Gradiente contextual y cambio constructivo en los adverbios preposicionales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v19i4.13443

Palabras clave:

Adverbios preposicionales; Cambio constructivo; Marco discursivo; Gramática de la construcción.

Resumen

Investigamos el gradiente contextual y la configuración de patrones constructivos del esquema constructivo del adverbio preposicional (antes, frente a, frente a/a, frente a), en portugués brasileño, y analizamos los contextos motivadores a partir de las definiciones de Diewald. (2002) y Diewald y Smirnova (2012). Para ello, utilizamos una metodología cualitativa y datos de dos periódicos (Folha de São Paulo; Estadão), en el período de 2017, en los que analizamos el significado de los lexemas, y los diversos tipos de contexto(s) en los que el Se utilizan expresiones del lenguaje (construcciones). Del análisis, vimos que los diferentes patrones de uso pueden ser vistos como un proceso de analogización y que los significados emergen del reconocimiento de la categorización híbrida de esta categoría, en un continuo categórico, en el cual el gradiente entre las propiedades preposicionales y adverbiales es procesado.

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Biografía del autor/a

Marcos Luiz Wiedemer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Brasil)

Marcos Luiz Wiedemer é doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Preto), com doutorado sanduíche na Erfurt Universität (Erfurt-Alemanha); mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciado em Letras-Português/Inglês pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente é professor adjunto de linguística na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi Coordenador Geral do PPLIN - Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (Stricto Sensu) - gestão (2016-2018/2018-2020) e Chefe do Departamento de Letras (2015-2016) da Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) - São Gonçalo/RJ. É membro (pesquisador) do Grupo de Estudos Discurso & Gramática (UFF) e do Grupo de Pesquisas -Grupo de Estudos Sociofuncionalistas - (UFMS) e lidera o Grupo de Pesquisa "Interfaces Linguísticas" (UERJ). Foi membro do Conselho (Estudos Linguísticos) da ANPOLL (2018-2020) e foi Coordenador da Comissão - Linguística e Cognição - da Abralin (2020-2021). Membro do Corpo de Embaixadores da Olimpíada Brasileira de Linguística. Coordenador do Laboratório de Formação Permanente em Letras: ações coletivas, docência e ensino (LABLETRAS/UERJ). Atua na área de docência (graduação e pós-graduação) e pesquisa em linguística, língua portuguesa e metodologias. Possui publicações em anais de eventos nacionais e internacionais, e em periódicos especializados. Áreas de interesse: Gramática de Construções; Modelos Baseados no Uso; Linguística Cognitivo-Funcional e Sociolinguística.

Fabio Rodrigo Gomes da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil)

Fabio Rodrigo Gomes da Costa é mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN-Uerj/FFP) e doutorando em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra o projeto PREDICAR (Formação e expressão de predicados complexos: estabilidade, variação e mudança construcional). Atualmente é professor de língua portuguesa (Secretaria Estadual de Educação), membro do grupo de pesquisa Discurso & Gramática (D&G) e cronista do jornal Daki e da revista eletrônica Entre poetas e poesias.

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Publicado

2021-12-30

Cómo citar

WIEDEMER, M. L. .; COSTA, F. R. G. da . Gradiente contextual y cambio constructivo en los adverbios preposicionales. Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 333-360, 2021. DOI: 10.22481/el.v19i4.13443. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13443. Acesso em: 24 ago. 2024.