Gradualité, une constante dans la sémantique argumentative

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v13i1.1280

Keywords:

Sémantique Argumentative, Concept de gradualité, Evolution du concept

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar o conceito de gradualidade, criado e desenvolvido pela Semântica Argumentativa, de Oswald Ducrot e colaboradores. Esse conceito foi inicialmente divulgado em 1973, quando da publicação francesa de La preuve et le dire, de Ducrot, no capítulo 13, Les échelles argumentatives, e permanece, é o que tentarei mostrar neste estudo, ao longo das várias versões da Teoria da Argumentação na Língua, incluindo a última, a Teoria dos Blocos Semânticos. A gradualidade é uma relação semântica estabelecida entre palavras, no âmbito do sistema linguístico, a qual fortalece ou enfraquece argumentativamente as expressões assim relacionadas.
PALAVRAS-CHAVE: Semântica Argumentativa. Conceito de gradualidade. Evolução do conceito.

RÉSUMÉ
L’objectif de cet article est celui d’analyser le concept de gradualité, crié et développé par la Sémantique Argumentative, de Oswald Ducrot et collaborateurs. Ce concept a été initialement divulgué en 1973, lors de la publication française de La preuve et le dire, de Ducrot, dans son treizième chapitre, Les échelles argumentatives, et il demeure, c’est ce que j’essayerai de montrer dans cette étude, au long des différentes versions de la Théorie de l’Argumentation dans la Langue, y incluse la dernière, la Théorie des Blocs Sémantiques. La gradualité est une relation sémantique établie entre des mots, dans le domaine du système linguistique, qui renforce ou affaiblie argumentativement les expressions ainsi reliées.
MOTS-CLÉS: Sémantique Argumentative. Concept de gradualité. Evolution du concept.

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Author Biography

Tânia Maris de Azevedo, University of Caxias do Sul (UCS/Brazil)

Tânia Maris de Azevedo é Doutora e mestree em Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Desenvolveu estágio de pós-doutoramento em Educação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, por meio de uma pesquisa interdisciplinar intitulada Por uma aprendizagem significativa da língua materna: o ensino fundamentado em Ausubel e Saussure. É professora do corpo permanente do Mestrado em Educação, do Doutorado em Letras e do Curso de Letras-Licenciatura, da Universidade de Caxias do Sul. Suas áreas de atuação em pesquisa e ensino (em cursos de graduação e pós-graduação) são, principalmente, semântica argumentativa, discurso, enunciação, leitura e produção escrita, transposição didática e prática de ensino. Atua, também, como consultora nos seguintes temas: proposta pedagógica, competências e habilidades, formação de conceitos, problematização, planejamento e avaliação educacional e ensino de língua.

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Published

2015-06-30

How to Cite

AZEVEDO, T. M. de. Gradualité, une constante dans la sémantique argumentative. Language Studies, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 81-96, 2015. DOI: 10.22481/el.v13i1.1280. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1280. Acesso em: 23 nov. 2024.