Um olhar pancrônico para o pronome você: retratos do passado ao presente que subsidiaram um estudo sociofuncional (A panchronic view at the pronoun you: portraits from the past to the present that supported a sociofunctional study)

Autores

  • Warley José Campos Rocha Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil); Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO/Brasil) https://orcid.org/0000-0002-7412-8424

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v19i4.10209

Palavras-chave:

Pronome Você; Sócio-história Gramaticalização; Gramáticas; Sociofuncionalismo.

Resumo

O pronome você protagoniza muitos estudos quando se trata da descrição do Português Brasileiro. Neste artigo, objetivamos apresentar o percurso sócio-histórico do pronome você, evidenciando o seu processo de gramaticalização ocasionado pelas pressões de uso ao longo do tempo, dando destaque aos fatores sociais que influenciam nesse processo e verificar a maneira como esse item é registrado nas gramáticas históricas, prescritivas e descritivas. Em termos metodológicos, o texto foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica, cujas bases encontram-se sumariamente em um estudo sociofuncional desenvolvido em uma comunidade de fala do interior da Bahia. Por fim, concluímos que se faz importante a investigação sócio-histórica, assim como a observação de como gramáticos fazem o registro do item que um sociofuncionalista se interessa em estudar, pois podemos observar tanto o processo de gramaticalização como os fenômenos de variação e mudança linguística decorrentes dele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Warley José Campos Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil); Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO/Brasil)

Warley José Campos Rocha é doutorando (2020) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) e Mestre em Linguística (2017) pela mesma instituição (PPGLin). É membro do Grupo de Pesquisa em Sociofuncionalismo e em Linguística Histórica (CNPQ). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. É pesquisador na área da Linguística, com ênfase em Sociofuncionalismo e Sociofonética.

Referências

ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática metódica da língua portuguesa. 45. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua da Português. São Paulo: Publifolha, 2008.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. ampl. e atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. 3ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2014.

CINTRA, Luís F. Lindley. Sobre Formas de Tratamento na língua portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte, 1986.

COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de gramática histórica. 6. ed. rev. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1974.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luis F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

FARACO, Carlos Alberto. O tratamento você em português; uma abordagem histórica. In: Fragmenta, Curitiba: Ed. da UFPR, n. 13, p. 51-82, 1996.

LEAO, Duarte Nunes de. Orthographia da lingoa portuguesa : obra vtil & necessaria assi pera bem screuer a lingoa Hespanhol como a Latina & quaesquer outras que da Latina teem origem ; Item hum tractado dos pontos das clausulas. pelo licenciado Duarte Nunez do Lião. - Em Lisboa : per Ioão de Barreira, 1576.

LEHMANN, Christian. Thoughts on grammaticalization. Arbeitspapiere des Seminars für Sprachwissenschaft der Universität Erfurt, 2002.

LOPES, Célia Regina dos Santos; DUARTE, Maria Eugenia Lamoglia. De Vossa Mercê a você: análise da pronominalização de nominais em peças brasileiras e portuguesas setecentistas e oitocentistas. In: BRANDÃO, Silvia Figueiredo e MOTA, Maria Antonia. (org). Análise constrativa de variedades do português: primeiros estudos. 1. ed. Rio de Janeiro, 2003.

LOREGIAN-PENKAL, Loremi. (Re)análise da referência de segunda pessoa na fala da região sul. Curitiba: Tese de Doutorado, Universidade Federal do Paraná, 2004.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. O português arcaico: fonologia, morfologia e sintaxe. São Paulo: Contexto, 2006.

MENON, Odete Pereira da Silva. O sistema pronominal do português do Brasil. Revista Letras, v. 44, 1995.

MONTEIRO, José Lemos. Morfologia Portuguesa. 4. ed. revista e ampliada. Campinas: Pontes, 2002.

NASCENTES, Antenor. O tratamento de “você” no Brasil. In: Letras. Curitiba/PR: Ed. UFPR, v.6, n.05, p. 114-122, 1956.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos de português. 2. ed. – São Paulo: Editora Unesp, 2011.

NEVES, Maria Helena de Moura. Os Pronomes. In.: ILARI, Rodolfo (org). Gramática do Português Culto Falado no Brasil: palavras de classe fechada. Volume IV. São Paulo: Contexto, 2015.

NUNES, Dr. José Joaquim. Compêndio de Gramática Histórica Portuguesa: fonética e morfologia. 8. ed. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1975.

PERES, Edenize Ponzo. O Uso de Você, Ocê e Cê em Belo Horizonte: Um Estudo em Tempo Aparente e em Tempo Real. 2006. Tese de Doutorado em Letras: Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2006.

PERINI, Mário Alberto. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Editorial Parábola, 2010.

ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa: 36 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

ROCHA, Warley José Campos Rocha. Você e cê: um estudo sociofuncional em uma comunidade do Sertão da Ressaca. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGLin, Vitória da Conquista, 2017.

SAID ALI, Manoel. Gramática secundária e Gramática histórica da língua portuguesa. 3. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1964.

SANTOS, Rosane Bispo dos. Usos de você e cê na fala popular soteropolitana: uma análise Sociofuncionalista. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - PPGEL, Campus I. 2021.

SOUSA, Valéria Viana. Os (des)caminhos do você: uma análise sobre a variação e mudança na forma, na função e na referência do pronome você. 2008. Tese (Doutorado) - UFPB, João Pessoa, 2008.

VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa. Coimbra: Livraria Almeida, 2001.

VITRAL, Lorenzo. A forma CÊ e a noção de gramaticalização. Revista de Estudos da Linguagem, ano 5, n. 4, v. 1, UFMG, p. 116-124, 1996.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

ROCHA, W. J. C. Um olhar pancrônico para o pronome você: retratos do passado ao presente que subsidiaram um estudo sociofuncional (A panchronic view at the pronoun you: portraits from the past to the present that supported a sociofunctional study). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 19, n. 4, p. 289-308, 2021. DOI: 10.22481/el.v19i4.10209. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/10209. Acesso em: 29 mar. 2024.