Madame Satã: a potência de um corpo em cena ( Madame Satã: the power of a body on the scene)

Autores/as

  • Geisa Rodrigues Universidade Federal Fluminense (UFF/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v12i1.1246

Palabras clave:

Subjetividade, Afetos, Homossexualidade, Corpo, Cinema

Resumen

Este artigo se debruça sobre a análise dos efeitos políticos da configuração do personagem Madame Satã, no filme "Madame Satã" (2002), de Karim Aïnouz. Destaca-se, no caso, uma intimidade que nasce de uma proximidade construída no espaço e no tempo diegéticos e que ao mesmo tempo permite explorar lugares e situações praticamente atemporais e indefinidos: pele, poros, mofo e rachaduras nas paredes, suor, purpurina, tecidos, objetos de cena cotidianos. Desta forma, o corpo de Satã assume o lugar de uma fala política que substitui a representação, instaurando novos formatos de resistência no cinema brasileiro contemporâneo.
PALAVRAS-CHAVE: Subjetividade. Afetos. Homossexualidade. Corpo. Cinema.

ABSTRACT
This article focuses on the analysis of the political effects of the configuration of the character Madame Satã, in Madame Satã (2002), by Karim Aïnouz. It is noteworthy, in this case, an intimacy born of proximity built in space and diegetic time that, at the same time, lets you explore places and virtually timeless and undefined situations: skin, pores, cracks and mold on the walls, sweat, glitter, clothes, objects of everyday scene. Thus, the body takes the place of a political speech that replaces the representation by introducing new forms of resistance in contemporary Brazilian cinema.
KEYWORDS: Subjectivity. Afects. Homossexuality. Body. Cinema.

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Biografía del autor/a

Geisa Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF/Brasil)

Geisa Rodrigues é professora adjunta do curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Comunicação e Imagem pela UFF e Doutora em Letras pela PUC-Rio. Em 2013, publicou o livro As múltiplas faces de Madame Satã: estéticas e políticas do corpo, pela Editora da Universidade Federal Fluminense (EdUFF).

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Publicado

2014-06-30

Cómo citar

RODRIGUES, G. Madame Satã: a potência de um corpo em cena ( Madame Satã: the power of a body on the scene). Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 175-193, 2014. DOI: 10.22481/el.v12i1.1246. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1246. Acesso em: 26 nov. 2024.