Do treinamento de habilidades ao ser-com-o-outro-na-música: duas formas de abordar o desenvolvimento de processos comunicativos com crianças e adolescentes autistas em Musicoterapia (From skills development to being-with-the-other-in-music: two approach...)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13387

Palavras-chave:

Musicoterapia; Experiência Musical Compartilhada; Comunicação; Autismo.

Resumo

Este artigo aborda duas formas de conceber e trabalhar com a experiência musical na Musicoterapia com crianças e adolescentes autistas. A partir de duas vinhetas clínicas, são apresentadas reflexões sobre como a experiência musical compartilhada pode ser mediada ou conduzida para alcançar o desenvolvimento de processos comunicacionais com pessoas autistas. Alguns conceitos da Musicoterapia, em especial da Musicoterapia Comunitária, das Neurociências, da Gestalt-terapia, dos Estudos da Deficiência e da Biologia do Conhecer são utilizados como fundamentos para o estabelecimento de um mosaico teórico que possibilita compreender o contexto e as situações clínicas, desvelando percursos clínicos possíveis nos atendimentos musicoterapêuticos.

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Biografia do Autor

Renato Tocantins Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Renato Tocantins Sampaio é Bacharel em Musicoterapia, Licenciado em Música, e Doutor em Neurociências. Desde 2010, é Professor de Musicoterapia na Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na Graduação em Música e em Musicoterapia, na Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo, no Programa de Pós-Graduação em Música e no Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Coordena o Projeto de Extensão Musicoterapia nos Distúrbios do Neurodesenvolvimento que oferece atendimentos musicoterapêuticos gratuitos a pessoas autistas e a outras populações clínicas. Foi Presidente do Comitê Latino-Americano de Musicoterapia e Representante da América Latina junto à Diretoria da Federação Mundial de Musicoterapia.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

SAMPAIO, R. T. . Do treinamento de habilidades ao ser-com-o-outro-na-música: duas formas de abordar o desenvolvimento de processos comunicativos com crianças e adolescentes autistas em Musicoterapia (From skills development to being-with-the-other-in-music: two approach...). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 21, n. 1, p. 447-272, 2023. DOI: 10.22481/el.v21i1.13387. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13387. Acesso em: 28 abr. 2024.