Um convite à escrita: a história de um (não) disléxico (An invitation for written: The history of a (no) dyslexic )
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v6i2.1072Palavras-chave:
Neurolingüística, Síndrome Frontal, Escrita, DislexiaResumo
O artigo discute dados de escrita de um homem de 27 anos (AL) que foi diagnosticado como disléxico na 7ª série do ensino fundamental – razão pela qual abandonou os estudos – e que sofreu, aos 23 anos, um traumatismo crânio-encefálico devido a um acidente automobilístico, o que ocasionou um quadro de Síndrome Frontal. O acompanhamento longitudinal, baseado nos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolingüística Discursiva, mostra que: (1) ALnunca foi disléxico, (2) mesmo apresentando dificuldades decorrentes do quadro neurológico, ALé capaz de reconstruir a sua relação com a escrita.
PALAVRAS-CHAVE: Neurolingüística. Síndrome Frontal. Escrita. Dislexia.
ABSTRACT
The article discusses writing datas of a 27 year-old-man (AL) who was diagnosed as dyslexic on the seventh grade of junior-high school – the reason he left his studies - and suffered a traumatic brain injury, when he was 23, due to a car accident, which led a Frontal Syndrome picture. The longitudinal follow-up - based on the theoretic referential theoretical of Discursive Neurolinguistics - shows that: (1) AL was never dyslexic, (2) AL is able to rebuild his relationship with the writing ability despite his neurological disorders.
KEYWORDS: Neurolinguistic. Frontal Syndrome. Writing, Dyslexia.
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