Contribuições do estudo de aquisição da linguagem: teoria linguística, prática clínica e intervenção pedagógica (Contributions of the language acquisition study: linguistic theory, clinical practice and pedagogical intervention)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v22.9445

Palavras-chave:

Aquisição de linguagem, Teoria linguística, Prática clínica, Linguística e ensino, Áreas de atuação da Linguística

Resumo

Nesta revisão da literatura, discutimos as contribuições que estudos de aquisição da linguagem apresentam para além de seus objetivos primários relacionados à descrição do processo de incorporação do idioma pelas crianças. Apresentamos duas grandes contribuições, uma para a teoria linguística e outra para intervenções clínicas e pedagógicas. Quanto à primeira, discorremos sobre a contribuição de estudos de aquisição de L1 na descrição da categorização dos sons nas línguas, na validação de princípios da gramática universal, na verificação da hierarquia sintática de categorias funcionais na representação mental, na formulação de hipóteses sobre a perda linguística e no entendimento do processo de mudança linguística. Quanto à segunda, discorremos sobre como estudos de aquisição podem colaborar na diferenciação da aquisição típica e atípica, bem como diferenciar tipos de patologias linguísticas, como atraso na linguagem e desvio fonológico, além de discutir sobre a colaboração no entendimento das dificuldades dos indivíduos em processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil)

Jean Carlos da Silva Gomes é doutor e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, atua como professor temporário de Língua e Literatura em Espanhol na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Seus interesses de pesquisa versam sobre aquisição e perda de linguagem com foco nas categorias de tempo e aspecto com base na teoria gerativa e aquisição/ensino de espanhol como língua estrangeira. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2024-08-17

Como Citar

GOMES, J. C. da S. Contribuições do estudo de aquisição da linguagem: teoria linguística, prática clínica e intervenção pedagógica (Contributions of the language acquisition study: linguistic theory, clinical practice and pedagogical intervention). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 22, p. e9445, 2024. DOI: 10.22481/el.v22.9445. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/9445. Acesso em: 2 nov. 2024.