A verdadeira história de Lena Baker: cinema e história na construção da memória ( The true story of Lena Baker: cinema and history in the construction of memory)

Autores/as

  • Milene Silveira Gusmão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)
  • Joslan Santos Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v12i1.1247

Palabras clave:

Cinema, História, Memória

Resumen

Este artigo toma o filme A verdadeira história de Lena Baker como índice analítico para discutir relações que se estabelecem entre os campos historiográfico e cinematográfico na construção da memória social. Considerando o convívio ambíguo e provocador que se estabelece entre historiografia e memória, a reflexão pauta a importância das narrativas cinematográficas baseadas em fatos reais, sejam ficcionais ou documentais, para discutir e problematizar a construção e a ressignificação de lugares de memória.
PALAVRAS-CHAVE: Cinema. História. Memória.

ABSTRACT
This article takes the film The Lena Baker Story as an analytical index to discuss relations established between historiographical and cinematic fields in the construction of social memory. Considering the ambiguous and provocative interaction established between historiography and memory, the reflection says about the importance of cinematic narratives based on real events, or whether fictional or documentary, to discuss and problematize the construction and reinterpretation of places of memory.
KEYWORDS: Cinema. History. Memory.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milene Silveira Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Milene Silveira Gusmão é professora Adjunta do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, ambos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenadora do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo UESB. Líder do Grupo de Pesquisa em Cinema e Audiovisual: memória e processos de formação cultural. Pesquisadora do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento da UnB. Integrante da Rede Latinoamericana em Educação, Cinema e Audiovisual –- Rede Kino.

Joslan Santos Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Joslan Santos Sampaio é mestre pelo Programa de Pós Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente é professor do ensino médio da Secretaria de Educação da Bahia.

Citas

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. Brincando de ir ao passado: entrevista com prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Junior. Revista Território e Fronteiras, Cuiabá, v. 5, n. 2, p. 275-296, jul./dez. 2012.
______. Entrevista realizada com o Professor Doutor Durval Muniz de Albuquerque, em primeiro de junho de 2011. Revista de Teoria da História, ano 2, n. 5, p. 257-265, jun. 2011.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. (Org.). Usos e abusos da História oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
D’ALÉSSIO, M. B. M. Memória: leituras de M. Halbwachs e P. Nora. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 1, n. 25, p. 97-107, 1994.
HARTOG, François. Evidência da história: o que os historiadores veem. Tradução de Guilherme João de Freitas com a colaboração de Jaime A. Clasen. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão et al. 4. ed. Campinas: UNICAMP, 1996.
LEJUENE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Tradução de Joivita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
NORA, Pierre. Entre a memória e a História: a problemática dos lugares. Projeto História, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Sensibilidades no tempo, tempo das sensibilidades. Nuevo Mundo Nuevos Mundos, 4 fev. 2005. Disponível em: <http://nuevomundo.revues.org/index229.html>. Acesso em: 13 out. 2013.
ROSSINI, Miriam de Souza. As marcas do passado: o filme histórico como efeito do real. 1999. Tese (Doutorado em História) – UFRGS/ Programa de Pós-Graduação em História, Porto Alegre, 1999.
TEIXEIRA, Ivan. Poética cultural: literatura & História. Politéia: História e Sociedade, Vitória da Conquista: Edições UESB, v. 6, n. 1, p. 31-56, 2002.
VILAS BOAS, Sergio. Biografismo: reflexões sobre as escritas da vida. São Paulo: Editora UNESP, 2008.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

GUSMÃO, M. S.; SAMPAIO, J. S. A verdadeira história de Lena Baker: cinema e história na construção da memória ( The true story of Lena Baker: cinema and history in the construction of memory). Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 195-216, 2014. DOI: 10.22481/el.v12i1.1247. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1247. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a