Música e entoação na língua portuguesa (Music and Intonation in Portuguese)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13364

Palavras-chave:

Música; Entoação; Linguagem; Fala.

Resumo

Neste ensaio, temos como propósito estabelecer uma relação entre a formação melódica musical e a produção da entoação da fala considerando, especialmente o desenvolvimento histórico de alguns aspectos da música ocidental. Para isso, foi necessário compreender a diversidade modal quanto às formações melódicas, mas, principalmente, oestabelecimento de melodias em que o tom final caracteriza a criação de uma unidade de sentido. Para a entoação da fala buscaram-se descrições e interpretações formais de finalizações frasais entre diferentes produções linguísticas. Partindo do paralelismo de tais mudanças e descrições na entoação da fala e da música, pretende-se demonstrar que essa hipótese de variação conjunta entre música e fala explica tanto a aceitação quase universal da música tonal com base na escala temperada quanto o estabelecimento de marcas entoacionais padronizadas pela via da escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz de Souza, Universidade Estatual do Paraná (UNESPAR/Brasil)

André Ricardo de Souza é bacharel em Música com habilitação em Composição e Regência, Mestre em Música pela UNESP e Doutor em Letras pela FFLCH da Universidade de São Paulo (USP). Atua na interface entre música e linguagem, nas áreas de técnica e expressão vocal (canto e fala), abordagens teóricas da interpretação musical, e na investigação sobre a genealogia e natureza do espetáculo dramático-musical. É professor adjunto na Universidade Estadual do Paraná. Como compositor atua principalmente em espetáculos de teatro, produzindo música incidental para a cena e também musicais. É autor dos musicais Orfeu XXI (2012) e Desatinos (2015).

Marcus Vinicius Moreira Martins, Universidade Estatual de Minas Gerais (UEMG/Brasil)

Marcus Vinícius Moreira Martins é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Doutor em Filologia e Língua Portuguesa, Mestre em Filologia e Língua Portuguesa e Bacharel em Linguística/Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, também cursou Matemática Aplicada e Computacional (não concluído). Desenvolve pesquisas na área de Fonética e Fonologia, sobre percepção e produção de prosódia e atua em projetos que envolvem o processamento automático da entoação e da fala, a modelagem da percepção da prosódia e a análise acústica da fala emotiva e patológica. Atualmente desenvolve protocolo para a análise da prosódia da fala de pacientes com esquizofrenia.

Waldemar Ferreira Netto, Universidade de São Paulo (USP/Brasil)

Waldemar Ferreira Netto é professor titular da Universidade de São Paulo, Bacharel em Letras-Português pela Universidade de São Paulo, Mestre em Linguística e Doutor em Linguística, na área de educação escolar indígena guarani, pela Universidade de São Paulo. Fez livre-docência sobre a prosódia da língua portuguesa na Universidade de São Paulo. Pesquisa na área de Linguística, com ênfase na fonologia, especialmente quanto à prosódia e fonética da língua portuguesa.

Referências

ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Trad. do Francês por Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. p. 173

BERTON, C. G. Inventividade melódica: uma outra abordagem das técnicas de análise, composição e improvisação em música popular. Orientador: CARRASCO, C. 2005. 198 f. (Mestrado) - Música, Unicamp, Campinas

CAGLIARI, L. C. O sistema entoacional do português brasileiro. In: CAGLIARI, L. C. Elementos de fonética do português brasileiro. São Paulo: Editora Paulistana, 2007.

CARRINGTON, J. F. The talking drums of Africa. Scientific American, v. 225, n. 6, p. 90-95, 1971.

COMPÖTE, E. D. L. Teoria e prática musical. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes; Sociedade Literária São Boaventura; Universidade de Caxias do Sul, 1977.

DEUSEN, Nancy van. The Cultural Context of Medieval Music. Santa Barbara: Praeger, 2011.

ESCOFFIER N, ZHONG J, SCHIRMER A, QIU A. Emotional expressions in voice and music: same code, same effect? Human Brain Mapping, v. 34, n. 8, p. 1796-810, 2013.

FALÉ, I.; FARIA, I.H. Percepção Categorial de contrastes entoacionais em Português Europeu. Actas do XXI Congresso da Associação Portuguesa de Linguística, Porto, p. 341-348, 2006.

FASSLER, M. Music in Medieval West. New York; London: Norton and Company, 2014

FERREIRA NETTO, W. Introdução à fonologia da língua portuguesa. 2.ed São Paulo: Paulistana, 2011.

FERREIRA NETTO, W.; MARTINS, M. V. M.; VIEIRA, M. F. Efeitos da entoação e da duração na análise automática das manifestações emocionais. Estudos Linguísticos, v. 43, n. 1, p. 22-32, 2014. p. 26

FERREIRA NETTO, W. Fonologia, discurso e interdisciplinaridade: relações possíveis entre a fonologia e a música. Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 3, n. 1, 2018.

FREYTAG, G. Freytag’s Technique of the Drama. An Exposition of Dramatic Composition and Art. An authorized translation from the sixth german edition by Elias J. MacEwan, M. A. Third Edition. Chicago: Scott, Foresman and Company 1900, 1984.

GARCIA, R. R. A entoação do dialeto caipira do Médio Tietê: reconhecimento, características e formação. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) — Universidade de São Paulo, 2015.

GELLNER, E. Nações e nacionalismo. Trad. Inês Vaz Pinto. Lisboa: Gradiva, 1993.

HARNONCOURT, N. O discurso dos sons. Caminhos para uma nova compreensão musical. Trad. Marcelo Fagerland. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

KOELLREUTTER, H. J. Contraponto Modal do Século XVI (Palestrina). São Paulo: Editora Novas Metas, 1989.

KOFFKA, K. Princípios de psicologia da Gestalt. trad. de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, s.d.

MANACORDA, M. G. História da educação. Da antiguidade aos nossos dias. 3.6 ed. Trad. Gaetano Lo Monaco. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1992.

MATHIESEN, T. J. Apollo's Lyre. Greek music and music theory in antiquity and the middle ages. Linkoln: University of Nebraska Press, 1999.

MEDEIROS, B. R. D. Descrição comparativa de aspectos fonético-acústicos selecionados da fala e do canto em português brasileiro. Orientador: ALBANO, E. C. 2002. 166 f. (Doutor) - Linguística, Unicamp, Campinas.

MORAES, J. A. D. Intonational Phonology of Brazilian Portuguese. In: WORKSHOP ON INTONATIONAL PHONOLOGY: UNDERSTUDIED OR FIELDWORK LANGUAGES, ICPHS 2007 SATELLITE MEETING, 2007, Saarbrucken.

NATTIEZ, J.-J. Melodia. In: ROMANO, R. (Ed.). Enciclopédia Einaudi - v. 3 - Artes-Tonal/atonal. Porto: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1984. p. 272-297.

PEIRCE, Ch. S. Como tornar claras as nossas ideias. In: MOTA, O. S.; HEGENBERG, L. (Eds.) Semiótica e filosofia. Texto escolhidos de Charles Sanders Peirce. São Paulo: Cultrix; Editora da Universidade de São Paulo: 1975; p. 55-56.

PEREIRA, A. R. A estética musical em Aristóxeno de Tarento. Hvmanitas, n. 47, p. 469-479, 1995.

PERETZ, I. Brain specialization for music. Neuroscientist, n. 8, v. 4, p. 374–382, 2002.

PIERREHUMBERT, J. B. The phonology and phonetics of English intonation. p. Orientador: HALLE, M. 1980. 401 f. (PhD) - Doctor of Philosophy, MIT.

PLATON. Las Leyes, o de Legislación. In: Obras Completas Trad. Maria Araújo et alii. Madrid: Aguilar, 1981. p. 1306.

RAMEU, J.-P Traité de l'harmonie. Reduite a seus principes naturels. Paris: Jean Baptiste-Christophe Ballard, 1722.

SANTOS, C. A. A. D. A. A sincronização em dois ritmos da canção: uma observação experimental acerca da fala cantada. Orientador: MEDEIROS, B. R. D. 2012. (Mestrado) - Filologia e Língua Portuguesa, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SAUSSURE, F. de. Cours de linguistique général. Edition critique préparée par Tulio de Mauro. Paris: Payot, 1974.

SCHOENBERG, A. Harmonia. Trad. M. Maluf. São Paulo: Editora Unesp, 2001. 579 p. 85-7139-362-1.

SCHOENBERG, A. Fundamentos da composição musical. Trad. E. Seincman. São Paulo: Edusp, 2008.

SEARA, I. C.; SOSA, J. M. A identidade dialetal do “manezinho” com foco em características entonacionais. Letras de Hoje, v. 52, n. 1, p. 51-57, 2017.

SEGADO, M. et al. Partially Overlapping Brain Networks for Singing and Cello Playing. Frontiers in Neuroscience, v. 12, n. 351, p. 1-15, 2018.

SETTI, K. Os índios Guarani-Mbya do Brasil: notas sobre sua história, cultura e sistema musical. In: BISPO, A. A. Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens. Musices Apatizo. Liber Annuarius 1994/95. Roma: Consonciatio Internationalis Musicae Sacrae, 1997. cf. também,

SKINNER, E. R. “A calibrated recording and analysis of the pitch, force and quality of vocal tones expressing happiness and sadness”. In: Speech Monographs, p. 81–137, 1935.

SPIEGEL, M. R. Estatística. Trad. C. A. Crusius. 2 ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1985.

SOUZA, J. A. Para uma primeira história da harmonía: das musas à música. Orientador. COSTA, A. 232 f. Dissertação. (Mestrado em Filosofia) — UFF. Niterói, 2018.

STEELE, J. Prosodia Rationalis, or An essay towards establishing the melody and measure of speech to be expressed and perpetuated by peculiar symbols. 2. ed. amended and enlarged. London: J. Nichols, 1779.

STOUT, G. Manual of Psychology. 3 ed. London: University Tutorial Press, 1921.

THALESIO, P. Arte de Canto Chão, com uma breve Instrucção, pera os Sacerdores, Diaconos, Subdiaconos, & moços do Coro, conforme o uso Romano. Coimbra: Diogo Gomez de Loureiro, 1618.

TESTA, A. Q. Caminhos de saberes guarani mbya: modos de criar, crescer e comunicar. Orientadora Dominique T. Gallois. p. 327. 2014. (Doutor) - Antropologia, USP.

TRUBETZKOY, N. S. Principios de fonología. Madrid: Cincel, 1973.

VASSOLER, A. M. O.; MARTINS, M. V. M. A entoação em falas teatrais: uma análise da raiva e da fala neutra. Estudos Linguísticos, v. 42, n. 1, p. 9-18, 2013. p. 14

WILLIAMS, C. E.; STEVENS, K. N. (1972). “Emotions and speech: Some acoustical correlates”. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 52, n. 1, p. 1238–1250, 1972.

WISNIK, J. M. O som e o sentido. Uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das letras, 1989

YANO, C.; FERNANDES-SVARTMAN, F. R. Um estudo preliminar sobre a prosódia de construções com tópico e foco no português paulista. Entrepalavras, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 256-282, 2020.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

SOUZA, A. L. de .; MARTINS, M. V. M.; FERREIRA NETTO, W. Música e entoação na língua portuguesa (Music and Intonation in Portuguese). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 21, n. 1, p. 267-300, 2023. DOI: 10.22481/el.v21i1.13364. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13364. Acesso em: 22 dez. 2024.