Do lugar discursivo ao efeito-leitor: o funcionamento do discurso em blogs de Divulgação Científica (From the discursive place to the reader effect: the functioning of speech in blogs of scientific discourse)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v14i2.1312Palabras clave:
Blogs, Discurso de divulgação científica, Efeito-leitor, Lugar discursivoResumen
Neste artigo, analisamos o funcionamento do efeito-leitor no discurso de divulgação científica inscrito nos blogs do ScienceBlogs Brasil, com base teórica na Análise do Discurso de filiação pecheuxtiana. Pensamos o blog como um objeto político e simbólico. Nessa trama, o efeito-leitor funciona intrincadamente ao lugar discursivo e à posição-sujeito ocupada, sendo que uma posição-sujeito também é projetada ao leitor. As análises mostram o funcionamento de dois efeitos-leitores dominantes: o analfabeto-científico e o especialista, os quais determinam o imaginário de ciência divulgada nos blogs: a ciência-mercadoria e a ciência-régia, instituindo, assim, a divisão social do trabalho da leitura de arquivos.
PALAVRAS-CHAVE: Blogs. Discurso de divulgação científica. Efeito-leitor. Lugar discursivo.
ABSTRACT
In this article, we analyze the functioning of the reader-effect in the discourse of scientific divulgation inscribed in the blogs of ScienceBlogs Brazil, with theoretical basis in the Discourse Analysis of pecheuxtiana affiliation. We think of the blog as a political and symbolic object. In this plot, the reader-effect works, intricately to the discursive place and occupied subject-position, and a subject position is also designed to the reader. The analyzes show the functioning of two dominant reader-effects: the illiterate-scientific and the specialist, which determine the imaginary of science divulged in the blogs: the merchandise-science and the regal-science, instituting, thus, the social division of the work of the reading of archives.
KEYWORDS: Blogs. Reader-effect. Discourse of scientific divulgation. Discursive place.
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