O Controle da palavra do outro nos dispositivos de busca (The control of the other’s speech on search engines)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v7i3.1107Palabras clave:
Internet, Dispositivos de busca, Controle do discursoResumen
Se todo enunciado concreto é um elo na cadeia da comunicação discursiva de um determinado campo” (BAKHTIN, 2003, p. 296), meu enunciado de hoje é também uma resposta a um conjunto de enunciados de outrem, com quem dialoguei ontem. Ao controlar as vozes com quem sou capaz de dialogar na Internet, os dispositivos de busca são capazes de controlar também o meu próprio discurso. Partindo dessa premissa, o presente artigo discute o critério de relevância adotado pelos dispositivos para selecionar o resultado das buscas, em particular o critério do Google, responsável por metade das buscas realizadas na Internet.
PALAVRAS-CHAVE: Internet. Dispositivos de busca. Controle do discurso.
ABSTRACT
Any concrete statement is a link in the communication chain of a particular human activity field” (BAKHTIN, 2003, p. 296). If it is true, my discourse is now a response to another discourse with which I interacted yesterday. If search engines can control the voices of whom I am able to talk on the Internet, they are also able to control my own discourse. From this point of view, this article discusses the criteria of relevance adopted by search engines to select theirs outputs, especially Google’s criteria, responsible for half of the Internet searches.
KEYWORDS: Internet. Search engines. Discourse control.
Descargas
Citas
CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Tradução do inglês de Maria Luiza X. De A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
GOOGLE corporate information: company overview. Google. Disponível em: <http://www.google.com/intl/en/corporate/index.html>. Acesso em: 29 outubro 2006.
IPROSPECT. Search engine user behavior study. 2006. Disponível em:<http://www.iprospect.com/premiumPDFs/WhitePaper_2006_SearchEngineUserBehavior.pdf>. Acesso em: 27 Agosto 2006.
LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura. Porto Alegre: Sulina, 2002.
PAGE, L.; BRIN, S.; MOTWANI, R.; WINOGRAD, T. The PageRank citation ranking: bringing order to the web. Stanford University, 1998. Disponível em: <http://dbpubs.stanford.edu:8090/pub/1999-66>. Acesso em: 5 outubro 2005.
SULLIVAN, D. Search Engine Size Wars V erupts. Search Engine Watch, 11 Novembro 2004, Search Ratings & Stats. Disponível em: <http://blog.searchengine watch.com/blog/041111-084221>. Acesso em: 28 Outubro 2006.
_______. Nielsen NetRatings search engine ratings. Search Engine Watch, 22 Agosto 2006, Search Ratings & Stats. Disponível em: <http:// searchenginewatch.com/show Pagehtml?page=2156451>. Acesso em: 28 Outubro 2006.
THE FREE software definition. GNU project – the free software foundation. Disponível em: <http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html>. Acesso em: 25 julho 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estudos da Língua(gem) está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.
Los autores que publican en el periódico Estudios de la Lengua (g) concuerdan con los siguientes términos:
La revista Estudios del Lenguaje mantiene los derechos de autor de las contribuciones publicadas. Estos derechos incluyen la publicación de la contribución y pondrá a disposición su contenido gratuitamente a través del portal