Entre cognição e discurso: estereótipos de gênero, mulher e política (In between cognition and discourse: gender stereotypes, woman and politics)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v18i3.7952

Palavras-chave:

Pré-discursos; Memória

Resumo

O presente artigo propõe analisar uma expressão que vem se destacando no cenário político nacional, especialmente: “ELA É (UM) [Np masculino] DE SAIA(S)”, como em “Bolsonaro de saias”, em referência à deputada federal Joice Hasselmann. A análise assenta-se na articulação entre discurso e cognição a partir da categoria dos pré-discursos (PAVEAU, 2013a), concebida como quadros partilhados de crenças, saberes e práticas que informam os discursos, tanto para produção quanto para interpretação. Articulada a uma reflexão em torno dos estereótipos de gênero como enquadres primários (primary frames) (RIDGEWAY, 2009), a análise aponta para uma construção da representação do feminino na política brasileira fortemente atrelada ao universo masculino, reforçando, ao fim e ao cabo, a dualidade entre público e privado, segundo a qual à mulher caberia este último espaço.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Vilela-Ardenghi, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Brasil)

Ana Carolina Vilela-Ardenghi é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2014) e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). É professora do curso de Letras e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Desenvolve pesquisas em Análise do Discurso, interessando-se, especialmente, por temas relacionados à circulação de representações do feminino nos discursos.

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

VILELA-ARDENGHI, A. C. Entre cognição e discurso: estereótipos de gênero, mulher e política (In between cognition and discourse: gender stereotypes, woman and politics). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 18, n. 3, p. 173-188, 2020. DOI: 10.22481/el.v18i3.7952. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7952. Acesso em: 22 dez. 2024.