A DINÂMICA TERRITORIAL DOS POVOADOS SANTO ANTÔNIO I E II EM BARRA DO CHOÇA-BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v1i3.2066Palavras-chave:
Território; dinâmica; migração.Resumo
O objetivo dessa pesquisa é analisar a dinâmica territorial dos povoados Santo Antônio I e II, no município de Barra do Choça-BA. Para alcançar esse objetivo foi necessário: identificar os eventos históricos que originaram o território; Caracterizar a dinâmica populacional e os fluxos e os movimentos migratórios; Verificar as atividades econômicas que engloba o setor primário e terciário; Compreender os aspectos que qualificam condições de vida da população. Dentre os elementos estudados o fator que mais confere dinamicidade ao território é a cafeicultura. Este estudo apresentou dois povoados em suas formas e conteúdos, articulados pela dinâmica do território. Quando os homens agem sobre o território e dele se apropriam conferem vida aquela fração do espaço e faz dele seu abrigo.
Downloads
Metrics
Referências
DAMIANI, Amélia. Geografia e população. São Paulo: Editora contexto, 2002.
GOMES, R. A. A vila da Barra, sua passagem à Distrito e Emancipação Política (1910 a 1962). Monografia de Graduação em História. UESB, Vitória da Conquista, 2008.
IBGE. Censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE. 2011, Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010universo.asp?o=7&i=P .Acesso em: 02 /04/2016.
______. Censo demográfico, series temporais: Rio de Janeiro: IBGE.2011, disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010Serie.asp?o=2&i=P, Acesso em: 02 de abril de 2016.
ROCHA, A.A; SANTOS, A.G. A dimensão do urbano e as relações de produção no povoado Santo Antônio- Barra do Choça-BA. In: XIV Simpósio Nacional de Geografia Urbana, Fortaleza, 2015.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo, Hucitec, 1996. (3ª edição: 1999)
______. A Urbanização Brasileira, São Paulo,Hucitec, 1993, (4ª edição: 1998).
VALVERDE, R.R.H. Transformações no conceito de território: competição e mobilidade na cidade. In: GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, São Paulo, Nº 15, pp. 119 - 126, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.