A imagem-excesso, a imagem-fóssil, a imagem-dissenso: três propostas cinematográficas para a experiência da ditadura no Brasil (L’image-excès, l’image-fossile, l’image-dissensus: trois propositions cinématographiques ...)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v12i1.1244Palabras clave:
Documentário, Memória, História, DitaduraResumen
O documentário brasileiro contemporâneo vem propondo um diálogo profícuo com a falta de documentos testemunhais (visuais, impressos, audiovisuais) da época da ditadura civil-militar no Brasil. "Elena" (Petra Costa), "Diário de um busca" (Flávia Castro) e "Os dias com ele" (Maria Clara Escobar) apostam em atos performativos para lidar com esse vazio. Situações e traumas são teatralizados de modo que as imagens possam ser experimentadas como rastro visual cheio de lacunas – e não como revelação de uma evidência.
PALAVRAS-CHAVE: Documentário. Memória. História. Ditadura.
RÉSUMÉ
Le documentaire brésilien contemporain propose un dialogue productif avec le manque de document témoignage (visuels, imprimés, audiovisuels) pendant l'époque de la dictature civil-militaire au Brésil. "Elena" (Petra Costa), "Diário de um busca" (Flávia Castro) et "Os dias com ele" (Maria Clara Escobar) proposent des actions performatives liées à un vide. Situations et des traumatismes sont teatralisés afin que les images puissent être connues comme trace visuelle plein d'échecs – et non comme révélation d’une preuve.
MOTS-CLÉS: Documentaire. Mémoire. Histoire. Dictature.
Descargas
Citas
CIORAN, E. Exercícios de admiração: ensaios e perfis. Trad. José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1988.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DIDI-HUBERMAN, G. Devant les temps. Paris: Les Editions de Minuit, 2003.
FRANÇA, A. Documentary Cinema and the Return of What Was. In: ANDERMANN, J.; BRAVO, A. (Ed.). New Argentine and Brazilian Cinema – Reality Effects. New York: Palgrave Macmillan, 2013.
______. É possível conhecer a estória toda? Variações do documental e do tribunal nas imagens contemporâneas”. In: FURTADO, Beatriz (Org.). Imagem contemporânea: cinema, tv, documentário, fotografia, videoarte, games... São Paulo: Hedra, 2009. v. 2.
FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.
GAGNEBIN, J. M. O preço de uma reconciliação extorquida. In: TELLES, E.; SAFATLE, V. (Org.). O que resta da ditadura. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARKS, L. A memória das coisas. In: FRANÇA, A.; LOPES, D. (Org.). Cinema, globalização e interculturalidade. Chapecó: Argos, 2010.
POIVERT, M. L'Événement comme expérience: les images comme acteurs de l'histoire. Paris: Hazan, Jeu de Paume, 2007.
RANCIÈRE, J. Le spectateur émancipé. Paris: La Fabrique, 2008.
ROLLET, S. Une ethique du regard – Le cinema face à la Catastrophe d’Alain Resnais à Rithy Panh. Paris: Hermann Editions, 2011.
THOMAS, L. V. Antropologia de la muerte. México: Fondo de Cultura Econômica, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estudos da Língua(gem) está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.
Los autores que publican en el periódico Estudios de la Lengua (g) concuerdan con los siguientes términos:
La revista Estudios del Lenguaje mantiene los derechos de autor de las contribuciones publicadas. Estos derechos incluyen la publicación de la contribución y pondrá a disposición su contenido gratuitamente a través del portal