Mapeamento da evolução histórica do uso e ocupação do solo no município de João Pessoa-PB, de 1985 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15608Palavras-chave:
uso e ocupação, mosaico agrícola, urbanização, variação espaço-temporal, INPEResumo
O mapeamento do Uso e Ocupação do solo constitui um procedimento que permite analisar como determinada área está sendo ocupada e qual o reflexo disso na sociedade. Nesse sentido, este trabalho foi desenvolvido com objetivo de mapear a ocupação do solo da cidade de João Pessoa-PB, onde configura uma das cidades que mais crescem no Brasil. Assim, este artigo foi desenvolvido a partir do processamento de imagens obtidas do sistema INPE e do LANDSAT 5 e 8. O período de 1985 a 2022 apresenta modificações no uso em áreas urbanas e agrícolas, onde se observa o aumento dos núcleos urbanos. A supressão da vegetação e a impermeabilização do solo constituem os problemas mais recorrentes desse processo de expansão urbana.
Downloads
Metrics
Referências
ASSIS, J. M. O. et al. Mapeamento do uso e ocupação do solo no município de Belém de São Francisco–PE nos anos de 1985 e 2010. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 7, n. 05, p. 858-869, 2014.
FILIPEIA- Mapas da Cidade. Disponível em: https://filipeia.joaopessoa.pb.gov.br/. Acesso: 22 Jul, 2024.
INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Catálogo de imagens. Disponível em: . Acesso em: 17 Jun. 2024
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2020: Resultados Preliminares. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.
MAPBIOMAS. Coleção 8: Uso e cobertura do solo do Brasil. Disponível em: https://mapbiomas.org/colecao8 Acesso em: 17 Jun, 2024.
MENESES, B. M.; VALE, M. J.; REIS, R.. Uso e ocupação do solo. Uso e Ocupação do Solo em Portugal Continental: Avaliação e Cenários Futuros. Projeto LANDYN, p. 16-52, 2014.
NASCIMENTO, T. V.; FERNANDES, L. L. Mapeamento de uso e ocupação do solo em uma pequena baciahidrográfica da Amazônia. Ciência e Natura, v. 39, n. 1, p. 169-177, 2017.
RAFAEL, RA; SILVEIRA, T. de A.; DINIZ, JMT; WANDERLEY, JAC; MARACAJÁ, PB Estudo das implicações ambientais no município de João Pessoa-PB devido ao crescimento urbano. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.] , v. 1, pág. 286–293, 2013.
ROSA, E. P. da et al. Mapeamento do uso e ocupação da terra no município de Jaguari RS. Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento, v. 1, p. 6890- 6894, 2017.
SANTOS¹, A. B. dos. Mapeamento de uso e ocupação do solo do município de Uberlândia-MG utilizando técnicas de Geoprocessamento. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto-SBSR, Curitiba, PR, Brasil, v. 30, p. 6185, 2011.
VITAL, S. R. de O.. Análise geológica-geomorfológica das depressões fechadas e dolinas em sedimentos da Formação Barreiras na região de João Pessoa (PB). 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Do(s) Autor(es) e da Revista Geopauta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.