A imagem-excesso, a imagem-fóssil, a imagem-dissenso: três propostas cinematográficas para a experiência da ditadura no Brasil (L’image-excès, l’image-fossile, l’image-dissensus: trois propositions cinématographiques ...)

Autores

  • Andréa França Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ/Brasil)
  • Patricia Furtado Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v12i1.1244

Palavras-chave:

Documentário, Memória, História, Ditadura

Resumo

O documentário brasileiro contemporâneo vem propondo um diálogo profícuo com a falta de documentos testemunhais (visuais, impressos, audiovisuais) da época da ditadura civil-militar no Brasil. "Elena" (Petra Costa), "Diário de um busca" (Flávia Castro) e "Os dias com ele" (Maria Clara Escobar) apostam em atos performativos para lidar com esse vazio. Situações e traumas são teatralizados de modo que as imagens possam ser experimentadas como rastro visual cheio de lacunas – e não como revelação de uma evidência.
PALAVRAS-CHAVE: Documentário. Memória. História. Ditadura.

RÉSUMÉ
Le documentaire brésilien contemporain propose un dialogue productif avec le manque de document témoignage (visuels, imprimés, audiovisuels) pendant l'époque de la dictature civil-militaire au Brésil. "Elena" (Petra Costa), "Diário de um busca" (Flávia Castro) et "Os dias com ele" (Maria Clara Escobar) proposent des actions performatives liées à un vide. Situations et des traumatismes sont teatralisés afin que les images puissent être connues comme trace visuelle plein d'échecs – et non comme révélation d’une preuve.
MOTS-CLÉS: Documentaire. Mémoire. Histoire. Dictature.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa França, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ/Brasil)

Andréa França é doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ. Professora do Programa de Pós- Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. Pesquisadora do CNPq. Tem artigos e livros publicados na área de Comunicação, cinema e audiovisual, entre eles: Terras e fronteiras no cinema político contemporâneo (FAPERJ, 2003), Cinema, globalização e interculturalidade (organizadora, Editora Argos, 2010), colaboradora de Ensaios no real (Editora Azougue, 2010), História do Cinema Mundial (Editora Papirus, 2013, 7a edição), Imagem Contemporânea (Editora Hedra, 2009), La Scena y la Pantalla (Editora Colihue, 2013), New Argentine and Brazilian Cinema: Reality Effects (Editora Palgrave MacMillan, 2013), entre outros.

Patricia Furtado Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil)

Patrícia Furtado Machado é doutoranda na Escola de Comunicação da UFRJ (coorientação: Andréa França/ orientação: Consuelo Lins) e mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio.

Referências

BENJAMIN, W. Infância em Berlim por volta de 1900. In: ______. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CIORAN, E. Exercícios de admiração: ensaios e perfis. Trad. José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1988.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DIDI-HUBERMAN, G. Devant les temps. Paris: Les Editions de Minuit, 2003.
FRANÇA, A. Documentary Cinema and the Return of What Was. In: ANDERMANN, J.; BRAVO, A. (Ed.). New Argentine and Brazilian Cinema – Reality Effects. New York: Palgrave Macmillan, 2013.
______. É possível conhecer a estória toda? Variações do documental e do tribunal nas imagens contemporâneas”. In: FURTADO, Beatriz (Org.). Imagem contemporânea: cinema, tv, documentário, fotografia, videoarte, games... São Paulo: Hedra, 2009. v. 2.
FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.
GAGNEBIN, J. M. O preço de uma reconciliação extorquida. In: TELLES, E.; SAFATLE, V. (Org.). O que resta da ditadura. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARKS, L. A memória das coisas. In: FRANÇA, A.; LOPES, D. (Org.). Cinema, globalização e interculturalidade. Chapecó: Argos, 2010.
POIVERT, M. L'Événement comme expérience: les images comme acteurs de l'histoire. Paris: Hazan, Jeu de Paume, 2007.
RANCIÈRE, J. Le spectateur émancipé. Paris: La Fabrique, 2008.
ROLLET, S. Une ethique du regard – Le cinema face à la Catastrophe d’Alain Resnais à Rithy Panh. Paris: Hermann Editions, 2011.
THOMAS, L. V. Antropologia de la muerte. México: Fondo de Cultura Econômica, 1983.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

FRANÇA, A.; MACHADO, P. F. A imagem-excesso, a imagem-fóssil, a imagem-dissenso: três propostas cinematográficas para a experiência da ditadura no Brasil (L’image-excès, l’image-fossile, l’image-dissensus: trois propositions cinématographiques ...). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 135-156, 2014. DOI: 10.22481/el.v12i1.1244. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1244. Acesso em: 22 nov. 2024.