Imagen histórica y edición electrónica (Imagem histórica e edição eletrônica)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v7i1.1082Palabras clave:
Imagen digital, Escritura multimedia, Fotografía, Archivos fotográficos, Archivos audiovisuales, Edición electrónicaResumen
Os suportes digitais para o registro e a Rede para a difusão oferecem atrativas possibilidades de uso da fotografia e do filme dentro de uma nova escrita multimídia. É notável a intensa migração nos últimos anos da imagem desde seus suportes tradicionais aos suportes digitais. Mas a digitalização da imagem é somente o começo, a condição prévia para desenvolver novas formas de apresentar essas imagens e de associá-las ao texto e ao som. Este artigo faz referência a dois trabalhos pioneiros em que se experimentou o uso da fotografia e do filme digitalizados diferente do comum em um manuscrito do livro ou um filme de celulóide. A proposta de escrita com imagens (estática e cinética) que se encontra nestes dois trabalhos permanece válida hoje, quando a imagem digital e o processo de digitalização de arquivos fotográficos e audiovisuais são gerais, mas falta a decisão aproveitar esses depósitos com novas formas de escrita multimídia.
PALAVRAS-CHAVE: Imagem digital. Escrita multimídia. Fotografía. Arquiivos fotográficos. Arquiivos audiovisuais; Edição electrônica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estudos da Língua(gem) está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.
Los autores que publican en el periódico Estudios de la Lengua (g) concuerdan con los siguientes términos:
La revista Estudios del Lenguaje mantiene los derechos de autor de las contribuciones publicadas. Estos derechos incluyen la publicación de la contribución y pondrá a disposición su contenido gratuitamente a través del portal