A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES MÉDIAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v1i2.2272Palavras-chave:
Cidades Médias; Microempresas; Planejamento Tributário.Resumo
O presente artigo demonstra a importância do planejamento tributário para as micro e pequenas empresas, enquanto estratégia de desenvolvimento das cidades médias. Como metodologia, utilizou-se o método qualitativo, para em seguida, realizar as análises pertinentes e as discussões necessárias para a apresentação dos resultados. Os resultados apontam que há, portanto, uma necessidade de um bom planejamento tributário para as micro e pequenas empresas, de forma a gerar reais chances de se manterem no mercado com sucesso e dentro das bases legais, sem a excessiva oneração dos seus custos, o que permitiria melhores resultados para a empresa e uma maior arrecadação tributária pelo ente público, os quais seriam investidos em serviços nos centros urbanos.
Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. Código Tributário Nacional. A Legislação do CTN. Vademecum, Saraiva, 2010.
______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.Vademecum, Saraiva, 2010.
______. Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. DOU, Brasília, DF, 15dez. 2006, 185º da Independência e 118º da República.
______. Lei nº 9.317, de 5 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o regime tributário das microempresas e empresas de pequeno porte, institui o Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de pequeno porte - SIMPLES e dá outras providências. Diário Oficial da União (DUO), Brasília, DF, 06 dez. 1997. Seção 1, p. 25973 a 25977.
CASSONE, Vittorio. Direito Tributário. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2004.
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
FABRETTI, Láudio Camargo. Contabilidade Tributária. 10.ed. São Paulo. Atlas. 2006.
GRECO, Marco Aurélio. Planejamento Fiscal e Interpretação da Lei Tributária. São Paulo: Dialética, 2009.
MACHADO, Hugo de Brito. Curso de direito tributário. 26 ed. São Paulo: Malheiros, 2005.
MARTINS, Sérgio Pinto. Direito tributário. São Paulo: Saraiva, 2009.
OLIVEIRA, Gustavo Pedro. Contabilidade tributária. São Paulo: Saraiva, 2.ed., 2009.
MOTTA FILHO, Hélio Pereira da. Planejamento tributário: como obter na pequena empresa maiores resultados pagando legalmente menos impostos. 100 f. Dissertação em Mestrado Universidade de Santa Catarina. 2008.
NOGUEIRA, Rui Barbosa. Curso de Direito Tributário. 5 edição. São Paulo: Saraiva, 2003.
SANTOS, Jémison Mattos dos. Estratégias de convivência para a conservação dos recursos naturais e mitigação dos efeitos da desertificação no semiárido. In LIMA, Ricardo da Cunha Correia, et all. Desertificação e mudanças climáticas no semiárido brasileiro. Campina Grande: IN-PB, 2011.
SIQUEIRA, Alexander Dias. GESTÃO TRIBUTÁRIA: Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XIV, Nº 24 - 1º Semestre/2011.
SOUZA, Maria Carolina de Azevedo F. de. Pequenas e médias empresas na reestruturação industrial. Brasília: SEBRAE, 2010.
YOUNK, Lúcia Helena Brisck. Planejamento tributário. 4º ed. 1ª reimpr. Curitiba: Juruá, 2009.
ZAPATEIRO, José Alexandre. Teoria e prática de direito tributário e execução fiscal. 2ª Ed. Leme: Mizuno, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.