Linguagem e mudança social na perspectiva da Análise Crítica do Discurso: a extensão universitária enquanto espaço de diálogo e (re)significação de saberes (Language and social change …)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v15i2.3547

Palavras-chave:

Discurso, Universidade, Práticas dialógicas, Mudança social

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da extensão universitária como espaço dialógico de construção de conhecimentos e contextualiza a universidade enquanto espaço de mudança das práticas sociais. Apresenta a extensão universitária como potência para práticas dialógicas de aprendizagem e forma de inspirar novas possibilidades para mudança e transformação social. Busca explicitar a linguagem pela perspectiva multidimensional e dialética do discurso, tendo por base a teoria da análise Crítica de Discurso (ACD), de Fairclough (2001).Também traz a concepção freireana, para o qual diálogo é um princípio educativo emancipador que promove no pensar crítico, na ação-reflexão, a mudança e transformação de mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Universidade. Práticas dialógicas. Mudança social.

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Biografia do Autor

Antonio Escandiel Souza, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ/Brasil)

Antonio Escandiel de Souza é doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professor do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Atua na linha de pesquisa Linguagem, comunicação e sociedade. Publicou resultados de pesquisas em linguística teórica e aplicada em diferentes periódicos indexados.

Aline Aparecida Cezar Costa, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ/Brasil)

Aline Aparecida Cezar Costa é Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). É Coordenadora de Extensão da mesma universidade. É Editora da revista CATAVENTOS. Tem experiência nos seguintes temas: extensão universitária e formação de professores.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

SOUZA, A. E.; COSTA, A. A. C. Linguagem e mudança social na perspectiva da Análise Crítica do Discurso: a extensão universitária enquanto espaço de diálogo e (re)significação de saberes (Language and social change …). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 15, n. 2, p. 119-129, 2017. DOI: 10.22481/el.v15i2.3547. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/3547. Acesso em: 3 dez. 2024.