Linguagem e mudança social na perspectiva da Análise Crítica do Discurso: a extensão universitária enquanto espaço de diálogo e (re)significação de saberes (Language and social change …)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v15i2.3547Palavras-chave:
Discurso, Universidade, Práticas dialógicas, Mudança socialResumo
Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da extensão universitária como espaço dialógico de construção de conhecimentos e contextualiza a universidade enquanto espaço de mudança das práticas sociais. Apresenta a extensão universitária como potência para práticas dialógicas de aprendizagem e forma de inspirar novas possibilidades para mudança e transformação social. Busca explicitar a linguagem pela perspectiva multidimensional e dialética do discurso, tendo por base a teoria da análise Crítica de Discurso (ACD), de Fairclough (2001).Também traz a concepção freireana, para o qual diálogo é um princípio educativo emancipador que promove no pensar crítico, na ação-reflexão, a mudança e transformação de mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Universidade. Práticas dialógicas. Mudança social.
Downloads
Referências
ECCO, Idanir. Ensino formal: inquietações e reflexões. Cadernos do Mestrado em Educação – Educação em construção. Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo, ano 2, n.5, p. 65-75, julho/dezembro 2003.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Izabel Magalhães, coordenadora da tradução, revisão técnica e prefácio. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FERREIRA, Liliana Soares. Educação e história. 2.ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática Editora, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 24.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
LORENZONI, Analise de Lima. A escola como espaço para o Desenvolvimento da Autonomia. In: FERREIRA, Liliana Soares; BONETI, Lindomar Wessler (orgs). Educação & Cidadania. Ijuí: Editora Unijuí, 1999, p. 33-49.
SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ. Compreender e transformar o ensino. Tradução Ernani F. da Fonseca Rosa. 4.ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
SÍVERES, Luiz. Universidade: Torre ou sino? Brasília: Editora Universa, 2006.
SÍVERES, Luiz; MENEZES, Ana Luiza Teixeira de. A mística da extensão nas fronteiras da sociedade. In: _____.(Org.). Transcendendo fronteiras: a contribuição da extensão das instituições comunitárias de ensino superior (ICES). Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011, p. 253-269.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.