A teoria da comunicação de Jakobson: suas marcas no ensino de Língua Portuguesa ( The theory of communication by Jakobson: Its marks in Portuguese Language teaching)

Autores/as

  • Paula Gaida Winch Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil)
  • Silvana Schwab do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v10i2.1196

Palabras clave:

Teoria da comunicação, Livro didático de português, Expressão oral

Resumen

Este artigo visa entender se e como a Teoria da Comunicação, de Roman Jakobson, está presente nas atividades de cunho oral do livro didático de Português Projeto Radix - 7º ano. Constatou-se que, na maioria das atividades, o texto oral tem por base o texto escrito, sendo o texto oral espontâneo pouco abordado. A oralidade é pensada, especialmente, a partir do fator constitutivo do ato de comunicação verbal - o canal; sendo mais recorrente a função fática. Observou-se que apesar da teoria da comunicação não estar nos referenciais desse livro, ela se encontra nele, implicitamente e sob outras denominações.
PALAVRAS-CHAVE : Teoria da comunicação. Livro didático de português. Expressão oral

ABSTRACT
This paper aims to understand if and how the Theory of Communication, by Roman Jakobson, is in oral activities from Portuguese textbook – Projeto Radix, 7th grade. It was pointed out that, in most of the activities, the oral text has as basis the written, dealing a few with spontaneous oral text. The oral expression is thought, specially, from the constitutive factor of act of verbal communication – the contact; being the phatic function the most appealing. In general, it was perceived that, despite the theory of communication not be in textbook theoretical references, it is there, implicitly and with other terminology.
KEYWORDS: Theory of Communication. Portuguese Textbook. Oral expression.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Gaida Winch, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil)

Paula Gaida Winch é Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria/RS (PPGLetras/UFSM). É Mestre em Educação e Licenciada em Letras Português – Inglês e respectivas literaturas pela UFSM. Tem experiência na área de Ensino e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, oralidade, linguística e metodologia científica em trabalhos acadêmicos.

Silvana Schwab do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil)

Silvana Schwab Nascimento é Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria/RS (PPGLetras/UFSM). É Mestre em Letras pela UFSM, Licenciada em Letras Português e respectivas literaturas. Atualmente é professora substituta no Curso de Letras da UFSM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, gramática, leitura e produção de texto e linguística.

Citas

BLIKSTEIN, I. Entrevista. História das Ideias Linguísticas. Relatos, n.6, 2000. Entrevistadores: Diana Luz Pessoa de Barros, Eduardo Guimarães, Eni P. Orlandi e José Luiz Fiorin. Disponível em: <http://
www.unicamp.br/iel/hil/publica/relatos_06.html#entrevista>. Acesso em: 10 jan. 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos - PNLD 2011: Língua Portuguesa. Brasília/BR: Ministério da Educação, 2010. 152 p. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-guia-do-livro-didatico/2349-guia-pnld-2011>. Acesso em: 21 mar. 2011.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2011.
GERALDI, J. W. Unidades básicas do ensino de Português. In: _____. (Org.). In: O texto na sala de aula. 2.ed., Cascavel: ASSOESTE, 1984. p. 49-69.
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 22.ed. Tradução de Izidoro Blikstein; José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2010.
SCHNAIDERMAN, B. Uma viagem dos diálogos. In: JAKOBSON; R.; POMORSKA, K. Diálogos. Tradução do francês de Elisa Angotti Kossovitch. São Paulo: Cultrix, 1985. p. 1-7. Edição original em francês: 1980.
TERRA, E.; CAVALLETE, F. T. Projeto Radix: português, 7o ano. São Paulo: Scipione, 2009. Manual do Professor. (Coleção Projeto Radix).
WINCH, P. G. Leitura, produção textual, oralidade e conhecimentos linguísticos: possíveis avanços entre PCN-EF e PNLD 2011. In: SEMINÁRIO SOBRE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE/ ESCOLA, 2.; SEMINÁRIO SOBRE IMPACTOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NAS REDES ESCOLARES, 2., 2011, Santa Maria. Anais... Santa Maria: UFSM, 2011. CD-ROM.

Publicado

2012-12-30

Cómo citar

WINCH, P. G.; NASCIMENTO, S. S. do. A teoria da comunicação de Jakobson: suas marcas no ensino de Língua Portuguesa ( The theory of communication by Jakobson: Its marks in Portuguese Language teaching). Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 219-236, 2012. DOI: 10.22481/el.v10i2.1196. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1196. Acesso em: 22 nov. 2024.