O Relação interlocutiva entre brasileiros e imigrantes estabelecidos no brasil: implicação do domínio de uma modalidade de gênero de diálogo do cotidiano (Interlocutive relationship between Brazilians and immigrants…)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v16i1.4882Resumo
Este artigo apresenta os primeiros resultados de uma análise que visa compreender a diferença existente entre o domínio da língua em termos linguístico-gramaticais e o domínio de um determinado gênero e/ou modalidade de gênero discursivo, bem como a implicação desse domínio no processo de construção de sentido na relação interlocutiva. Amparados em particularidades teóricas de Bakhtin (2003) e Selinker (2014), com foco nas questões de contexto de produção de enunciados/discursos e na relação interlocutiva como fatores determinantes do gênero, procuramos compreender a dinâmica desse processo em uma modalidade específica de gênero discursivo: o diálogo do cotidiano entre falantes de diferentes idiomas. Durante as análises, três tipos de relações interlocutivas modalizadas por atores em diferentes papéis sociais foram identificadas nas falas dos dois voluntários entrevistados, sendo um campo fértil de análise da influência dessas relações no estabelecimento ou não de sentido entre os interlocutores. Nosso material de análise é, portanto, um corpus de texto transcrito produzido durante entrevista com dois indivíduos imigrantes estabelecidos em Francisco Beltrão – PR, Brasil. A apreciação dos dados é de cunho qualitativo e comparativo. A análise dos enunciados produzidos pelos indivíduos entrevistados nos auxilia na compreensão da teoria bakhtiniana sobre relação interlocutiva entre atores em seus papéis sociais e a implicação do domínio de um gênero discursivo como situação partilhada e fator relevante para a negociação/produção de sentido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.