Música y entonación en portugués

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13364

Palabras clave:

Música; Entonación; Lenguaje; Habla.

Resumen

En este ensayo pretendemos establecer una relación entre la formación melódica musical y la producción de la entonación del habla, considerando especialmente el desarrollo histórico de algunos aspectos de la música occidental. Para ello, fue necesario comprender la diversidad modal en cuanto a las formaciones melódicas, pero, principalmente, el establecimiento de melodías en las que el tono final caracteriza la creación de una unidad de sentido. Para la entonación del habla, se buscaron descripciones formales e interpretaciones de terminaciones de frases entre diferentes producciones lingüísticas. Partiendo del paralelismo de tales cambios y descripciones en la entonación del habla y la música, se pretende demostrar que esta hipótesis de variación conjunta entre música y habla explica tanto la aceptación casi universal de la música tonal basada en la escala temperada como el establecimiento de marcas de entonación estandarizadas a través de la escolarización.

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Biografía del autor/a

André Luiz de Souza, Universidade Estatual do Paraná (UNESPAR/Brasil)

André Ricardo de Souza é bacharel em Música com habilitação em Composição e Regência, Mestre em Música pela UNESP e Doutor em Letras pela FFLCH da Universidade de São Paulo (USP). Atua na interface entre música e linguagem, nas áreas de técnica e expressão vocal (canto e fala), abordagens teóricas da interpretação musical, e na investigação sobre a genealogia e natureza do espetáculo dramático-musical. É professor adjunto na Universidade Estadual do Paraná. Como compositor atua principalmente em espetáculos de teatro, produzindo música incidental para a cena e também musicais. É autor dos musicais Orfeu XXI (2012) e Desatinos (2015).

Marcus Vinicius Moreira Martins, Universidade Estatual de Minas Gerais (UEMG/Brasil)

Marcus Vinícius Moreira Martins é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Doutor em Filologia e Língua Portuguesa, Mestre em Filologia e Língua Portuguesa e Bacharel em Linguística/Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, também cursou Matemática Aplicada e Computacional (não concluído). Desenvolve pesquisas na área de Fonética e Fonologia, sobre percepção e produção de prosódia e atua em projetos que envolvem o processamento automático da entoação e da fala, a modelagem da percepção da prosódia e a análise acústica da fala emotiva e patológica. Atualmente desenvolve protocolo para a análise da prosódia da fala de pacientes com esquizofrenia.

Waldemar Ferreira Netto, Universidade de São Paulo (USP/Brasil)

Waldemar Ferreira Netto é professor titular da Universidade de São Paulo, Bacharel em Letras-Português pela Universidade de São Paulo, Mestre em Linguística e Doutor em Linguística, na área de educação escolar indígena guarani, pela Universidade de São Paulo. Fez livre-docência sobre a prosódia da língua portuguesa na Universidade de São Paulo. Pesquisa na área de Linguística, com ênfase na fonologia, especialmente quanto à prosódia e fonética da língua portuguesa.

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Publicado

2023-07-31

Cómo citar

SOUZA, A. L. de .; MARTINS, M. V. M.; FERREIRA NETTO, W. Música y entonación en portugués. Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 267-300, 2023. DOI: 10.22481/el.v21i1.13364. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13364. Acesso em: 22 nov. 2024.