O Controle da palavra do outro nos dispositivos de busca (The control of the other’s speech on search engines)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v7i3.1107Palavras-chave:
Internet, Dispositivos de busca, Controle do discursoResumo
Se todo enunciado concreto é um elo na cadeia da comunicação discursiva de um determinado campo” (BAKHTIN, 2003, p. 296), meu enunciado de hoje é também uma resposta a um conjunto de enunciados de outrem, com quem dialoguei ontem. Ao controlar as vozes com quem sou capaz de dialogar na Internet, os dispositivos de busca são capazes de controlar também o meu próprio discurso. Partindo dessa premissa, o presente artigo discute o critério de relevância adotado pelos dispositivos para selecionar o resultado das buscas, em particular o critério do Google, responsável por metade das buscas realizadas na Internet.
PALAVRAS-CHAVE: Internet. Dispositivos de busca. Controle do discurso.
ABSTRACT
Any concrete statement is a link in the communication chain of a particular human activity field” (BAKHTIN, 2003, p. 296). If it is true, my discourse is now a response to another discourse with which I interacted yesterday. If search engines can control the voices of whom I am able to talk on the Internet, they are also able to control my own discourse. From this point of view, this article discusses the criteria of relevance adopted by search engines to select theirs outputs, especially Google’s criteria, responsible for half of the Internet searches.
KEYWORDS: Internet. Search engines. Discourse control.
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