Um convite à escrita: a história de um (não) disléxico (An invitation for written: The history of a (no) dyslexic )
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v6i2.1072Palabras clave:
Neurolingüística, Síndrome Frontal, Escrita, DislexiaResumen
O artigo discute dados de escrita de um homem de 27 anos (AL) que foi diagnosticado como disléxico na 7ª série do ensino fundamental – razão pela qual abandonou os estudos – e que sofreu, aos 23 anos, um traumatismo crânio-encefálico devido a um acidente automobilístico, o que ocasionou um quadro de Síndrome Frontal. O acompanhamento longitudinal, baseado nos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolingüística Discursiva, mostra que: (1) ALnunca foi disléxico, (2) mesmo apresentando dificuldades decorrentes do quadro neurológico, ALé capaz de reconstruir a sua relação com a escrita.
PALAVRAS-CHAVE: Neurolingüística. Síndrome Frontal. Escrita. Dislexia.
ABSTRACT
The article discusses writing datas of a 27 year-old-man (AL) who was diagnosed as dyslexic on the seventh grade of junior-high school – the reason he left his studies - and suffered a traumatic brain injury, when he was 23, due to a car accident, which led a Frontal Syndrome picture. The longitudinal follow-up - based on the theoretic referential theoretical of Discursive Neurolinguistics - shows that: (1) AL was never dyslexic, (2) AL is able to rebuild his relationship with the writing ability despite his neurological disorders.
KEYWORDS: Neurolinguistic. Frontal Syndrome. Writing, Dyslexia.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999. Edição Original: 1929.
CARON, Monica Filomena. Os selos da exclusão: efeitos de poder do psicodiagnóstico. 2004. [s.f]. Tese (Doutorado em Linguística). Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
CHACON, Lourenço. Ritmo da escrita: uma organização do heterogêneo da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Relações intergenéricas na análise indiciária de textos escritos. Trabalho apresentado no VII CBLA – PUC (SP) 14/10/2004.
______. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004. Original: 1997.
COUDRY, Maria Irma Hadler. Conceitos de Afasia: clássico é clássico e vice-versa. Aula apresentada à Banca Examinadora do Concurso de Livre-docência do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. 2002a.
______. Linguagem e Afasia: uma abordagem discursiva da Neurolinguística. In: Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas: v. 42, p. 99-129, jan/jun, 2002b.
______. Avaliação como prática discursiva. Texto apresentado na III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural. Campinas. 2000.
______. Caminhos para o estudo discursivo da afasia. Palestra proferida na PUCSP – DERDIC. 1995.
______. Diário de Narciso: discurso e afasia. São Paulo: Martins Fontes, 1988. Edição Original: 1986.
______. Dislexia: um bem necessário. In: SEMINÁRIOS DO GEL, 14, Campinas. Anais... Campinas: GEL, 1987, p. 150-157, 1987.
COUDRY, Maria Irma Hadler; FREIRE, Fernanda Maria Pereira. Neurolinguística discursiva: teorização e prática clínica. 2005a.
______. O trabalho do cérebro e da linguagem: a vida e a sala de aula. Campinas: Cefiel/IEL/Unicamp. (Coleção Linguagem e Letramento em foco). 2005b.
______.; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura. Probrema e dificulidade. In: ALBANO, Eleonora et al (Org.). Saudades da língua: a linguística e os 25 anos do Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 561-590.
______.; MORATO, Edwiges Confabulação e digressão nas afasias: as formas marginais do dizer. In: SEMINÁRIO DO GEL, 21, Jaú. Anais... Jaú: GEL, v. 1, 1992, p.644-651.
______. Aspectos Discursivos da Afasia. Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas, v. 19, p. 127-145, 1990.
______. A ação reguladora da interlocução e de operações epilinguísticas sobre objetos linguísticos. Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas, v. 15, p. 117-135, 1988.
DAMÁSIO, António. O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. Lisboa: Publicações Europa-América, 1996. Edição Original: 1994.
ECO, Umberto. A misteriosa chama da rainha Loana. Rio de Janeiro: Record, 2005.
FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FRANCHI, Carlos. Linguagem – Atividade Constitutiva. Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas, v. 22, p. 9-39, 1992. Texto Original: 1977.
FREIRE, Fernanda Maria Pereira. Agenda Mágica: linguagem e memória. 2005. 257 p. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
GANDOLFO, Mônica. Às margens do sentido. São Paulo: Editora Plexus, 1996.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. Edição Original: 1991.
JAKOBSON, Roman Dois aspectos de linguagem e dois tipos de afasia. In: ______. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969. p. 34-62.
______. A afasia como problema linguístico. In: Coelho, Marta; Lemle, Miriam; Leite, Yonne. (Org.). Novas perspectivas linguísticas. Petrópolis: Vozes, 1970. p. 43-54. Edição Original: 1955.
LURIA, Alexander Romanovich. Curso de Psicologia Geral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. v. I, 1991.
______. Fundamentos de Neuropsicologia. São Paulo: Cultrix. 1981.
MAINGUENEAU, Dominique. Termos-chave da Análise do Discurso. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
______. Novas tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontes, 1989. Edição Original: 1987.
STUSS, Donald T.; BENSON, Frank. The frontal lobes and control of cognition and memory. In: PERECMAN, E. (Org.). Frontal lobe revisited. The IRBN Press: New York., 1987, p. 141-158.
TODOROV, Tzvetan; DUCROT, Oswald. Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1977. Edição Original: 1972.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estudos da Língua(gem) está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.
Los autores que publican en el periódico Estudios de la Lengua (g) concuerdan con los siguientes términos:
La revista Estudios del Lenguaje mantiene los derechos de autor de las contribuciones publicadas. Estos derechos incluyen la publicación de la contribución y pondrá a disposición su contenido gratuitamente a través del portal