Errata e Retratação

Política de Errata e Retratação

Conforme as diretrizes do COPE,  do Council of Science Editors  e do Scielo, a retratação é um instrumento público para registrar problemas em artigo publicado (Retratação Parcial) ou comunicar o seu cancelamento (Retratação Total) e é parte integral do sistema de comunicação científica. A Errata - se refere a emendas ou alterações em partes do artigo. As correções podem ser em título do artigo, nomes dos/as autores/as e erros tipográficos ou de diagramação.

A Revista Geopauta irá proceder conforme os critérios estabelecidos pelo COPE,  do Council of Science Editors  e do Scielo,  para analisar pedidos de retratação derivados de conflitos de interesse, detecção de plagio após publicação, e publicações de erratas.  Caso fique constatado a necessidade de publicar uma retratação esta será feita na pagina da Revista e em todos os repositórios da qual os nossos artigos são indexados. No entanto, o artigo retratado não será suprimido do veículo onde foi originalmente publicado.

O texto da retratação com a justificativa encaminhada pelo  autor e revisada pelo editor seguida dos dados básicos do artigo, como: título, autor, afiliação e resumo, bem como toda a nova estrutura textual será postada no texto de retratação . Para retratação parcial, apenas será suprimido a parte na qual se identificou o problema. Em ambos os casos, o PDF original é mantido, mas com o texto da retratação agregado antes do texto completo original e com tarjas de marca d’água que o identificam como artigo retratado.

O procedimento para publicação de errata segue a orientação das bases internacionais do COPE,  do Council of Science Editors  e do Scielo,  e visa preservar o registro original do manuscrito informando,todavia sobre eventuais correções, entendemos que a publicação de uma errata é necessária quando o(s) autor(es) do artigo ou editor, identificam um ou mais erros de diagramação e informações cruciais tipo (data trocada)  para o entendimento do texto no artigo já publicado, nestes casos serão adotados os procedimentos próprios da revista de correções dos manuscritos, e os procedimentos dos demais repositórios dos nossos artigos já publicados baseados nas normas citadas dos comitês  do COPE,  do Council of Science Editors  e do Scielo.