Habilidades de decodificação grafêmica e fonêmica: um estudo populacional do desempenho de escolares (Habilidades de decodificación grafêmica y fonêmica: un estudio de población del desempeño de los estudientes)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v9i2.1159Palavras-chave:
Decodificação grafêmica, Decodificação fonêmica, Desempenho escolarResumo
As habilidades básicas de leitura e escrita - decodificação grafêmica e fonêmica - são essenciais à construção de habilidades linguísticas complexas. Desempenhos em leitura e escrita de alunos entre o 2o e o 7o ano do ensino fundamental de municípios de Minas Gerais foram obtidos por meio do Teste de Desempenho Escolar. Foram avaliados 1438 estudantes em escrita e 227 em leitura, sendo que 53,1% e 41,4%, respectivamente, apresentaram desempenho inferior ao esperado. As análises de correlação de Pearson revelaram correlações positivas e significativas entre as habilidades, indicando que o aumento de acertos no subteste de leitura relaciona-se ao melhor desempenho em escrita.
PALAVRAS-CHAVE: Decodificação grafêmica. Decodificação fonêmica. Desempenho escolar.
RESUMEN
Las destrezas básicas de lectura y escritura - decodificación de grafemas y fonemas - son esenciales para la construcción de las competencias linguísticas complejas. El rendimiento en lectura y escritura de los estudiantes entre el 2 y el 7o año de la escuela primaria de Minas Gerais fueron obtenidos através de la prueba de rendimiento escolar. Se evaluaron 1438 estudiantes en la escritura y 227 en lectura, con el 53,1% y 41,4%, respectivamente, mostraron un bajo rendimiento que se esperaba. El análisis de correlación de Pearson reveló una importante correlacion positiva entre las habilidades, lo que indica que el aumento de los artículos de la parte de la prueba de lectura es el mejor rendimiento de la escritura.
PALABRAS-CLAVE: Decodificación de grafemas. Decodificación fonológica. El rendimiento escolar.
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