TRABALHO E HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO NOS MEANDROS DA GEOGRAFIA CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v1i1.1678

Palavras-chave:

Palavras Chaves: Trabalho, Pensamento Geográfico, Produção do Espaço.

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre a importância da categoria trabalho na produção e no pensamento geográfico brasileiro, com destaque as reflexões realizadas no âmbito da Geografia Crítica fundamentada na leitura e no método do materialismo histórico dialético, debate efervescente na geografia brasileira nas décadas de 1980 e 1990 e, em menor proporção, nas décadas posteriores. O presente artigo vem no sentido de reafirmar a importância da categoria trabalho nos estudos em Geografia e nas reflexões dos pensadores brasileiros fundamentados em uma perspectiva de compreensão e transformação da realidade social. É partindo dessas reflexões que apontaremos algumas das leituras realizadas pelo grupo de pesquisadores do Laboratório de Estudos Agrários e Urbanos/UESB cuja categoria trabalho torna-se fundamental para se compreender os diferentes processos de produção do espaço na atualidade, em destaque o contexto de crise estrutural e de tentativa de reestruturação da produção de capital e seus rebatimentos no espaço e na produção do pensamento geográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 6ª. Ed., São Paulo: Boitempo, 2002.
CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. Jovens andarilhos no curto ciclo do capital. In: Revista OKARA: Geografia em debate. Vol. 1. N. 1. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal da Paraíba, 2007.
______. SOUSA, Raimunda Aurea Dias de. (Org.). Trabalho e trabalhadores: as novas configurações espaciais da reestruturação produtiva no espaço rural. São Cristóvão: Editora UFS, 2011.
______. SANTOS, Fabrícia de Oliveira. A Natureza Imperialista do Capital e a falácia do fim da crise. São Cristóvão: Editora UFS, 2015.
FRANCESCONI, Léa. Trabalho, tema da pesquisa geográfica. In: Revista Pegada Eletrônica. V. 1 e 2, UNEP Presidente Prudente, 2006.
HARVEY, David. A Justiça Social e a Cidade. Tradução Armando Correa da Silva. São Paulo: Hucitec, 1980.
______. Condição Pós-Moderna. Tradução Adail Ubirajara Sobral e maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1993.
______. Para entender o Capital: Livro I. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
______. Para entender o Capital: Livros II e III. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2014.
LEAL, Victor Andrade Silva. Trabalho versus técnica na produção histórica do capitalismo. Monografia (Curso de Graduação em Geografia). Departamento de Geografia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2014.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política.O Processo de Produção do Capital; V. 1, Tomo 1., 4ª ed. revista e editada por Friedrich Engels, 1890. Apresentação de Jacob Gorender; Coordenação e Revisão de Paul Singer; Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
MARX, Karl. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. Tradução, apresentação e notas de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.
MENEZES, Sócrates Oliveira. O Trabalho nas Fissuras da Crítica Geográfica. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós Graduação em Geografia. Departamento de Geografia. Universidade de São Paulo, 2015.
MÉSZÁROS, István. Para Além do Capital: rumo a uma teoria da transição. Londres: Merlin Press, 1995; São Paulo: Boitempo; Campinas: UNICAMP, 2002.
MOREIRA, Ruy. O que é Geografia. São Paulo: Brasiliense, 1981. (Coleção Primeiros Passos - 48).
______. (Org.). Geografia teoria e crítica: o saber posto em questão. Petrópolis/RJ: Vozes, 1982.
______. As noções do mundo (geográfico) do trabalho. In: Revista Ciência Geográfica. Bauru, n. VIII. Vol. III – (20): Setembro/Dezembro de 2001.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A geografia agrária e as transformações territoriais recentes no campo brasileiro. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). Novos Caminhos da Geografia. 5. Ed. São Paulo: Contexto, 2007. (Caminhos da Geografia).
OLIVEIRA, Vanessa Dias de. As Tecnologias e suas Interfaces no Campo como Estratégia de Controle do Capital. São Cristovão: UFS-NPGEO, 2007 (Dissertação de Mestrado).
SANTOS, Jânio Roberto Diniz dos. A territorialização dos conflitos e das contradições: o capital versus trabalho nos laranjais baianos e sergipanos. Tese (Doutorado em Geografia0. Universidade de São Paulo. Faculdade de filosofia e Ciências Humanas. São Paulo, 2009.
SILVA, Lenira Rique. A Natureza Contraditória do Espaço Geográfico. 2. ed., São Paulo: Contexto, 2001.
SOUSA, Raimunda Áurea Dias de; CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. A ação do estado na contramão da realização do trabalho. Revista Pegada – vol. 11, n. 2 36, dezembro de 2010.
SOUZA, Suzane Tosta. Da Negação ao Discurso “Hegemônico” do Capital à Atualidade da Luta de Classes no Campo Brasileiro. Camponeses em Luta pelo/no Território no Sudoeste da Bahia. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal de Sergipe. Núcleo de pós-Graduação em Geografia. São Cristovão/SE, 2008.
SOUZA, Suzane Tosta; SANTOS, Jânio Roberto Diniz dos. Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamento Territoriais. Vitória da Conquista/BA: Edições UESB, 2010.
SOUZA, Suzane Tosta; SANTOS, Jânio Roberto Diniz dos; MENEZES, Sócrates Oliveira. Novas Configurações do Espaço Agrário Nordestino. Movimentos e Organizações Sociais de luta pela terra e pelo trabalho. Vitória da Conquista/BA: Edições UESB, 2010.
THOMAZ JÚNIOR, Antonio. Por Trás dos Canaviais os “nós” da cana: a relação capital x trabalho e o movimento sindical dos trabalhadores na agroindústria canavieira paulista. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2002.
______. Trabalho Mutante e Territórios em Disputa. In: Revista Pegada. Trabalho e Informalidade. Vol. 8, n. 1. Centro de Estudos de Geografia do Trabalho. Presidente Prudente: CEGET, Junho de 2007.
______. Não há nada de novo sob o sol num mundo de heróis! (A civilização da barbárie na agroindústria canavieira). In: Revista Pegada. Modernidade, Barbárie, Classe trabalhadora. Vol. 8, n. 2. Centro de Estudos de Geografia do Trabalho. Presidente Prudente: CEGET, Dezembro de 2007.
THOMAZ JÚNIOR, Antonio (Org.). Geografia e Trabalho no Século XXI. Presidente Prudente: Centelha, 2004. Vol. 1.
THOMAZ JÚNIOR, Antonio (Org.). Geografia e Trabalho no Século XXI. Presidente Prudente: Centelha, 2006. Vol. 2.

Downloads

Publicado

2017-10-11

Como Citar

DINIZ DOS SANTOS, J. R.; SOUZA, S. T. TRABALHO E HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO NOS MEANDROS DA GEOGRAFIA CRÍTICA. Geopauta, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 19-36, 2017. DOI: 10.22481/rg.v1i1.1678. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/1678. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos