A subjetivação do “novo idoso” em textos da mídia ( “New elderly’s” subjectivation in the media texts)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v10i2.1190

Palavras-chave:

Idoso, Mídia, Subjetivação

Resumo

A partir de uma série enunciativa composta de textos veiculados na mídia, analisa-se o processo de subjetivação do chamado novo idoso. A articulação das memórias ali presentes aponta a objetivação de um idoso ativo social, financeira e sexualmente. Essa prática discursiva emerge de uma rede de poderes que, de um lado, busca gerir os corpos dessa faixa crescente da população e, de outro, promove uma injunção à adoção de tal padrão pelos sujeitos que são expostos a esses enunciados.
PALAVRAS-CHAVE : Idoso. Mídia. Subjetivação.

ABSTRACT
From an enunciative series composed by texts conveyed in the media, we propose to analyze the process of subjectivation of called the new elderly. The articulation of memories present pointing the objectification of an elderly active socially, financially and sexually. This discursive practice emerges from a network of powers, on the one hand, it seeks to manage the bodies that range from increasing population and, on the other, promotes an injunction the adoption of such a pattern of subjects who are exposed to these statements.
KEYWORDS: Elderly, Media. Subjectivation.

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Biografia do Autor

Pedro Navarro, Universidade Estadual de Maringá (UEM/Brasil)

Pedro Navarro é Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, campus de Araraquara. De 2010 e 2011 realizou estágio de pós-doutoramento no Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas. É professor do Programa de Pós-Graduação em Letras e de cursos da graduação da Universidade Estadual de Maringá, da UEM. É lider de GEF - Grupo de Estudos Foucaultianos da UEM. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, sentido, mídia e identidade.

Adélli Bortolon Bazza, Universidade Estadual de Maringá (UEM/Brasil)

Adélli Bortolon Bazza é doutoranda e mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. É membro do Grupo de Estudo Foucaulteanos GEF-UEM. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, mídia e identidade.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

NAVARRO, P.; BAZZA, A. B. A subjetivação do “novo idoso” em textos da mídia ( “New elderly’s” subjectivation in the media texts). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 10, n. 2, p. 143-159, 2012. DOI: 10.22481/el.v10i2.1190. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1190. Acesso em: 19 abr. 2024.