Eu sei o que vocês fizeram no semestre passado (I saw know you did last semester )

Autores

  • Elaine Ferraz do Amaral Vallim Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v6i2.1073

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Dificuldade de aprendizagem

Resumo

Este texto objetiva mostrar o quanto a escola negligencia a leitura e a escrita, privilegiando estudos da gramática normativa que não fazem sentido para os aprendizes. Apresento dados de uma escola pública, em que alunos demonstram uma grande disposição para ler e escrever. Conforme Coudry; Freire (2005), o princípio para o aprendizado é o estado vigil do cérebro, ou seja, quando o aprendiz se prepara, através dessa disposição, para aprender. A escola, no entanto, distancia-se de um ensino pautado em teorias discursivas e não investem na leitura, que é o suporte para a escrita e para o aprendizado em todas as disciplinas.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Escrita. Dificuldade de aprendizagem.

ABSTRACT
This text has the aim of showing that school is careless about reading and writing. Here we have some information about a public school where students show much interest in reading and writing. According to COUDRY; FREIRE (2005), the beginning of learning is “the awake” brain, that means, when the learner is getting ready to start the learning process. Though, school is far from a meticulous learning with speeching theories and it doesn’t invest mainly in reading what is the basis for the writing and learning process in all subjects.
KEYWORDS: Reading. Writing. Learning difficulty.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Ferraz do Amaral Vallim, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/Brasil)

Elaine Ferraz do Amaral Vallim é graduada em Letras pela UFMG; mestre em Linguística pela UNICAMP – área de concentração Neurolinguística. Há 22 anos atua como professora de Língua de Portuguesa, ministra palestras e atende alunos que são considerados, pela escola, como portadores de dificuldades de aprendizagem.

Referências

ABAURRE, M. B. M. Uma História Individual. In: ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. (Org.). Cenas de Aquisição da Escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas: Mercado de Letras, 1997, p. 79-116.
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de estado. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização & Linguística. 10. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2006.
CONTINI, J. A concepção do sistema alfabético por crianças em idade pré-escolar. In: A concepção da escrita pela criança. KATO, M.A. (Org.). Campinas: Pontes, 1988. p. 53-104.
COUDRY. M.I.H; FREIRE, F. M.P. O trabalho do cérebro e da linguagem: a vida e a sala de aula. Campinas: Cefiel/IEL/UNICAMP. (Coleção Linguagem em foco), 2005.
______; MAYRINK-SABINSON, M. L. Probrema e dificulidade. In: ALBANO, E. et al (Orgs). Saudades da língua: a linguística e os 25 anos do Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas: Mercado de Letras,
2003. p. 561-590.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.
POSSENTI, S. Um programa mínimo. In: BAGNO, M. (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2002. p. 317-332.
SMOLKA, A.L.B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 1993.
VALLIM, E. F. A. Dificuldade de Aprendizagem em questão: um estudo neurolinguístico. 2006. 135 p. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1987.
______ .Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

VALLIM, E. F. do A. Eu sei o que vocês fizeram no semestre passado (I saw know you did last semester ). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 6, n. 2, p. 229-242, 2008. DOI: 10.22481/el.v6i2.1073. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1073. Acesso em: 21 nov. 2024.