Formação em Neurolinguística no IEL: dissertações e teses a partir de “Diário de Narciso” (Neurolinguistic Education at the IEL: Theses and Dissertations according to "Narcisuss Diary")

Autores

  • Mara Lúcia Fabricio de Andrade Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v6i2.1066

Palavras-chave:

Neurolingüística, Formação acadêmica, Banco de dados

Resumo

A universidade se configura pela existência de um tripé que se institui com a extensão de serviços à comunidade, com a formaçãode profissionais/pesquisadores (graduação e pós-graduação) e com a pesquisa. Nosso objetivo é trabalhar com a perspectiva do projeto História das Idéias Lingüísticas, pensando na constituição do saber em Neurolingüística. A questão que formulamos é: como se configura a formação acadêmica (Mestrado e Doutorado) em Neurolingüística no IEL? O enfoque na formação acadêmica se justifica pelo fato de que a pós-graduação constitui-se em uma evidência da institucionalização. O CCA (extensão) e o BDN (exemplo de pesquisa), presentes, direta ou indiretamente, nas dissertações e teses contribuem para tornar esses trabalhos (exemplos de formação) parte de um corpo único, reflexo da institucionalização da Neurolingüística no IEL, que, com esse trabalho de formação, tende a possíveis expansões para outras instituições.
PALAVRAS-CHAVE: Neurolingüística. Formação acadêmica. Banco de dados.

ABSTRACT
The University is formed by the existence of a tripod that is established by the extended services to the community, by the education of professionals/researchers (graduation and post graduation) and by research. Our aim is to work with the perspective of the project "History of Linguistic Ideas”, focusing on the constitution of knowledge in Neurolinguistics. The following question was formulated: How is the Neurolinguistics academic education (Masters and Doctorate) at the IEL? The focus on the academic education is justified by the fact that the post graduation consists itself of an evidence of the institutionalization. The CCA (extension) and the BDN (research model), directly or indirectly present in the dissertations and theses contribute to convert these works (academic education) into part of a single body, a result of the institutionalization of the Neurolinguistics at the IEL, which, with this graduation work, tends to spread to other institutions.
KEYWORDS: Neurolinguistics. Academic education. Database.

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Biografia do Autor

Mara Lúcia Fabricio de Andrade, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/Brasil)

Mara Lúcia Fabricio de Andrade é Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Neurolinguística, atuando principalmente na relação entre linguagem, cérebro e mente voltada para o estudo da atenção e memória.

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Publicado

2008-12-30

Como Citar

ANDRADE, M. L. F. de. Formação em Neurolinguística no IEL: dissertações e teses a partir de “Diário de Narciso” (Neurolinguistic Education at the IEL: Theses and Dissertations according to "Narcisuss Diary"). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 6, n. 2, p. 37-66, 2008. DOI: 10.22481/el.v6i2.1066. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1066. Acesso em: 16 abr. 2024.