Música y entonación en portugués

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13364

Palabras clave:

Música; Entonación; Lenguaje; Habla.

Resumen

En este ensayo pretendemos establecer una relación entre la formación melódica musical y la producción de la entonación del habla, considerando especialmente el desarrollo histórico de algunos aspectos de la música occidental. Para ello, fue necesario comprender la diversidad modal en cuanto a las formaciones melódicas, pero, principalmente, el establecimiento de melodías en las que el tono final caracteriza la creación de una unidad de sentido. Para la entonación del habla, se buscaron descripciones formales e interpretaciones de terminaciones de frases entre diferentes producciones lingüísticas. Partiendo del paralelismo de tales cambios y descripciones en la entonación del habla y la música, se pretende demostrar que esta hipótesis de variación conjunta entre música y habla explica tanto la aceptación casi universal de la música tonal basada en la escala temperada como el establecimiento de marcas de entonación estandarizadas a través de la escolarización.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Luiz de Souza, Universidade Estatual do Paraná (UNESPAR/Brasil)

André Ricardo de Souza é bacharel em Música com habilitação em Composição e Regência, Mestre em Música pela UNESP e Doutor em Letras pela FFLCH da Universidade de São Paulo (USP). Atua na interface entre música e linguagem, nas áreas de técnica e expressão vocal (canto e fala), abordagens teóricas da interpretação musical, e na investigação sobre a genealogia e natureza do espetáculo dramático-musical. É professor adjunto na Universidade Estadual do Paraná. Como compositor atua principalmente em espetáculos de teatro, produzindo música incidental para a cena e também musicais. É autor dos musicais Orfeu XXI (2012) e Desatinos (2015).

Marcus Vinicius Moreira Martins, Universidade Estatual de Minas Gerais (UEMG/Brasil)

Marcus Vinícius Moreira Martins é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Doutor em Filologia e Língua Portuguesa, Mestre em Filologia e Língua Portuguesa e Bacharel em Linguística/Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, também cursou Matemática Aplicada e Computacional (não concluído). Desenvolve pesquisas na área de Fonética e Fonologia, sobre percepção e produção de prosódia e atua em projetos que envolvem o processamento automático da entoação e da fala, a modelagem da percepção da prosódia e a análise acústica da fala emotiva e patológica. Atualmente desenvolve protocolo para a análise da prosódia da fala de pacientes com esquizofrenia.

Waldemar Ferreira Netto, Universidade de São Paulo (USP/Brasil)

Waldemar Ferreira Netto é professor titular da Universidade de São Paulo, Bacharel em Letras-Português pela Universidade de São Paulo, Mestre em Linguística e Doutor em Linguística, na área de educação escolar indígena guarani, pela Universidade de São Paulo. Fez livre-docência sobre a prosódia da língua portuguesa na Universidade de São Paulo. Pesquisa na área de Linguística, com ênfase na fonologia, especialmente quanto à prosódia e fonética da língua portuguesa.

Citas

ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Trad. do Francês por Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. p. 173

BERTON, C. G. Inventividade melódica: uma outra abordagem das técnicas de análise, composição e improvisação em música popular. Orientador: CARRASCO, C. 2005. 198 f. (Mestrado) - Música, Unicamp, Campinas

CAGLIARI, L. C. O sistema entoacional do português brasileiro. In: CAGLIARI, L. C. Elementos de fonética do português brasileiro. São Paulo: Editora Paulistana, 2007.

CARRINGTON, J. F. The talking drums of Africa. Scientific American, v. 225, n. 6, p. 90-95, 1971.

COMPÖTE, E. D. L. Teoria e prática musical. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes; Sociedade Literária São Boaventura; Universidade de Caxias do Sul, 1977.

DEUSEN, Nancy van. The Cultural Context of Medieval Music. Santa Barbara: Praeger, 2011.

ESCOFFIER N, ZHONG J, SCHIRMER A, QIU A. Emotional expressions in voice and music: same code, same effect? Human Brain Mapping, v. 34, n. 8, p. 1796-810, 2013.

FALÉ, I.; FARIA, I.H. Percepção Categorial de contrastes entoacionais em Português Europeu. Actas do XXI Congresso da Associação Portuguesa de Linguística, Porto, p. 341-348, 2006.

FASSLER, M. Music in Medieval West. New York; London: Norton and Company, 2014

FERREIRA NETTO, W. Introdução à fonologia da língua portuguesa. 2.ed São Paulo: Paulistana, 2011.

FERREIRA NETTO, W.; MARTINS, M. V. M.; VIEIRA, M. F. Efeitos da entoação e da duração na análise automática das manifestações emocionais. Estudos Linguísticos, v. 43, n. 1, p. 22-32, 2014. p. 26

FERREIRA NETTO, W. Fonologia, discurso e interdisciplinaridade: relações possíveis entre a fonologia e a música. Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 3, n. 1, 2018.

FREYTAG, G. Freytag’s Technique of the Drama. An Exposition of Dramatic Composition and Art. An authorized translation from the sixth german edition by Elias J. MacEwan, M. A. Third Edition. Chicago: Scott, Foresman and Company 1900, 1984.

GARCIA, R. R. A entoação do dialeto caipira do Médio Tietê: reconhecimento, características e formação. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) — Universidade de São Paulo, 2015.

GELLNER, E. Nações e nacionalismo. Trad. Inês Vaz Pinto. Lisboa: Gradiva, 1993.

HARNONCOURT, N. O discurso dos sons. Caminhos para uma nova compreensão musical. Trad. Marcelo Fagerland. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

KOELLREUTTER, H. J. Contraponto Modal do Século XVI (Palestrina). São Paulo: Editora Novas Metas, 1989.

KOFFKA, K. Princípios de psicologia da Gestalt. trad. de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, s.d.

MANACORDA, M. G. História da educação. Da antiguidade aos nossos dias. 3.6 ed. Trad. Gaetano Lo Monaco. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1992.

MATHIESEN, T. J. Apollo's Lyre. Greek music and music theory in antiquity and the middle ages. Linkoln: University of Nebraska Press, 1999.

MEDEIROS, B. R. D. Descrição comparativa de aspectos fonético-acústicos selecionados da fala e do canto em português brasileiro. Orientador: ALBANO, E. C. 2002. 166 f. (Doutor) - Linguística, Unicamp, Campinas.

MORAES, J. A. D. Intonational Phonology of Brazilian Portuguese. In: WORKSHOP ON INTONATIONAL PHONOLOGY: UNDERSTUDIED OR FIELDWORK LANGUAGES, ICPHS 2007 SATELLITE MEETING, 2007, Saarbrucken.

NATTIEZ, J.-J. Melodia. In: ROMANO, R. (Ed.). Enciclopédia Einaudi - v. 3 - Artes-Tonal/atonal. Porto: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1984. p. 272-297.

PEIRCE, Ch. S. Como tornar claras as nossas ideias. In: MOTA, O. S.; HEGENBERG, L. (Eds.) Semiótica e filosofia. Texto escolhidos de Charles Sanders Peirce. São Paulo: Cultrix; Editora da Universidade de São Paulo: 1975; p. 55-56.

PEREIRA, A. R. A estética musical em Aristóxeno de Tarento. Hvmanitas, n. 47, p. 469-479, 1995.

PERETZ, I. Brain specialization for music. Neuroscientist, n. 8, v. 4, p. 374–382, 2002.

PIERREHUMBERT, J. B. The phonology and phonetics of English intonation. p. Orientador: HALLE, M. 1980. 401 f. (PhD) - Doctor of Philosophy, MIT.

PLATON. Las Leyes, o de Legislación. In: Obras Completas Trad. Maria Araújo et alii. Madrid: Aguilar, 1981. p. 1306.

RAMEU, J.-P Traité de l'harmonie. Reduite a seus principes naturels. Paris: Jean Baptiste-Christophe Ballard, 1722.

SANTOS, C. A. A. D. A. A sincronização em dois ritmos da canção: uma observação experimental acerca da fala cantada. Orientador: MEDEIROS, B. R. D. 2012. (Mestrado) - Filologia e Língua Portuguesa, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SAUSSURE, F. de. Cours de linguistique général. Edition critique préparée par Tulio de Mauro. Paris: Payot, 1974.

SCHOENBERG, A. Harmonia. Trad. M. Maluf. São Paulo: Editora Unesp, 2001. 579 p. 85-7139-362-1.

SCHOENBERG, A. Fundamentos da composição musical. Trad. E. Seincman. São Paulo: Edusp, 2008.

SEARA, I. C.; SOSA, J. M. A identidade dialetal do “manezinho” com foco em características entonacionais. Letras de Hoje, v. 52, n. 1, p. 51-57, 2017.

SEGADO, M. et al. Partially Overlapping Brain Networks for Singing and Cello Playing. Frontiers in Neuroscience, v. 12, n. 351, p. 1-15, 2018.

SETTI, K. Os índios Guarani-Mbya do Brasil: notas sobre sua história, cultura e sistema musical. In: BISPO, A. A. Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens. Musices Apatizo. Liber Annuarius 1994/95. Roma: Consonciatio Internationalis Musicae Sacrae, 1997. cf. também,

SKINNER, E. R. “A calibrated recording and analysis of the pitch, force and quality of vocal tones expressing happiness and sadness”. In: Speech Monographs, p. 81–137, 1935.

SPIEGEL, M. R. Estatística. Trad. C. A. Crusius. 2 ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1985.

SOUZA, J. A. Para uma primeira história da harmonía: das musas à música. Orientador. COSTA, A. 232 f. Dissertação. (Mestrado em Filosofia) — UFF. Niterói, 2018.

STEELE, J. Prosodia Rationalis, or An essay towards establishing the melody and measure of speech to be expressed and perpetuated by peculiar symbols. 2. ed. amended and enlarged. London: J. Nichols, 1779.

STOUT, G. Manual of Psychology. 3 ed. London: University Tutorial Press, 1921.

THALESIO, P. Arte de Canto Chão, com uma breve Instrucção, pera os Sacerdores, Diaconos, Subdiaconos, & moços do Coro, conforme o uso Romano. Coimbra: Diogo Gomez de Loureiro, 1618.

TESTA, A. Q. Caminhos de saberes guarani mbya: modos de criar, crescer e comunicar. Orientadora Dominique T. Gallois. p. 327. 2014. (Doutor) - Antropologia, USP.

TRUBETZKOY, N. S. Principios de fonología. Madrid: Cincel, 1973.

VASSOLER, A. M. O.; MARTINS, M. V. M. A entoação em falas teatrais: uma análise da raiva e da fala neutra. Estudos Linguísticos, v. 42, n. 1, p. 9-18, 2013. p. 14

WILLIAMS, C. E.; STEVENS, K. N. (1972). “Emotions and speech: Some acoustical correlates”. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 52, n. 1, p. 1238–1250, 1972.

WISNIK, J. M. O som e o sentido. Uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das letras, 1989

YANO, C.; FERNANDES-SVARTMAN, F. R. Um estudo preliminar sobre a prosódia de construções com tópico e foco no português paulista. Entrepalavras, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 256-282, 2020.

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

SOUZA, A. L. de .; MARTINS, M. V. M.; FERREIRA NETTO, W. Música y entonación en portugués. Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 267-300, 2023. DOI: 10.22481/el.v21i1.13364. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13364. Acesso em: 22 jul. 2024.