Estratégias anafóricas em redações escolares: uma proposta de ensino por meio de sequência didática (Anaphoric strategies in essays: a teaching proposal through a didactic sequence)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v22.13370

Palavras-chave:

Referenciação. Anáforas. Redação do Enem. Sequência didática.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência didática com estratégias de referenciação textual no processo de produção de redações escolares no modelo Enem. Para isso, foi feito um estudo em caráter quali-quantitativo, de natureza aplicada, adotando-se o modelo de sequência didática. A pesquisa foi realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio brasileiro e possibilitou a análise comparativa de textos produzidos em fase inicial e em fase final da intervenção proposta. Os resultados apontam uma evolução significativa no uso de processos anafóricos na produção escrita dos estudantes, evidenciando o papel coesivo da referenciação textual na construção da coerência e na projeção discursivo-argumentativa dos textos. Dessa forma, nota-se que os mecanismos anafóricos de retomada e de recategorização de objetos de discurso no plano textual, trabalhados de forma modularizada, contribuem para o uso reflexivo da língua e atuam como recursos de primeira importância na construção de sentidos.

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Biografia do Autor

Alex Marcelo da Silva Araujo, Universidade de Pernambuco (UPE/Brasil)

Alex Marcelo da Silva Araujo é mestrando em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional - PROFLETRAS - da Universidade de Pernambuco (UPE). Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês pela UPE e especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É membro do Centro de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de Pernambuco (CELLUPE), atuando como pesquisador na linha de "Lingua(gem) em uso e sociedade".

Jairo Venício Carvalhais Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Jairo Venício Carvalhais Oliveira é doutor e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor adjunto da Faculdade de Letras da UFMG, atuando na graduação (área de Linguística do Texto e do Discurso), na especialização em Língua Portuguesa (área de Leitura e Produção Textual) e no programa de mestrado profissional em Letras (área de Linguagens e Letramentos). Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Argumentação, Linguística Textual e Análise Semiolinguística do Discurso.

 

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Publicado

2024-08-17

Como Citar

ARAUJO, A. M. da S. .; OLIVEIRA, J. V. C. Estratégias anafóricas em redações escolares: uma proposta de ensino por meio de sequência didática (Anaphoric strategies in essays: a teaching proposal through a didactic sequence). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 22, p. e13370 , 2024. DOI: 10.22481/el.v22.13370. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13370. Acesso em: 26 set. 2024.