Características comunicativas de las personas con Trastorno del Espectro Autista (TEA) que utilizan la lengua de signos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v22.12948

Palabras clave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Surdez, Comunicação, Desenvolvimento da Linguagem, Língua de Sinais

Resumen

Esta investigación tuvo como objetivo sistematizar las evidencias sobre las características comunicativas que presentan las personas con TEA, usuarias de lengua de signos. La metodología consistió en una revisión integradora de la literatura, con búsqueda de artículos científicos en las bases de datos PubMed, Scopus, Web of Science y Embase, com inclusión de artículos originales o de revisión publicados en revistas revisadas por pares, en portugués, inglés o español, que presentan texto completo, que cubre a las personas con TEA que usan el lenguaje de signos como su primera lengua. Se analizaron once artículos, cuyos resultados apuntan a la señalización de individuos con TEA correspondientes a manifestaciones observadas en la oralidad, como ecolalia, particularidades en el uso de pronombres, comprensión y uso de expresiones faciales, alteraciones en la Teoría de la Mente y lenguaje expresivo reducido. Las especificidades en los aspectos comunicativos en lengua de signos se refieren a la inversión de la orientación de la palma de la mano en 180° y dificultades en el uso de clasificadores y verbos direccionales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Dreux Miranda Fernandes, Universidade de São Paulo

Fernanda Dreux Miranda Fernandes é livre-docente em Fonoaudiologia pela da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e professora associada no curso de Fonoaudiologia da mesma instituição. É conselheira do Comitê de Educação em terapia de fala e linguagem, membro do comitê de linguagem infantil e ex-membro da diretoria da IALP (International Association of Communication Sciences and Disorders). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Comunicação nos Distúrbios Psiquiátricos da Infância, atuando principalmente nos temas: fonoaudiologia, linguagem, diagnóstico fonoaudiológico, autismo, pragmática e terapia de linguagem e ensino em Fonoaudiologia.

Beatriz Lopes Porto Verzolla, Universidade de São Paulo

Beatriz Lopes Porto Verzolla é doutoranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e mestre em Ciências da Saúde pela mesma instituição, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. É graduada em Fonoaudiologia, especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e membro do Grupo de Trabalho sobre Formação do Fonoaudiólogo do Comitê de Língua de Sinais e Bilinguismo para Surdos do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Tem experiência nas áreas de saúde e educação, com ênfase em Saúde Coletiva, desenvolvimento de linguagem, autismo, surdez e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Citas

APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARBOSA, F.V. A Clínica Fonoaudiológica Bilíngue e a Escola de Surdos na Identificação da Língua de Sinais Atípica. Educação & Realidade, v. 41, n. 3, p. 731-54, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623661121. Acesso em: 10 de maio de 2022.

_____. Triagem de habilidades linguísticas da Língua Brasileira de Sinais. In: BARBOSA, F.V; NEVES, S.L.G. (Org.). Língua de Sinais e Cognição (Lisco): estudos em avaliação fonoaudiológica baseada na Língua Brasileira de Sinais. Barueri: Pró-Fono, 2017, p. 1-24.

BARBOSA, F.V.; LICHTIG, I. Protocolo do perfil das habilidades de comunicação de crianças surdas. Rev. Est. Ling, v. 22, n. 1, p. 95-118, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.22.1.95-118. Acesso em: 10 de maio de 2022.

BARON-COHEN. S.; LESLIE, A.M.; FRITH. U. Does the autistic child have a “theory of mind” ?. Cognition, v. 21, p. 37-46, 1985. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0010-0277(85)90022-8. Acesso em: 15 de junho de 2022.

BEERS, A.N.; MCBOYLE, M.; KAKANDE, E.; DAR SANTOS, R.C.; KOZAK, F.K. Autism and peripheral hearing loss: A systematic review. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, v. 78, p. 96–101, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2013.10.063. Acesso em: 15 de junho de 2022.

BHAT, A.N.; SRINIVASAN, S.M.; WOXHOLDT, C.; SHIELD, A. Differences in praxis performance and receptive language during fingerspelling between deaf children with and without autism spectrum disorder. Autism, v. 22, n. 3, p. 271-82, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1362361316672179. Acesso em: 15 de junho de 2022.

BRENMAN, N.F.; HIDDINGA, A.; WRIGHT, B. Intersecting Cultures in Deaf Mental Health: An Ethnographic Study of NHS Professionals Diagnosing Autism in D/deaf Children. Cult Med Psychiatry, v. 41, n. 3, p. 431-52, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11013-017-9526-y. Acesso em: 15 de junho de 2022.

CHEEK, A.; CORMIE, R. K.; REPP, A.; MEIER, R.P. Prelinguistic Gesture Predicts Mastery and Error in the Production of Early Signs. Language, v. 77, n. 2, p. 292-323, 2001. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3086776. Acesso em: 15 de junho de 2022.

CLOPPERT, P.; WILLIAMS, S. Evaluating an Enigma: What People with Autism Spectrum Disorders and their Parents Would Like Audiologists to Know. Seminars in Hearing, v. 26, n. 4, p. 253–8, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1055/s-2005-922447. Acesso em: 15 de junho de 2022.

COOPER, H.M. Scientific Guidelines for Conducting Integrative Research Reviews. Rev Educ Res, v. 52, n. 2, p. 291-302, 1982. Disponível em: https://doi.org/10.2307/1170314. Acesso em: 15 de junho de 2022.

DAVIS, R.; STIEGLE, L.N. Toward More Effective Audiological Assessment of Children with Autism Spectrum Disorders. Seminars in Hearing, v. 26, n. 4, p. 241–52, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1055/s-2005-922446. Acesso em: 15 de junho de 2022.

DENMARK, T.; ATKINSON, J.; CAMPBELL, R.; SWETTENHAM, J. How do Typically Developing Deaf Children and Deaf Children with Autism Spectrum Disorder Use the Face When Comprehending Emotional Facial Expressions in British Sign Language? J Autism Dev Disord, v. 44, p. 2584–92, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10803-014-2130-x. Acesso em: 06 de julho de 2022.

_____. Signing with the Face: Emotional Expression in Narrative Production in Deaf Children with Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord, v. 49, p. 294-306, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10803-018-3756-x. Acesso em: 06 de julho de 2022.

DEWEY, D.; CANTELL, M.; CRAWFORD, S.G. Motor and gestural performance in children with autism spectrum disorders, developmental coordination disorder, and/or attention deficit hyperactivity disorder. Journal of the International Neuropsychological Society, v. 13, p. 246-56, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1017/s1355617707070270. Acesso em: 06 de julho de 2022.

FERNANDES, F.D.M. A questão da linguagem em autismo infantil: uma revisão crítica da literatura. Rev. Neuropsiq. da Infância e Adolescência, v. 2, n. 3, p. 05-10, 1994. Disponível em: http://www.psiquiatriainfantil.com.br/revista/edicoes/Ed_02_3/in_05_03.pdf. Acesso em: 15 de junho de 2022.

__________. Protocolo de avaliação de habilidades pragmáticas de crianças com transtornos do espectro do autismo. Audiol., Commun. Res., v. 26, p. e2378, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2020-2378. Acesso em: 06 de julho de 2022.

FERREIRA-BRITO, L. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; UFRJ, Departamento de Linguística e Filologia, 1995.

HOFFMEISTER, R.; WILBUR, R. The Acquisition of Sign Language. In: LANE, H.; GROSJEAN, F. (Org.). Recent Perspectives on American Sign Language. New York: Psychology Press, 1989, p. 61-78.

IACOBONI, M.; DAPRETTO, M. The mirror neuron system and the consequences of its dysfunction. Nature Reviews Neuroscience, v. 7, p. 942–51, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1038/nrn2024. Acesso em: 06 de julho de 2022.

JURE, R.; RAPIN, I.; TUCHMAN, R.F. Hearing impaired autistic children. Developmental Medicine and Child Neurology, v. 33, p. 1062-72, 1991. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1469-8749.1991.tb14828.x. Acesso em: 06 de julho de 2022.

KARNOPP, L.B. Aquisição fonológica da Língua Brasileira de Sinais.: estudo longitudinal de uma criança surda. Orientadora: Regina Ritter Lamprecht. 1999. 273 fl. Tese (Doutorado). Curso de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

LEVÄNEN, S.; UUTELA, K.; SALENIUS, S.; HARI, R. Cortical Representation of Sign Language: Comparison of Deaf Signers and Hearing Non-signers. Cerebral Cortex, v. 11, p. 506–12, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1093/cercor/11.6.506. Acesso em: 06 de julho de 2022.

MACSWEENEY, M. et al. Neural systems underlying British Sign Language and audio-visual English processing in native users. Brain, v. 125, p. 1583–93, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1093/brain/awf153. Acesso em: 06 de julho de 2022.

MEINZEN-DERR, J. et al. Autism spectrum disorders in 24 children who are deaf or hard of hearing. Int J Pediatr Otorhinolaryngol, v. 78, n. 1, p. 112-8, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2013.10.065. 06 de julho de 2022.

MENDES, K.D.S.; SILVEIRA, R.C.C.P.; GALVÃO, C.M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enferm., v. 17, n. 4, p. 758-64, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018. 06 de julho de 2022.

OFFICE OF RESEARCH SUPPORT AND INTERNATIONAL AFFAIRS. Regional and National Summary Report of Data from the 2013-14 Annual Survey of Deaf and Hard of Hearing Children and Youth. Washington, DC: RSIA, Gallaudet University, 2014. Disponível em: https://www.gallaudet.edu/office-of-international-affairs/demographics/. Acesso em: 20 de agosto de 2022.

OUZZANI, M.; HAMMADY, H.; FEDOROWICZ, Z.; ELMAGARMID, A. Rayyan-a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev., v. 5, n. 1, p. 210, 2016. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4. 06 de julho de 2022.

QUADROS, R.M.; KARNOPP, L.B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

QUINTO-POZOS, D.; SINGLETON, J.L.; HAUSER, P.C.; LEVINE, S.C.; GARBEROGLIO, C.; HOU, L. Atypical signed language development: A case study of challenges with visual–spatial processing. Cognitive Neuropsychology, v. 30, n. 5, p. 332–59, 2013. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1080/02643294.2013.863756. 06 de julho de 2022.

ROPER, L.; ARNOLD, P.; MONTEIRO, B. Co-Occurrence of Autism and Deafness: Diagnostic Considerations. Acta Orthopaedica Scandinavica, v. 7, p. 245–53, 2003. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1177/1362361303007003002. 06 de julho de 2022.

ROSENHALL, U.; NORDIN, V.; SANDSTRÖM, M.; AHLSÉN, G.; GILLBERG, C. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 29, n. 5, p. 349–57, 1999. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1023/a:1023022709710. 06 de julho de 2022.

SHIELD, A. Preliminary Findings of Similarities and Differences in the Signed and Spoken Language of Children with Autism. Semin Speech Lang., v. 35, n. 4, p. 309-20, 2014. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1055/s-0034-1389103. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

SHIELD, A.; MEIER, R.P. Palm Reversal Errors in Native-Signing Children with Autism. J Commun Disord., v. 4, n. 6, p. 439-54, 2012. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1016/j.jcomdis.2012.08.004. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

SHIELD, A.; MEIER, R.P.; TAGER-FLUSBERG, H. The Use of Sign Language Pronouns by Native-Signing Children with Autism. J Autism Dev Disord., v. 4, p. 2128-45, 2015. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1007/s10803-015-2377-x. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

SHIELD, A.; PYERS, J.; MARTIN, A.; AGER-FLUSBERG, H. Relations Between Language and Cognition in Native-Signing Children With Autism Spectrum Disorder. Autism Research (online), v. 9, p. 1304-15, 2016. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1002/aur.1621. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

SHIELD, A.; COOLEY, F.; MEIER, R.P. Sign Language Echolalia in Deaf Children With Autism Spectrum Disorder. J Speech Lang Hear Res., v. 60, p. 1622-34, 2017. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1044/2016_JSLHR-L-16-0292. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

SHIELD, A.; IGEL, M.; RANDALL, K.; MEIER, R.P. The Source of Palm Orientation Errors in the Signing of Children with ASD: Imitative, Motoric, or Both? Brain Sci., v. 10, n. 5, p. 268-85, 2020. Disponível em: https://dx.doi.org/10.3390/brainsci10050268. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

STETLER, C.B. et al. Utilization-focused integrative reviews in a nursing service. Appl. Nurs. Res., v.11, n. 4, p. 195-206, 1998. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1016/s0897-1897(98)80329-7. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

STOKOE, W.C. Sign Language structure: an outline of the visual communication system for the America deaf. Buffalo: Buffalo University, 1960.

STOKOE, W.C. Sign Language Structure. Ann. Rev. Anthropol., v. 9, p. 365-90, 1980.

THOMPSON, N.; YOSHINAGA-ITANO, C. Enhancing the Development of Infants and Toddlers with Dual Diagnosis of Autism Spectrum Disorder and Deafness. Semin Speech Lang., v. 35, n. 4, p. 321-30, 2014. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1055/s-0034-1389104. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs., v. 52, n. 5, p. 546-53, 2005. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

WILLIAMS, J.H.G.; WHITEN, A.; SUDDENDORF, T.; PERRETT, D.I. Imitation, mirror neurons and autism. Neuroscience & Biobehavioral Reviews., v. 2, p. 287–95, 2001. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1016/s0149-7634(01)00014-8. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

WOLL, B.; MORGAN, G. Language impairments in the development of sign: Do they reside in a specific modality or are they modality-independent deficits?. Bilingualism: Language and Cognition, v. 15, n. 1, p. 75–87, 2012. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1017/s1366728911000459. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

YOUNG, A.; FERGUSON-COLEMAN, E.; WRIGHT, B.; COUTEUR, A.L. Parental Conceptualizations of Autism and Deafness in British Deaf Children. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 24, n. 3, p. 280-8, 2019. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1093/deafed/enz002. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

Publicado

2024-08-17

Cómo citar

FERNANDES, F. D. M. .; VERZOLLA, B. L. P. Características comunicativas de las personas con Trastorno del Espectro Autista (TEA) que utilizan la lengua de signos. Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 22, p. e12948 , 2024. DOI: 10.22481/el.v22.12948. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12948. Acesso em: 21 nov. 2024.