Características da comunicação de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) usuárias de língua de sinais (Communication characteristics of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) users of sign language)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v22.12948

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Surdez, Comunicação, Desenvolvimento da Linguagem, Língua de Sinais

Resumo

Esta investigação teve como objetivo sistematizar as evidências sobre características comunicativas apresentadas por pessoas com TEA, usuárias de língua de sinais. A metodologia consistiu em revisão integrativa da literatura, com busca de artigos científicos nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science e Embase, sendo incluídos artigos originais ou de revisão publicados em periódicos revisados por pares, em português, inglês ou espanhol, que disponibilizassem texto integral, abrangendo pessoas com TEA usuárias de língua de sinais como primeira língua. Foram analisados 11 artigos, cujos resultados apontam para sinalização de indivíduos com TEA correspondentes a manifestações observadas na oralidade, como ecolalias, particularidades no uso de pronomes, compreensão e uso de expressões faciais, prejuízos na Teoria da Mente e linguagem expressiva reduzida. As especificidades nos aspectos comunicativos em línguas de sinais referem-se à reversão da orientação da palma da mão em 180° e dificuldades no uso de classificadores e verbos direcionais.

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Biografia do Autor

Fernanda Dreux Miranda Fernandes, Universidade de São Paulo

Fernanda Dreux Miranda Fernandes é livre-docente em Fonoaudiologia pela da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e professora associada no curso de Fonoaudiologia da mesma instituição. É conselheira do Comitê de Educação em terapia de fala e linguagem, membro do comitê de linguagem infantil e ex-membro da diretoria da IALP (International Association of Communication Sciences and Disorders). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Comunicação nos Distúrbios Psiquiátricos da Infância, atuando principalmente nos temas: fonoaudiologia, linguagem, diagnóstico fonoaudiológico, autismo, pragmática e terapia de linguagem e ensino em Fonoaudiologia.

Beatriz Lopes Porto Verzolla, Universidade de São Paulo

Beatriz Lopes Porto Verzolla é doutoranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e mestre em Ciências da Saúde pela mesma instituição, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. É graduada em Fonoaudiologia, especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e membro do Grupo de Trabalho sobre Formação do Fonoaudiólogo do Comitê de Língua de Sinais e Bilinguismo para Surdos do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Tem experiência nas áreas de saúde e educação, com ênfase em Saúde Coletiva, desenvolvimento de linguagem, autismo, surdez e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

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Publicado

2024-08-17

Como Citar

FERNANDES, F. D. M. .; VERZOLLA, B. L. P. Características da comunicação de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) usuárias de língua de sinais (Communication characteristics of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) users of sign language). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 22, p. e12948 , 2024. DOI: 10.22481/el.v22.12948. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12948. Acesso em: 26 set. 2024.