Música e entoação na língua portuguesa (Music and Intonation in Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13364Palavras-chave:
Música; Entoação; Linguagem; Fala.Resumo
Neste ensaio, temos como propósito estabelecer uma relação entre a formação melódica musical e a produção da entoação da fala considerando, especialmente o desenvolvimento histórico de alguns aspectos da música ocidental. Para isso, foi necessário compreender a diversidade modal quanto às formações melódicas, mas, principalmente, oestabelecimento de melodias em que o tom final caracteriza a criação de uma unidade de sentido. Para a entoação da fala buscaram-se descrições e interpretações formais de finalizações frasais entre diferentes produções linguísticas. Partindo do paralelismo de tais mudanças e descrições na entoação da fala e da música, pretende-se demonstrar que essa hipótese de variação conjunta entre música e fala explica tanto a aceitação quase universal da música tonal com base na escala temperada quanto o estabelecimento de marcas entoacionais padronizadas pela via da escolarização.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Trad. do Francês por Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. p. 173
BERTON, C. G. Inventividade melódica: uma outra abordagem das técnicas de análise, composição e improvisação em música popular. Orientador: CARRASCO, C. 2005. 198 f. (Mestrado) - Música, Unicamp, Campinas
CAGLIARI, L. C. O sistema entoacional do português brasileiro. In: CAGLIARI, L. C. Elementos de fonética do português brasileiro. São Paulo: Editora Paulistana, 2007.
CARRINGTON, J. F. The talking drums of Africa. Scientific American, v. 225, n. 6, p. 90-95, 1971.
COMPÖTE, E. D. L. Teoria e prática musical. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes; Sociedade Literária São Boaventura; Universidade de Caxias do Sul, 1977.
DEUSEN, Nancy van. The Cultural Context of Medieval Music. Santa Barbara: Praeger, 2011.
ESCOFFIER N, ZHONG J, SCHIRMER A, QIU A. Emotional expressions in voice and music: same code, same effect? Human Brain Mapping, v. 34, n. 8, p. 1796-810, 2013.
FALÉ, I.; FARIA, I.H. Percepção Categorial de contrastes entoacionais em Português Europeu. Actas do XXI Congresso da Associação Portuguesa de Linguística, Porto, p. 341-348, 2006.
FASSLER, M. Music in Medieval West. New York; London: Norton and Company, 2014
FERREIRA NETTO, W. Introdução à fonologia da língua portuguesa. 2.ed São Paulo: Paulistana, 2011.
FERREIRA NETTO, W.; MARTINS, M. V. M.; VIEIRA, M. F. Efeitos da entoação e da duração na análise automática das manifestações emocionais. Estudos Linguísticos, v. 43, n. 1, p. 22-32, 2014. p. 26
FERREIRA NETTO, W. Fonologia, discurso e interdisciplinaridade: relações possíveis entre a fonologia e a música. Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 3, n. 1, 2018.
FREYTAG, G. Freytag’s Technique of the Drama. An Exposition of Dramatic Composition and Art. An authorized translation from the sixth german edition by Elias J. MacEwan, M. A. Third Edition. Chicago: Scott, Foresman and Company 1900, 1984.
GARCIA, R. R. A entoação do dialeto caipira do Médio Tietê: reconhecimento, características e formação. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) — Universidade de São Paulo, 2015.
GELLNER, E. Nações e nacionalismo. Trad. Inês Vaz Pinto. Lisboa: Gradiva, 1993.
HARNONCOURT, N. O discurso dos sons. Caminhos para uma nova compreensão musical. Trad. Marcelo Fagerland. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
KOELLREUTTER, H. J. Contraponto Modal do Século XVI (Palestrina). São Paulo: Editora Novas Metas, 1989.
KOFFKA, K. Princípios de psicologia da Gestalt. trad. de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, s.d.
MANACORDA, M. G. História da educação. Da antiguidade aos nossos dias. 3.6 ed. Trad. Gaetano Lo Monaco. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1992.
MATHIESEN, T. J. Apollo's Lyre. Greek music and music theory in antiquity and the middle ages. Linkoln: University of Nebraska Press, 1999.
MEDEIROS, B. R. D. Descrição comparativa de aspectos fonético-acústicos selecionados da fala e do canto em português brasileiro. Orientador: ALBANO, E. C. 2002. 166 f. (Doutor) - Linguística, Unicamp, Campinas.
MORAES, J. A. D. Intonational Phonology of Brazilian Portuguese. In: WORKSHOP ON INTONATIONAL PHONOLOGY: UNDERSTUDIED OR FIELDWORK LANGUAGES, ICPHS 2007 SATELLITE MEETING, 2007, Saarbrucken.
NATTIEZ, J.-J. Melodia. In: ROMANO, R. (Ed.). Enciclopédia Einaudi - v. 3 - Artes-Tonal/atonal. Porto: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1984. p. 272-297.
PEIRCE, Ch. S. Como tornar claras as nossas ideias. In: MOTA, O. S.; HEGENBERG, L. (Eds.) Semiótica e filosofia. Texto escolhidos de Charles Sanders Peirce. São Paulo: Cultrix; Editora da Universidade de São Paulo: 1975; p. 55-56.
PEREIRA, A. R. A estética musical em Aristóxeno de Tarento. Hvmanitas, n. 47, p. 469-479, 1995.
PERETZ, I. Brain specialization for music. Neuroscientist, n. 8, v. 4, p. 374–382, 2002.
PIERREHUMBERT, J. B. The phonology and phonetics of English intonation. p. Orientador: HALLE, M. 1980. 401 f. (PhD) - Doctor of Philosophy, MIT.
PLATON. Las Leyes, o de Legislación. In: Obras Completas Trad. Maria Araújo et alii. Madrid: Aguilar, 1981. p. 1306.
RAMEU, J.-P Traité de l'harmonie. Reduite a seus principes naturels. Paris: Jean Baptiste-Christophe Ballard, 1722.
SANTOS, C. A. A. D. A. A sincronização em dois ritmos da canção: uma observação experimental acerca da fala cantada. Orientador: MEDEIROS, B. R. D. 2012. (Mestrado) - Filologia e Língua Portuguesa, Universidade de São Paulo, São Paulo.
SAUSSURE, F. de. Cours de linguistique général. Edition critique préparée par Tulio de Mauro. Paris: Payot, 1974.
SCHOENBERG, A. Harmonia. Trad. M. Maluf. São Paulo: Editora Unesp, 2001. 579 p. 85-7139-362-1.
SCHOENBERG, A. Fundamentos da composição musical. Trad. E. Seincman. São Paulo: Edusp, 2008.
SEARA, I. C.; SOSA, J. M. A identidade dialetal do “manezinho” com foco em características entonacionais. Letras de Hoje, v. 52, n. 1, p. 51-57, 2017.
SEGADO, M. et al. Partially Overlapping Brain Networks for Singing and Cello Playing. Frontiers in Neuroscience, v. 12, n. 351, p. 1-15, 2018.
SETTI, K. Os índios Guarani-Mbya do Brasil: notas sobre sua história, cultura e sistema musical. In: BISPO, A. A. Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens. Musices Apatizo. Liber Annuarius 1994/95. Roma: Consonciatio Internationalis Musicae Sacrae, 1997. cf. também,
SKINNER, E. R. “A calibrated recording and analysis of the pitch, force and quality of vocal tones expressing happiness and sadness”. In: Speech Monographs, p. 81–137, 1935.
SPIEGEL, M. R. Estatística. Trad. C. A. Crusius. 2 ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1985.
SOUZA, J. A. Para uma primeira história da harmonía: das musas à música. Orientador. COSTA, A. 232 f. Dissertação. (Mestrado em Filosofia) — UFF. Niterói, 2018.
STEELE, J. Prosodia Rationalis, or An essay towards establishing the melody and measure of speech to be expressed and perpetuated by peculiar symbols. 2. ed. amended and enlarged. London: J. Nichols, 1779.
STOUT, G. Manual of Psychology. 3 ed. London: University Tutorial Press, 1921.
THALESIO, P. Arte de Canto Chão, com uma breve Instrucção, pera os Sacerdores, Diaconos, Subdiaconos, & moços do Coro, conforme o uso Romano. Coimbra: Diogo Gomez de Loureiro, 1618.
TESTA, A. Q. Caminhos de saberes guarani mbya: modos de criar, crescer e comunicar. Orientadora Dominique T. Gallois. p. 327. 2014. (Doutor) - Antropologia, USP.
TRUBETZKOY, N. S. Principios de fonología. Madrid: Cincel, 1973.
VASSOLER, A. M. O.; MARTINS, M. V. M. A entoação em falas teatrais: uma análise da raiva e da fala neutra. Estudos Linguísticos, v. 42, n. 1, p. 9-18, 2013. p. 14
WILLIAMS, C. E.; STEVENS, K. N. (1972). “Emotions and speech: Some acoustical correlates”. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 52, n. 1, p. 1238–1250, 1972.
WISNIK, J. M. O som e o sentido. Uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das letras, 1989
YANO, C.; FERNANDES-SVARTMAN, F. R. Um estudo preliminar sobre a prosódia de construções com tópico e foco no português paulista. Entrepalavras, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 256-282, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.