Point of view : the blind spot of the theories of polyphony

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v13i1.1292

Keywords:

Polyphony. Subjectivity. enunciation

Abstract

In this article, we discuss some issues about the subjectivity and polyphony studies set out from the language. At first, introducing the concept of polyphony that Anscombre and Paige established in their linguistic studies and the reconfiguration of this concept by Carel and Duprot. Secondly, we discussed how the point of view is treated in studies developed in Brazil, from the operation enunciative forwarding information proposed by Guimaraes.
KEYWORDS: Polyphony. Subjectivity. enunciation

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Author Biography

Monica G. Zoppi Fontana, State University of Campinas - (Unicamp/Brazil)

Mónica G. Zoppi Fontana é Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora MS3 do Departamento de Linguística, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência docente e em pesquisa na área de Linguística, com ênfase nas especialidades de Semântica da Enunciação, Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas. É pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Urbanos (LABERUB), NUDECRI/UNICAMP e participa do quadro docente do Mestrado Multidisciplinar em Jornalismo Científico e Cultural, IEL/LABJOR, UNICAMP. Participa, também, em Programas Estaduais e Municipais de Formação Continuada de Professores em Língua Portuguesa. Coordena ambientes virtuais de educação à distância, nas modalidades de extensão e de ensino e tem experiência na produção de material didático multimídia. Sua pesquisa aborda questões de políticas linguísticas, saber urbano e linguagem, discurso político e jurídico, divulgação científica, enunciação e processos de subjetivação, argumentação e processos de designação. É pesquisadora do CNPq.

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Published

2015-06-30

How to Cite

FONTANA, M. G. Z. Point of view : the blind spot of the theories of polyphony. Language Studies, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 249-283, 2015. DOI: 10.22481/el.v13i1.1292. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1292. Acesso em: 21 nov. 2024.