Música e entoação na língua portuguesa (Music and Intonation in Portuguese)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13364

Palavras-chave:

Música; Entoação; Linguagem; Fala.

Resumo

Neste ensaio, temos como propósito estabelecer uma relação entre a formação melódica musical e a produção da entoação da fala considerando, especialmente o desenvolvimento histórico de alguns aspectos da música ocidental. Para isso, foi necessário compreender a diversidade modal quanto às formações melódicas, mas, principalmente, oestabelecimento de melodias em que o tom final caracteriza a criação de uma unidade de sentido. Para a entoação da fala buscaram-se descrições e interpretações formais de finalizações frasais entre diferentes produções linguísticas. Partindo do paralelismo de tais mudanças e descrições na entoação da fala e da música, pretende-se demonstrar que essa hipótese de variação conjunta entre música e fala explica tanto a aceitação quase universal da música tonal com base na escala temperada quanto o estabelecimento de marcas entoacionais padronizadas pela via da escolarização.

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Biografia do Autor

André Luiz de Souza, Universidade Estatual do Paraná (UNESPAR/Brasil)

André Ricardo de Souza é bacharel em Música com habilitação em Composição e Regência, Mestre em Música pela UNESP e Doutor em Letras pela FFLCH da Universidade de São Paulo (USP). Atua na interface entre música e linguagem, nas áreas de técnica e expressão vocal (canto e fala), abordagens teóricas da interpretação musical, e na investigação sobre a genealogia e natureza do espetáculo dramático-musical. É professor adjunto na Universidade Estadual do Paraná. Como compositor atua principalmente em espetáculos de teatro, produzindo música incidental para a cena e também musicais. É autor dos musicais Orfeu XXI (2012) e Desatinos (2015).

Marcus Vinicius Moreira Martins, Universidade Estatual de Minas Gerais (UEMG/Brasil)

Marcus Vinícius Moreira Martins é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Doutor em Filologia e Língua Portuguesa, Mestre em Filologia e Língua Portuguesa e Bacharel em Linguística/Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, também cursou Matemática Aplicada e Computacional (não concluído). Desenvolve pesquisas na área de Fonética e Fonologia, sobre percepção e produção de prosódia e atua em projetos que envolvem o processamento automático da entoação e da fala, a modelagem da percepção da prosódia e a análise acústica da fala emotiva e patológica. Atualmente desenvolve protocolo para a análise da prosódia da fala de pacientes com esquizofrenia.

Waldemar Ferreira Netto, Universidade de São Paulo (USP/Brasil)

Waldemar Ferreira Netto é professor titular da Universidade de São Paulo, Bacharel em Letras-Português pela Universidade de São Paulo, Mestre em Linguística e Doutor em Linguística, na área de educação escolar indígena guarani, pela Universidade de São Paulo. Fez livre-docência sobre a prosódia da língua portuguesa na Universidade de São Paulo. Pesquisa na área de Linguística, com ênfase na fonologia, especialmente quanto à prosódia e fonética da língua portuguesa.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

SOUZA, A. L. de .; MARTINS, M. V. M.; FERREIRA NETTO, W. Música e entoação na língua portuguesa (Music and Intonation in Portuguese). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 21, n. 1, p. 267-300, 2023. DOI: 10.22481/el.v21i1.13364. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13364. Acesso em: 4 nov. 2024.