Imagem histórica e edição eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v7i1.1082Keywords:
Imagem digital. Escrita multimídia. Fotografía. Arquiivos fotográficos. Arquiivos audiovisuais; Edição electrônica.Abstract
Os suportes digitais para o registro e a Rede para a difusão oferecem atrativas possibilidades de uso da fotografia e do filme dentro de uma nova escrita multimídia. É notável a intensa migração nos últimos anos da imagem desde seus suportes tradicionais aos suportes digitais. Mas a digitalização da imagem é somente o começo, a condição prévia para desenvolver novas formas de apresentar essas imagens e de associá-las ao texto e ao som. Este artigo faz referência a dois trabalhos pioneiros em que se experimentou o uso da fotografia e do filme digitalizados diferente do comum em um manuscrito do livro ou um filme de celulóide. A proposta de escrita com imagens (estática e cinética) que se encontra nestes dois trabalhos permanece válida hoje, quando a imagem digital e o processo de digitalização de arquivos fotográficos e audiovisuais são gerais, mas falta a decisão aproveitar esses depósitos com novas formas de escrita multimídia.
PALAVRAS-CHAVE: Imagem digital. Escrita multimídia. Fotografía. Arquiivos fotográficos. Arquiivos audiovisuais; Edição electrônica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Estudos da Língua(gem) is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in the journal Estudos da Língua (gem) agree with the following terms:
The journal Estudos de Língua(gem) maintains the copyrights of the contributions published. These rights include the publication of the contribution and make its content available for free through the portal.