Do treinamento de habilidades ao ser-com-o-outro-na-música: duas formas de abordar o desenvolvimento de processos comunicativos com crianças e adolescentes autistas em Musicoterapia (From skills development to being-with-the-other-in-music: two approach...)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13387Palavras-chave:
Musicoterapia; Experiência Musical Compartilhada; Comunicação; Autismo.Resumo
Este artigo aborda duas formas de conceber e trabalhar com a experiência musical na Musicoterapia com crianças e adolescentes autistas. A partir de duas vinhetas clínicas, são apresentadas reflexões sobre como a experiência musical compartilhada pode ser mediada ou conduzida para alcançar o desenvolvimento de processos comunicacionais com pessoas autistas. Alguns conceitos da Musicoterapia, em especial da Musicoterapia Comunitária, das Neurociências, da Gestalt-terapia, dos Estudos da Deficiência e da Biologia do Conhecer são utilizados como fundamentos para o estabelecimento de um mosaico teórico que possibilita compreender o contexto e as situações clínicas, desvelando percursos clínicos possíveis nos atendimentos musicoterapêuticos.
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