á a maneira como alguns autores a compreendem em seus respectivos campos de estudo. Vencida essa parte introdutória, sequencialmente, abre-se a discussão em torno de duas abordagens, cujas propriedades são bem específicas, para verificar similitude entre ambas. A primeira, de Maurice Halbwachs (2006); a segunda, de Paul Ricoeur (2007). Após o estudo bibliográfico proposto, verificou-se que as ideias desses dois expoentes convergem para uma direção muito próxima daquilo que se buscou defender a respeito da memória no seu campo coletivo: o entendimento de que, no seu entorno, o indivíduo está sempre vinculado a pessoas que, direta ou indiretamente, o ajudam a evocar suas lembranças em razão das experiências do que fora vivido, seja o coletivo um grupo, os outros, sejam os próximos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Oliveira Santos

Doutorado em Memória, Linguagem e Sociedade pela UESB. Professora do Curso de Administração do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (UESB). Membro do Museu Pedagógico (UESB) e Membro Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História, Trabalho e Educação (MP).

Referências

HALBWACHS, M. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

______________, M. Los marcos sociales de la memoria. Concepcion: Universidade de la Concepción: Caracas: Universidade Central da Venezuela, 2004

LE GOFF, Jacques. História e memória. 4 ed. Campinas, Ed. da UNICAMP, 1996.

NORA, P. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História, nº 10, p. 7-28, dez. 1993.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-215, jul. 1992. ISSN 2178-1494. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1941/1080>. Acesso em: 20 dez. 2017.

RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora Unicamp, 2007.

ALEXANDRE, J. Michel. Introdução. In. HALBWACHS, M. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

Downloads

Publicado

2021-09-17

Como Citar

Oliveira Santos, M. . (2021). Titularidade da memória: breves notações acerca das contribuições de Maurice Halbwachs e Paul Ricoeur. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 18(32), 9-20. https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i32.9020

Edição

Seção

Artigos