Características comunicativas de las personas con Trastorno del Espectro Autista (TEA) que utilizan la lengua de signos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v22.12948

Palabras clave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Surdez, Comunicação, Desenvolvimento da Linguagem, Língua de Sinais

Resumen

Esta investigación tuvo como objetivo sistematizar las evidencias sobre las características comunicativas que presentan las personas con TEA, usuarias de lengua de signos. La metodología consistió en una revisión integradora de la literatura, con búsqueda de artículos científicos en las bases de datos PubMed, Scopus, Web of Science y Embase, com inclusión de artículos originales o de revisión publicados en revistas revisadas por pares, en portugués, inglés o español, que presentan texto completo, que cubre a las personas con TEA que usan el lenguaje de signos como su primera lengua. Se analizaron once artículos, cuyos resultados apuntan a la señalización de individuos con TEA correspondientes a manifestaciones observadas en la oralidad, como ecolalia, particularidades en el uso de pronombres, comprensión y uso de expresiones faciales, alteraciones en la Teoría de la Mente y lenguaje expresivo reducido. Las especificidades en los aspectos comunicativos en lengua de signos se refieren a la inversión de la orientación de la palma de la mano en 180° y dificultades en el uso de clasificadores y verbos direccionales.

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Biografía del autor/a

Fernanda Dreux Miranda Fernandes, Universidade de São Paulo

Fernanda Dreux Miranda Fernandes é livre-docente em Fonoaudiologia pela da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e professora associada no curso de Fonoaudiologia da mesma instituição. É conselheira do Comitê de Educação em terapia de fala e linguagem, membro do comitê de linguagem infantil e ex-membro da diretoria da IALP (International Association of Communication Sciences and Disorders). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Comunicação nos Distúrbios Psiquiátricos da Infância, atuando principalmente nos temas: fonoaudiologia, linguagem, diagnóstico fonoaudiológico, autismo, pragmática e terapia de linguagem e ensino em Fonoaudiologia.

Beatriz Lopes Porto Verzolla, Universidade de São Paulo

Beatriz Lopes Porto Verzolla é doutoranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e mestre em Ciências da Saúde pela mesma instituição, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. É graduada em Fonoaudiologia, especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e membro do Grupo de Trabalho sobre Formação do Fonoaudiólogo do Comitê de Língua de Sinais e Bilinguismo para Surdos do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Tem experiência nas áreas de saúde e educação, com ênfase em Saúde Coletiva, desenvolvimento de linguagem, autismo, surdez e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

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Publicado

2024-08-17

Cómo citar

FERNANDES, F. D. M. .; VERZOLLA, B. L. P. Características comunicativas de las personas con Trastorno del Espectro Autista (TEA) que utilizan la lengua de signos. Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 22, p. e12948 , 2024. DOI: 10.22481/el.v22.12948. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12948. Acesso em: 27 sep. 2024.