Atuação com grupos terapêuticos no cuidado direcionado às dificuldades escolares (Dealing with therapeutic groups in care directed to school difficulties)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v17i1.5313Palavras-chave:
Leitura; Escrita, Dificuldade de Aprendizagem.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir sobre o trabalho com a linguagem em fonoaudiologia a partir de grupo terapêutico com crianças com dificuldades escolares. Discute-se o trabalho terapêutico realizado com as crianças e as orientações realizadas suas famílias e destaca-se que são dispositivos importantes para o trabalho com a escrita e a leitura, possibilitando diferentes ações com a língua/linguagem, de modo que um não substitui o outro.
Downloads
Referências
CORREA, M. B. Considerações sobre a terapia de grupo na clínica fonoaudiológica. In: LIER-DE-VITTO, M. F. (Org.). Fonoaudiologia no sentido da linguagem. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 39-48.
COUDRY, M. I. H. Projeto integrado em neurolingüística: avaliação e banco de dados. Relatório CNPq/ 521773/95-4, 2006.
FREIRE, R. M. Fonoaudiologia e Linguística: Modos de Interpretação da Linguagem. Psycholinguistics on the threshold of the year, 2000. Disponível em: < http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8499.pdf >. Acesso em: 25 jul. 2017.
MACHADO, M. L. C. A. BERBERIAN, A. P. MASSI, G. A terapêutica grupal na clínica fonoaudiológica voltada à linguagem escrita. In: SANTANA, A. P. et al. (Org.). Abordagens Grupais em Fonoaudiologia: contextos e aplicações. São Paulo: Plexus, 2007. p. 58-79.
PANHOCA, I. Prefácio. In: SANTANA, A. P. et al. (Org.). Abordagens Grupais em Fonoaudiologia: contextos e aplicações. São Paulo: Plexus, 2007.
RIBEIRO, V. V. et al. Grupo terapêutico em fonoaudiologia: revisão de literatura. Revista CEFAC, v. 14, n. 3, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcefac/2011nahead/53-11.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.