A teoria da comunicação de Jakobson: suas marcas no ensino de Língua Portuguesa ( The theory of communication by Jakobson: Its marks in Portuguese Language teaching)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v10i2.1196Palabras clave:
Teoria da comunicação, Livro didático de português, Expressão oralResumen
Este artigo visa entender se e como a Teoria da Comunicação, de Roman Jakobson, está presente nas atividades de cunho oral do livro didático de Português Projeto Radix - 7º ano. Constatou-se que, na maioria das atividades, o texto oral tem por base o texto escrito, sendo o texto oral espontâneo pouco abordado. A oralidade é pensada, especialmente, a partir do fator constitutivo do ato de comunicação verbal - o canal; sendo mais recorrente a função fática. Observou-se que apesar da teoria da comunicação não estar nos referenciais desse livro, ela se encontra nele, implicitamente e sob outras denominações.
PALAVRAS-CHAVE : Teoria da comunicação. Livro didático de português. Expressão oral
ABSTRACT
This paper aims to understand if and how the Theory of Communication, by Roman Jakobson, is in oral activities from Portuguese textbook – Projeto Radix, 7th grade. It was pointed out that, in most of the activities, the oral text has as basis the written, dealing a few with spontaneous oral text. The oral expression is thought, specially, from the constitutive factor of act of verbal communication – the contact; being the phatic function the most appealing. In general, it was perceived that, despite the theory of communication not be in textbook theoretical references, it is there, implicitly and with other terminology.
KEYWORDS: Theory of Communication. Portuguese Textbook. Oral expression.
Descargas
Citas
www.unicamp.br/iel/hil/publica/relatos_06.html#entrevista>. Acesso em: 10 jan. 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos - PNLD 2011: Língua Portuguesa. Brasília/BR: Ministério da Educação, 2010. 152 p. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-guia-do-livro-didatico/2349-guia-pnld-2011>. Acesso em: 21 mar. 2011.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2011.
GERALDI, J. W. Unidades básicas do ensino de Português. In: _____. (Org.). In: O texto na sala de aula. 2.ed., Cascavel: ASSOESTE, 1984. p. 49-69.
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 22.ed. Tradução de Izidoro Blikstein; José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2010.
SCHNAIDERMAN, B. Uma viagem dos diálogos. In: JAKOBSON; R.; POMORSKA, K. Diálogos. Tradução do francês de Elisa Angotti Kossovitch. São Paulo: Cultrix, 1985. p. 1-7. Edição original em francês: 1980.
TERRA, E.; CAVALLETE, F. T. Projeto Radix: português, 7o ano. São Paulo: Scipione, 2009. Manual do Professor. (Coleção Projeto Radix).
WINCH, P. G. Leitura, produção textual, oralidade e conhecimentos linguísticos: possíveis avanços entre PCN-EF e PNLD 2011. In: SEMINÁRIO SOBRE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE/ ESCOLA, 2.; SEMINÁRIO SOBRE IMPACTOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NAS REDES ESCOLARES, 2., 2011, Santa Maria. Anais... Santa Maria: UFSM, 2011. CD-ROM.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estudos da Língua(gem) está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.
Los autores que publican en el periódico Estudios de la Lengua (g) concuerdan con los siguientes términos:
La revista Estudios del Lenguaje mantiene los derechos de autor de las contribuciones publicadas. Estos derechos incluyen la publicación de la contribución y pondrá a disposición su contenido gratuitamente a través del portal