A imagem-excesso, a imagem-fóssil, a imagem-dissenso: três propostas cinematográficas para a experiência da ditadura no Brasil (L’image-excès, l’image-fossile, l’image-dissensus: trois propositions cinématographiques ...)

Autores

  • Andréa França Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ/Brasil)
  • Patricia Furtado Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v12i1.1244

Palavras-chave:

Documentário, Memória, História, Ditadura

Resumo

O documentário brasileiro contemporâneo vem propondo um diálogo profícuo com a falta de documentos testemunhais (visuais, impressos, audiovisuais) da época da ditadura civil-militar no Brasil. "Elena" (Petra Costa), "Diário de um busca" (Flávia Castro) e "Os dias com ele" (Maria Clara Escobar) apostam em atos performativos para lidar com esse vazio. Situações e traumas são teatralizados de modo que as imagens possam ser experimentadas como rastro visual cheio de lacunas – e não como revelação de uma evidência.
PALAVRAS-CHAVE: Documentário. Memória. História. Ditadura.

RÉSUMÉ
Le documentaire brésilien contemporain propose un dialogue productif avec le manque de document témoignage (visuels, imprimés, audiovisuels) pendant l'époque de la dictature civil-militaire au Brésil. "Elena" (Petra Costa), "Diário de um busca" (Flávia Castro) et "Os dias com ele" (Maria Clara Escobar) proposent des actions performatives liées à un vide. Situations et des traumatismes sont teatralisés afin que les images puissent être connues comme trace visuelle plein d'échecs – et non comme révélation d’une preuve.
MOTS-CLÉS: Documentaire. Mémoire. Histoire. Dictature.

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Biografia do Autor

Andréa França, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ/Brasil)

Andréa França é doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ. Professora do Programa de Pós- Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. Pesquisadora do CNPq. Tem artigos e livros publicados na área de Comunicação, cinema e audiovisual, entre eles: Terras e fronteiras no cinema político contemporâneo (FAPERJ, 2003), Cinema, globalização e interculturalidade (organizadora, Editora Argos, 2010), colaboradora de Ensaios no real (Editora Azougue, 2010), História do Cinema Mundial (Editora Papirus, 2013, 7a edição), Imagem Contemporânea (Editora Hedra, 2009), La Scena y la Pantalla (Editora Colihue, 2013), New Argentine and Brazilian Cinema: Reality Effects (Editora Palgrave MacMillan, 2013), entre outros.

Patricia Furtado Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil)

Patrícia Furtado Machado é doutoranda na Escola de Comunicação da UFRJ (coorientação: Andréa França/ orientação: Consuelo Lins) e mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio.

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

FRANÇA, A.; MACHADO, P. F. A imagem-excesso, a imagem-fóssil, a imagem-dissenso: três propostas cinematográficas para a experiência da ditadura no Brasil (L’image-excès, l’image-fossile, l’image-dissensus: trois propositions cinématographiques ...). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 135-156, 2014. DOI: 10.22481/el.v12i1.1244. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1244. Acesso em: 2 nov. 2024.