Mudanças semânticas da construção Vção no português (Semantic changes of the construction Vção in Portuguese)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i3.5678

Palavras-chave:

Construcionalização; Mudança semântica; Metáfora conceptual.

Resumo

Os estudos mais recentes pertinentes ao campo da linguística funcional vêm travando, há, pelo menos, quinze anos, diálogos mais contundentes com postulados e modelos desenvolvidos sob a égide da linguística cognitiva. À luz dessa interface, este trabalho se propõe a analisar fenômenos de construcionalização ‒ mais especificamente, os processos de mudanças de significado ‒ por trás da realidade semântica de uma microconstrução particular: o substantivo nominalizado pelo sufixo -ção "situação", com base na abordagem conceptual das metáforas. A análise realizada aqui explora um corpus, coletado em tempo real, de postagens feitas por usuários comuns na rede social Twitter (Twitter, Inc.). Algo importante que essa análise permite concluir é que o significado mobilizado pelos usos contemporâneos dessa microconstrução ‒ bem como da sua forma plural "situações" ‒ prescindem, em sua massiva maioria, dos eventuais significados tanto básicos (ou, ainda, literais) quanto metafóricos do verbo do qual ele deriva, ou seja, "situar".
PALAVRAS-CHAVE: Construcionalização; Mudança semântica; Metáfora conceptual.

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Biografia do Autor

Dalby Dienstbach, Universidade Federal Fluminense (UFF/Brasil)

Dalby Dienstbaché doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (Niterói), com atuação acadêmica e científica nas linhas de teoria e análise linguística, linguística cognitiva e semântica cognitiva. Atualmente, é pesquisador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro).

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

DIENSTBACH, D. Mudanças semânticas da construção Vção no português (Semantic changes of the construction Vção in Portuguese). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 3, p. 21-35, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i3.5678. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5678. Acesso em: 22 dez. 2024.